A SPLANG, parte da Collectivité Territoriale de Guyane (CTG) e dos municípios associados da Guiana Francesa, concedeu por meio de acordo o estabelecimento de uma Conexão Submarina de 8 mil quilômetrosm à EllaLink, o primeiro Cabo Submarino de fibra óptica de alta capacidade que conecta diretamente a América Latina à Europa. O contrato inclui a construção de uma nova extensão de Cabo de 2.100 quilômetros até o Cabo EllaLink existente.
Esse novo Ramal Submarino chegará em Cayenne, na Guiana Francesa. Construído pela Alcatel Submarine Networks, o sistema vai usar Tecnologias Óticas de última geração, como uma unidade de ramificação ROADM WSS, permitindo conectividade direta sem regeneração da Guiana Francesa para a Europa continental com uma latência RTD de menos de 80 metros. A nova infraestrutura também possibilitará Conexões diretas da Guiana Francesa para Fortaleza, no Brasil.
A Guiana Francesa é uma das nove regiões mais afastadas da União Europeia e uma zona de importância estratégica, pois abriga as plataformas de lançamento dos Foguetes Espaciais Arianne. O fato de estar tão distante da Europa Continental torna difícil para a região desfrutar de uma Conexão direta e segura com o resto da Europa. Para resolver essa situação, o Projeto beneficia-se do financiamento do Programa Connecting Europe Facility (CEF), ressaltando sua importância e alinhamento com as prioridades do Digital Gateway da Comissão Europeia para uma infraestrutura robusta e segura.
O Projeto vai proteger a Conexão existente da Guiana Francesa à rede global com uma conexão totalmente diversificada e de baixa latência. Com o novo link, será possível para a Guiana Francesa garantir a soberania de sua infraestrutura para o Setor Espacial e de Pesquisa, fortemente estabelecido na Guiana Francesa por meio da presença do Centre National d'Etudes Spatiales (CNES) e do Centro Espacial da Guiana (Base Europeia para Pesquisa e Transporte Espacial).
Uma ligação que vai muito além de Cayenne-O novo sistema, aliado a outros desenvolvimentos recentes de Cabos, reforça a Guiana Francesa como um novo centro de telecomunicações, atraindo fluxos de dados das Antilhas e da sub-região. Esta nova ligação vai trazer mais oportunidades para toda a Região, proporcionando conectividade direta com a Europa, contornando a América do Norte.
Por meio dessa nova ligação, a EllaLink pretende estimular o desenvolvimento de outras infraestruturas, incluindo conexões para a região amazônica do Brasil, nomeadamente Belém, no Estado do Pará, que poderá, assim, vir a ter uma ligação direta à Guiana Francesa e a Fortaleza por Via Submarina.
Um futuro Cabo Submarino para Belém poderá melhorar a qualidade da Conectividade da região, promover a redundância das Redes de Telecomunicações, ao mesmo tempo em que favorece o crescimento econômico e a colaboração internacional.
O melhor acesso à informação garante uma Comunicação fidedigna e promove parcerias transfronteiriças, beneficiando a região e alavancando o desenvolvimento global. Ao concretizar-se, essa ligação será também um pilar essencial no desenvolvimento do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que integra o Programa Norte Conectado no Brasil, que conecta diversas cidades na região do rio Amazonas, e prevê a utilização da Rede de Comunicação de Dados por órgãos da Administração Pública Federal e por empresas privadas - o Projeto conjunto irá conectar Belém com Macapá, por meio da Infovia 03, onde conectará com a Infovia 00 que percorre o rio desde Macapá (AP) até Alenquer (PA).
Marie-Lucienne Rattier, presidente da SPLANG, complementa: "
- Esse Projeto é um novo marco na missão da SPLANG de atender à população da Guiana Francesa, acelerando o desenvolvimento digital do nosso território. Após a implantação do FTTH e do Projeto de Satélite, estamos agora assegurando nossa Conectividade Internacional a longo prazo, garantindo a soberania e catalisando o crescimento econômico da Guiana Francesa".
De acordo com Vincent Gatineau, VP de Desenvolvimento de Infraestrutura Submarina da EllaLink:
- A construção do novo Ramal Submarino até a Guiana Francesa representa um marco importante para a missão da Rede EllaLink e uma confirmação de sua capacidade técnica para conectar territórios mais distantes. A iniciativa não apenas reforçará a resiliência da infraestrutura da Guiana Francesa, mas também potencializará oportunidades no norte do Brasil".
Sobre a SPLANG-A Société Publique Locale pour l'Aménagement Numérique de la Guyane (SPLANG), empresa pública local para o desenvolvimento digital da Guiana Francesa, é parte integrante da CTG (Collectivité Territoriale de Guyane) e de outras autoridades locais e municípios da Guiana Francesa. É o braço operacional das autoridades locais para o desenvolvimento digital da Guiana Francesa. Criada em 2014, a SPLANG promove a implantação da infraestrutura operada por seus acionistas (como a Rede de Fibra e a Rede de Satélites na Guiana Francesa). A SPLANG está envolvida no financiamento de sua própria infraestrutura, como retransmissores de satélite, Redes FTTO ou conectividade internacional, apoia e coordena o desenvolvimento de usos digitais e atua como operadora de serviço público em situações em que não há iniciativa privada. Para mais informações, acesse: splang.fr
Sobre a EllaLink-O EllaLink é um Sistema de Cabos Submarinos de Fibra Óptica que oferece conectividade segura de alta capacidade em uma Rota Transatlântica exclusiva de baixa latência, atendendo às necessidades crescentes dos Mercados Latino-Americano e Europeu. A Rede EllaLink conecta diretamente o Brasil e a Europa, ligando os principais centros de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza a Lisboa, Madri e Marselha.
O sistema EllaLink foi construído com Tecnologia coerente de última geração, oferecendo inicialmente 100 Tbps de capacidade transatlântica em quatro pares de fibras diretas entre a Europa e o Brasil. A EllaLink é uma empresa independente e com financiamento privado, comprometida com o fornecimento de produtos e serviços em uma base Carrier-Neutral e Open-Access. O Marguerite, um investidor em infraestrutura pan-europeu nos setores de energias renováveis, energia, transporte e transformação digital, é o principal acionista da EllaLink. Para mais informações, acesse: ella.link




Comentários
Postar um comentário