Pular para o conteúdo principal



Ramal Submarino conectará Fortaleza a Guiana Francesa

A SPLANG, parte da Collectivité Territoriale de Guyane (CTG) e dos municípios associados da Guiana Francesa, concedeu por meio de acordo o estabelecimento de uma Conexão Submarina de 8 mil quilômetrosm à EllaLink, o primeiro Cabo Submarino de fibra óptica de alta capacidade que conecta diretamente a América Latina à Europa. O contrato inclui a construção de uma nova extensão de Cabo de 2.100 quilômetros até o Cabo EllaLink existente.

Esse novo Ramal Submarino chegará em Cayenne, na Guiana Francesa. Construído pela Alcatel Submarine Networks, o sistema vai usar Tecnologias Óticas de última geração, como uma unidade de ramificação ROADM WSS, permitindo conectividade direta sem regeneração da Guiana Francesa para a Europa continental com uma latência RTD de menos de 80 metros. A nova infraestrutura também possibilitará Conexões diretas da Guiana Francesa para Fortaleza, no Brasil.


A Guiana Francesa é uma das nove regiões mais afastadas da União Europeia e uma zona de importância estratégica, pois abriga as plataformas de lançamento dos Foguetes Espaciais Arianne. O fato de estar tão distante da Europa Continental torna difícil para a região desfrutar de uma Conexão direta e segura com o resto da Europa. Para resolver essa situação, o Projeto beneficia-se do financiamento do Programa Connecting Europe Facility (CEF), ressaltando sua importância e alinhamento com as prioridades do Digital Gateway da Comissão Europeia para uma infraestrutura robusta e segura.


O Projeto vai proteger a Conexão existente da Guiana Francesa à rede global com uma conexão totalmente diversificada e de baixa latência. Com o novo link, será possível para a Guiana Francesa garantir a soberania de sua infraestrutura para o Setor Espacial e de Pesquisa, fortemente estabelecido na Guiana Francesa por meio da presença do Centre National d'Etudes Spatiales (CNES) e do Centro Espacial da Guiana (Base Europeia para Pesquisa e Transporte Espacial).

Uma ligação que vai muito além de Cayenne-O novo sistema, aliado a outros desenvolvimentos recentes de Cabos, reforça a Guiana Francesa como um novo centro de telecomunicações, atraindo fluxos de dados das Antilhas e da sub-região. Esta nova ligação vai trazer mais oportunidades para toda a Região, proporcionando conectividade direta com a Europa, contornando a América do Norte.

Por meio dessa nova ligação, a EllaLink pretende estimular o desenvolvimento de outras infraestruturas, incluindo conexões para a região amazônica do Brasil, nomeadamente Belém, no Estado do Pará, que poderá, assim, vir a ter uma ligação direta à Guiana Francesa e a Fortaleza por Via Submarina.

Um futuro Cabo Submarino para Belém poderá melhorar a qualidade da Conectividade da região, promover a redundância das Redes de Telecomunicações, ao mesmo tempo em que favorece o crescimento econômico e a colaboração internacional.

O melhor acesso à informação garante uma Comunicação fidedigna e promove parcerias transfronteiriças, beneficiando a região e alavancando o desenvolvimento global. Ao concretizar-se, essa ligação será também um pilar essencial no desenvolvimento do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que integra o Programa Norte Conectado no Brasil, que conecta diversas cidades na região do rio Amazonas, e prevê a utilização da Rede de Comunicação de Dados por órgãos da Administração Pública Federal e por empresas privadas - o Projeto conjunto irá conectar Belém com Macapá, por meio da Infovia 03, onde conectará com a Infovia 00 que percorre o rio desde Macapá (AP) até Alenquer (PA).

Marie-Lucienne Rattier, presidente da SPLANG, complementa: "

- Esse Projeto é um novo marco na missão da SPLANG de atender à população da Guiana Francesa, acelerando o desenvolvimento digital do nosso território. Após a implantação do FTTH e do Projeto de Satélite, estamos agora assegurando nossa Conectividade Internacional a longo prazo, garantindo a soberania e catalisando o crescimento econômico da Guiana Francesa".

De acordo com Vincent Gatineau, VP de Desenvolvimento de Infraestrutura Submarina da EllaLink:

- A construção do novo Ramal Submarino até a Guiana Francesa representa um marco importante para a missão da Rede EllaLink e uma confirmação de sua capacidade técnica para conectar territórios mais distantes. A iniciativa não apenas reforçará a resiliência da infraestrutura da Guiana Francesa, mas também potencializará oportunidades no norte do Brasil".

Sobre a SPLANG-A Société Publique Locale pour l'Aménagement Numérique de la Guyane (SPLANG), empresa pública local para o desenvolvimento digital da Guiana Francesa, é parte integrante da CTG (Collectivité Territoriale de Guyane) e de outras autoridades locais e municípios da Guiana Francesa. É o braço operacional das autoridades locais para o desenvolvimento digital da Guiana Francesa. Criada em 2014, a SPLANG promove a implantação da infraestrutura operada por seus acionistas (como a Rede de Fibra e a Rede de Satélites na Guiana Francesa). A SPLANG está envolvida no financiamento de sua própria infraestrutura, como retransmissores de satélite, Redes FTTO ou conectividade internacional, apoia e coordena o desenvolvimento de usos digitais e atua como operadora de serviço público em situações em que não há iniciativa privada. Para mais informações, acesse: splang.fr

Sobre a EllaLink-O EllaLink é um Sistema de Cabos Submarinos de Fibra Óptica que oferece conectividade segura de alta capacidade em uma Rota Transatlântica exclusiva de baixa latência, atendendo às necessidades crescentes dos Mercados Latino-Americano e Europeu. A Rede EllaLink conecta diretamente o Brasil e a Europa, ligando os principais centros de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza a Lisboa, Madri e Marselha. 

O sistema EllaLink foi construído com Tecnologia coerente de última geração, oferecendo inicialmente 100 Tbps de capacidade transatlântica em quatro pares de fibras diretas entre a Europa e o Brasil. A EllaLink é uma empresa independente e com financiamento privado, comprometida com o fornecimento de produtos e serviços em uma base Carrier-Neutral e Open-Access. O Marguerite, um investidor em infraestrutura pan-europeu nos setores de energias renováveis, energia, transporte e transformação digital, é o principal acionista da EllaLink.  Para mais informações, acesse: ella.link 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...