Pular para o conteúdo principal

Musicais 'Ney Matogrosso-Homem com H' e 'Silvio Santos Vem Aí' no Teatro RioMar Fortaleza

O  Musical 'Ney Matogrosso-Homem com H', uma produção da Paris Cultural, desembarca em Fortaleza para uma curta temporada no Teatro RioMar Fortaleza, entre quinta-feira (25) e sábado (27 de janeiro de 2024). 

Por lá, na mesma época, também estará em cartaz outro grande sucesso da produtora, o Musical 'Silvio Santos Vem Aí', com apresentação no domingo (28 de janeiro). 

Os espetáculos contam com os recursos de Libras e Audiodescrição em algumas sessões e ações de democratização de acesso à cultura. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com e na bilheteria do Teatro, a partir de R$ 50,00, podendo ser aplicada a meia-entrada.

Ney Matogrosso-Homem com H tem texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo, que assina também a direção ao lado de Fernanda Chamma, e direção musical de Daniel Rocha. O cantor camaleônico Ney Matogrosso, grande homenageado no musical, é vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator por este papel.


O Elenco conta com:
  • Bruno Boer (Cover Ney Matogrosso).
  • Daniela Cury (Fã).
  • Enrico Verta (Gérson Conrad).
  • Fábio Lima (Simonal).
  • Giselle Lima (Beíta).
  • Hellen de Castro (Rita Lee).
  • Ivan Parente (Moracy do Val).
  • Ju Romano (Lena).
  • Maria Clara Manesco (Luli).
  • Maurício Reducino (Ensemble).
  • Matheus Paiva (João Ricardo).
  • Murilo Armacollo (Ney Jovem).
  • Rafael Aragão (Matto Grosso).
  • Tatiana Toyota (Elvira).
  • Vinícius Loyola (Cazuza).
  • Yudchi (Vicente Pereira).
Ney Matogrosso–Homem com H explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A História começa em um show do Secos & Molhados, em plena ditadura militar, quando uma pessoa da plateia o xinga de “viado”. Essa cena se funde com momentos da infância e adolescência do artista. E, dessa forma, outros episódios vão se encadeando na cena.

Para contar essa história, Marilia Toledo e Emílio Boechat mergulharam nas três biografias já publicadas sobre Ney Matogrosso, além de matérias jornalísticas, vídeos e o próprio artista. 

- Com a ajuda do próprio Ney, tentamos ser fiéis aos fatos mais importantes de sua vida privada e profissional, mas com a liberdade lúdica que o teatro pede”, revela a diretora Marília Toledo.

Em relação às canções do homenageado, o musical também não segue uma cronologia – exceto naqueles momentos em que a Dramaturgia precisa ser mais fiel à realidade. As músicas vão sendo encaixadas no contexto de cada cena e as letras acabam estabelecendo um diálogo interessante com a vida de Ney Matogrosso.

Quanto à encenação, as diretoras apostam em um ensemble potente, que irá apoiar o protagonista do começo ao fim – e praticamente sem sair de cena. As trocas de figurinos e até maquiagens, inclusive, serão feitas na frente do público, brincando com as ideias de oculto e o explícito o todo o tempo.

Além da própria trajetória do homenageado, o musical discute um tema cada vez mais relevante para a realidade brasileira: a liberdade. 

- Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 1970 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bisexualidade desde o início”, destaca Marília Toledo.


SIlVIO SANTOS - Já a Comédia Musical 'Silvio Santos Vem Aí!', que também conta com texto de Marília Toledo e Emílio Boechat e direção de Fernanda Chamma e Marília Toledo, homenageia o maior apresentador da TV brasileira. A comédia faz um recorte na vida do apresentador e empresário Abravanel de sua infância, quando era camelô no Rio de Janeiro, até a década de 1990, logo após a consolidação do SBT. Com personagens icônicos como Gugu Liberato, Hebe, Elke Maravilha, Wagner Montes, Bozo, Pedro de Lara entre outros, e músicas que marcaram essas décadas e animaram os programas de auditório, o espetáculo promete agradar todas as gerações.

Para Marília Toledo, fazer um Musical 100% Nacional é um dos principais desafios deste trabalho e também o seu maior orgulho.

- Falar de uma figura tão emblemática da nossa cultura popular, usando a Música como fio condutor da história, nos permite uma boa liberdade estética. Isso se dá porque conhecemos bem os personagens ligados ao Silvio Santos, além dos ritmos e canções que acompanharam a trajetória do apresentador e empresário desde sua ascensão profissional até a década de 1990, que é a linha cronológica da dramaturgia, escrita por mim e pelo Emilio Boechat”, comenta Marília Toledo.

O elenco é formado pelos atores:
  • Yudchi (Leon Abravanel e Mário Albino).
  • Enrico Verta (Velha Surda, Fiscal da Prefeitura, Almeida e Roberto Leal).
  • Ivan Parente (Pedro de Lara).
  • Bruno Kimura (Camelô, Anestesista, Bailarino Russo e Ministro Quandt).
  • Daniela Cury (Hebe e Rebeca Abravanel).
  • Giselle Lima (Sônia Lima, Cidinha Abravanel e Gretchen).
  • Hellen de Castro (Íris Abravanel).
  • Juliana Bógus (Aracy de Almeida, Colega de Trabalho e Atrasilda).
  • Juliana Romano (Rosana, Lindalva e Dona Gina).
  • Léo Rommano (Manoel de Nóbrega, Médico, Atrasildo e Figueiredo).
  • Bruno Boer (Bozo e Alemão).
  • Tatiana Toyota (Cantora de Rádio e Telemoça).
  • Paula Flaibann (Elke Maravilha e Joelma).
  • Murilo Armacollo (Sílvio Santos Jovem).
  • Roquildes Junior (Roque).
  • Thiago Garça (Pablo, Bailarino Russo e Geisel).
  • Velson de Souza (Sílvio Santos).
  • Vinícius Loyola (Sérgio Mallandro, Gugu e Gilliard).
  • Vítor Vieira (Sidney Magal e Boni).
  • Rafael Aragão (Cover Silvio Santos, Alberto Abravanel e Luís Caldas).
  • Maria Clara Manesco (Perla, Boneca Bolinha de Sabão e Cantora de Rádio).
Serviço-Ministério da Cultura e Petrobras Premmia apresentam 'Homem Com H'
Serviço-Ministério da Cultura e Petrobras Premmia apresentam Musical 'Sílvio Santos Vem Aí'







Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apresentação: Petrobras Premmia

Patrocínio: EMS

Planejamento cultural: Opus Entretenimento e Paris Cultural

Realização: Ruthers Promoção de Eventos Culturais, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil - União e Reconstrução

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores