Pular para o conteúdo principal



Boa visão 50+

Pesquisa Alcon começa a ser apresentada no Nordeste, pelo Ceará, e mostra o papel da boa visão na qualidade de vida da população 50+

89% dos brasileiros entrevistados consideram a visão como um dos aspectos mais importantes do envelhecimento

Quase metade dos brasileiros que se submeteram à cirurgia de catarata concordam que agora têm a visão de alguém mais jovem como resultado do procedimento

Os resultados destacam que ainda existem concepções desatualizadas sobre a cirurgia de Catarata, revelando a necessidade de informar os brasileiros sobre o procedimento e as opções de tratamento disponíveis.

Durante a participação no 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que acontece até 26 de agosto, em Fortaleza, no Ceará, a Alcon, líder mundial em cuidados com a visão, inicia a divulgação para o Nordeste dos resultados da pesquisa global De Olho na Catarata – uma Pesquisa Alcon 2023 (Alcon Eye On Cataract Survey 2023). Participaram da investigação pacientes com mais de 50 anos, residentes no Brasil, em situação de pré e pós-cirurgia de catarata que receberam o diagnóstico nos últimos cinco anos, além de brasileiros acima de 50 anos que não foram diagnosticados com catarata e não foram submetidos à cirurgia.

Os resultados revelam que a cirurgia de catarata pode dar aos pacientes a impressão de que sua visão voltou no tempo, com quase metade (47%) dos que passaram pela cirurgia concordando que se sentem com a visão de alguém mais jovem.  Além disso, a visão é o segundo aspecto mais importante do envelhecimento (89%) para os brasileiros, junto à mobilidade (também 89%), ficando atrás da memória (90%) com diferença de apenas um ponto percentual. 

A Pesquisa De Olho na Catarata, realizada entre março e abril de 2023 no Brasil, bem como em outros nove países do mundo, teve como objetivo avaliar o entendimento e as percepções sobre catarata entre a população que está envelhecendo. A pesquisa ressalta a importância de se cuidar da visão, especialmente em relação ao conhecimento sobre a cirurgia de catarata, em busca do envelhecimento saudável. Isso está conectado ao conceito do pró-aging, movimento que vem se firmando com uma nova e engajada maneira de encarar o amadurecimento a fim de que aconteça com Saúde. 

Os resultados são relevantes para a população brasileira, já que pesquisa do IBGE de 2021 apontou intenso crescimento na faixa da população acima dos 60 anos. Segundo o instituto, em dez anos, a parcela de pessoas a partir dessa faixa etária passou de 11,3% para 14,7% dos brasileiros. Em números absolutos, esse grupo passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.

No Ceará, esse aumento foi de 10,9% para 13,4% da população no mesmo período, indo de 951 mil para 1,238 milhão de pessoas. 

A recuperação da visão promovida pela cirurgia de catarata oferece uma oportunidade de mudança, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros com mais de 50 anos

“A cirurgia de Catarata é um procedimento que deve ser considerado prioritário, especialmente para aqueles que querem levar uma vida saudável e ativa enquanto envelhecem. Com o aumento da população brasileira acima de 60 anos, devemos ampliar a conversa sobre catarata, informando sobre o procedimento e as opções de lentes, para que mais pessoas possam viver mais saudáveis e felizes em seus anos prateados", diz Fabio Almeida, Head da área de negócios Cirúrgica e Country Manager Alcon Brasil. 

Quanto aos benefícios do tratamento, esses ficaram evidentes nos resultados da pesquisa: os pacientes pós-cirúrgicos concordam que tiveram uma melhora na qualidade de vida (78%) e na qualidade de visão (91%). 

No momento em que médico e paciente decidem pela cirurgia de catarata, que é a substituição do cristalino por lentes intraoculares, pode-se optar pelo uso de lentes de alta tecnologia que corrigem a um só tempo Catarata e presbiopia (a famosa “vista cansada”), diminuindo em muitos casos a dependência de óculos. “A pesquisa mostra que, após a cirurgia, a porcentagem de pacientes que relataram dependência de óculos caiu de 81% (antes da cirurgia) para 53%”, comenta Almeida. 



Trabalhando em parceria com a Alcon há mais de 25 anos, o médico oftalmologista e Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC) André Jucá, especialista em retina clínica e cirúrgica, catarata e refrativa e diretor clínico do Centro Laser e Diagnose Ocular (CLDO) e Centro Cearense de Oftalmologia (CCO), confirma que os pacientes cearenses apresentam um comportamento alinhado ao dos respondentes da pesquisa.

“Algumas pessoas me procuram para operar a catarata porque não conseguem renovar a carteira de habilitação, mas minha recomendação é que não precisaria chegar nesse ponto, pois ao perceber sinais de envelhecimento na sua visão é importante procurar um médico oftalmologista. Caso seja catarata, a pessoa poderá aproveitar por mais tempo os benefícios da cirurgia, incluindo até uma possível independência de óculos”, explica André Jucá.

O oftalmologista defende o atendimento individualizado e personalizado na medicina para tratar cada caso e, com os avanços da medicina e dos laboratórios, esse atendimento vem sendo possível de ser realizado.

“A Alcon segue focada em investir em pesquisa clínica e inovações em produtos”, explica Fabio Almeida. “Os resultados da Pesquisa Alcon De Olho Na Catarata 2023 são igualmente importantes pelo aspecto humano, por destacar o impacto da tecnologia em lentes intraoculares, como as de correção de presbiopia", conclui o executivo, ao citar o avanço do setor oftalmológico ao longo dos últimos anos. 

A pesquisa mostra necessidade de informar melhor a população sobre a catarata

O aparecimento da catarata é natural no processo de envelhecimento humano. Mas, apesar da importância dada à visão entre a população pesquisada, ainda há concepções desatualizadas sobre o procedimento:

35% do público não sabe que a cirurgia de catarata é um procedimento indolor.1

30% dos brasileiros 50+ não sabem que o tratamento é realizado por meio do implante de lente intraocular.

40% dos brasileiros com mais de 50 anos ainda não sabem que podem escolher entre vários tipos de lentes intraoculares para atenderem às suas necessidades específicas.

O especialista em catarata André Jucá confirma que a população em geral desconhece o assunto e cria alguns estigmas. “Mas conseguimos educar os pacientes e explicar que a vida dele será mudada para melhor. Sempre pergunto aos pacientes no pós-cirúrgico se valeu a pena e eles dizem que valeu demais”, comenta o especialista cearense.

Portanto, é importante que as pessoas visitem anualmente um oftalmologista. No caso da catarata, é importante entender quando a cirurgia é necessária, como ela é realizada e quais lentes intraoculares estão disponíveis para cada caso em particular. 

* Os participantes da pesquisa no Brasil totalizaram 701, incluindo 201 pacientes pré e pós-cirurgia de catarata com mais de 50 anos de idade que receberam o diagnóstico nos últimos cinco anos (receptores de lentes intraoculares monofocais e multifocais) e 500 pessoas com mais de 50 anos de idade que não foram diagnosticadas com catarata e não foram submetidas à cirurgia. Além do Brasil, a pesquisa também foi realizada em nove outros mercados: Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália e Japão. No total, 7.331 pessoas em todo o mundo participaram da pesquisa.

Sobre a Alcon: A Alcon ajuda as pessoas a verem melhor e de maneira brilhante. Como líder global em cuidados com a visão e com mais de 75 anos de história e experiência, a Alcon oferece o mais amplo portfólio de produtos para melhorar a visão e a vida das pessoas. Os produtos das divisões Cirúrgica e Vision Care (Cuidados com a Visão) impactam anualmente mais de 260 milhões de pacientes com catarata, glaucoma, doenças da retina e erros de refração em mais de 140 países. São mais de 25 mil colaboradores em todo mundo, dedicados a aprimorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de produtos inovadores, parcerias com profissionais de oftalmologia e programas que promovem o acesso a produtos e a procedimentos oftalmológicos de qualidade. Saiba mais no site da Alcon.

Referências

Alcon Data on File, De Olho na Catarata – uma Pesquisa Alcon 2023

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34438-populacao-cresce-mas-numero-de-pessoas-com-menos-de-30-anos-cai-5-4-de-2012-a-2021. Acesso em jun. 2023.

Alcon Brasil – Junho/2023 - BR-CAT-2300016

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...