Pular para o conteúdo principal



XXVI Global Ceo Survey

As perspectivas dos Ceos sobre crescimento, ameaças, prioridades estratégicas e investimentos.

Um terço dos Ceos no Brasil e no Mundo não acredita que suas organizações serão economicamente viáveis em dez anos caso se mantenham no rumo atual – o que exige investimentos urgentes na transformação dos seus negócios. Ao passo que devem transformar o futuro, a maioria lida com as questões de curto prazo.

Os resultados da 26ª Global Ceo Survey ilustram a profundidade dos desafios – e o que fazer para gerar oportunidades – à frente dos líderes empresariais hoje. De um lado, a grande maioria considera vital reinventar seus negócios para o futuro em um mundo de disrupção e inovação. De outro, eles se mobilizam para enfrentar um cenário atual com instabilidade econômica global, inflação, rupturas nas cadeias de suprimento e conflitos geopolíticos.

No Brasil e no mundo, 73% dos Ceos acreditam que a economia global sofrerá uma desaceleração nos próximos 12 meses. Apesar disso, uma parte importante dos Ceos de alguns países prevê que suas economias locais terão trajetória contrária e também acredita no crescimento da receita de suas empresas – especialmente os brasileiros. Este duplo imperativo – encarar o presente e ao mesmo tempo se transformar para o futuro – os coloca em uma encruzilhada inédita que exige ação imediata.

Neste relatório, apresentamos os resultados da pesquisa para a indústria de Energia e Serviços de Utilidade Pública (EU&R, na sigla em inglês). Os dados foram organizados em três dimensões: os desafios atuais; a preparação para o futuro; e a agenda necessária para se atingir um equilíbrio entre o curto e o longo prazos e transformar as dificuldades em oportunidades.

Tensões atuais: Os desafios imediatos em meio a condições macroeconômicas incertas, aumento da inflação, instabilidade geopolítica e ameaças crescentes, como as relacionadas à cibersegurança.

A corrida pelo futuro: A necessidade de se antecipar aos riscos de longo prazo para as suas empresas, a sociedade e o planeta – como a disrupção dos modelos de negócios e os riscos climáticos.

Uma agenda equilibrada: A missão do Ceo de lidar com os desafios atuais e ao mesmo tempo investir no futuro, impulsionando a transformação e a integração a ecossistemas que criem valor, viabilizando a sustentabilidade do negócio.

Tensões atuais - Expectativa em relação à economia: Os Ceos da Indústria de EU&R no Brasil estão mais pessimistas em relação à economia global do que a média dos Ceos no Brasil e no mundo. Apenas 5% acreditam em uma aceleração da economia, um quadro oposto ao do ano passado, quando 80% tinham essa expectativa. Os executivos da indústria estão bem mais otimistas em relação ao próprio país (59%) do que a média global (29%), embora em um nível abaixo da média no país (66%).

Expectativa dos Ceos em relação à economia nos próximos 12 meses: A confiança no crescimento da receita de suas empresas para os próximos 12 meses aumentou em relação ao ano passado: 73% dizem estar extremamente ou muito confiantes, contra 53% na pesquisa anterior. É um otimismo maior do que a média no Brasil (60%) e no mundo (42%). Na perspectiva de três anos, porém, a confiança dos líderes de EU&R no país diminui, embora a maioria ainda esteja extremamente ou muito confiante (59%).

Crescimento em outros países: Em relação aos mercados considerados mais relevantes pelos Ceos de EU&R no Brasil para o crescimento de suas empresas, os Estados Unidos e a China têm lugar de destaque, assim como acontece na visão geral dos líderes brasileiros.

A corrida pelo futuro: Ameaças que mais preocupam: Os conflitos geopolíticos preocupam mais os Ceos de EU&R no país nos próximos 12 meses (46%) do que a média dos líderes brasileiros (23%). Na edição passada, as mudanças climáticas estavam entre as maiores preocupações dos Ceos  da Indústria: 48% consideravam que o clima poderia afetar negativamente as empresas em 2022; agora são 35%.

No horizonte de cinco anos, os Ceos de EU&R no país afirmam que as mudanças climáticas e os conflitos geopolíticos são as maiores preocupações, ambos apontados por 38% dos entrevistados. Já a inflação, segundo maior motivo de inquietação dos Ceos da Indústria para os próximos 12 meses (41%), preocupa menos na perspectiva de cinco anos (22%).

Perguntados sobre os fatores que mais podem afetar a lucratividade nos próximos dez anos, 73% dos Ceos de EU&R no país citaram a transição para novas fontes de energia, quase o dobro da média do Brasil (38%). Em seguida, vêm as mudanças na regulação, também apontadas como o segundo maior fator de preocupação na média nacional.

Questões ESG: Quase três quartos dos líderes de EU&R no país (71%) esperam que o risco climático tenha um efeito de moderado a extremo sobre sua cadeia de suprimentos nos próximos 12 meses — mais do que a média no Brasil (44%). 60% esperam que o clima afete de forma moderada a extrema o perfil de custos (ante 45% no Brasil) e 25% acreditam que os ativos físicos poderão ser impactados dessa forma (ante 20% no resultado geral para o Brasil).

Adotar a prioridade e o ritmo adequados para mitigar os riscos climáticos, gerar oportunidades e descarbonizar são desafios estratégicos. De modo geral, as empresas de EU&R no país se mostram mais avançadas do que a média brasileira em relação a iniciativas climáticas. Por exemplo, 84% já implementaram ou estão implementando iniciativas para reduzir suas emissões, em comparação com 63% da média nacional.

Muitas empresas parecem estar elaborando estratégias sem considerar a precificação interna das emissões de carbono: 32% dos Ceos da indústria (50% na média brasileira) dizem que não têm planos de implementar um preço interno do Carbono em seu processo de tomada de decisões, embora isso seja importante para antecipar eventuais impostos, tarifas e incentivos, assim como entender melhor suas externalidades.

Investimentos: Para reinventar seus negócios para o futuro enquanto enfrentam os desafios do presente, os Ceos precisam equilibrar prioridades, em um exercício que se estende à alocação dos recursos. Acompanhando o resultado da pesquisa entre os CEOs no Brasil, os líderes de EU&R concentram o investimento principalmente em automação de processos e sistemas, upskilling da força de trabalho e implantação de tecnologias avançadas (nuvem e IA, por exemplo).

Em busca de resiliência: Em resposta aos desafios de curto prazo, os Ceos da indústria de EU&R no país dizem que estão tomando medidas para cortar custos e buscar fornecedores alternativos. Apenas 19% estão congelando contratações, menos do que a média no Brasil (28%), e 14% estão reduzindo sua força de trabalho (19% no Brasil).

Ecossistema de colaboração: A diversidade e a complexidade dos desafios de negócios atuais estão valorizando a capacidade de colaboração com o ambiente externo à empresa. Para ter uma ideia dessa dinâmica, perguntamos aos Ceos como eles estabelecem parcerias – com quem e com quais objetivos.

As empresas trabalham com uma ampla rede de parceiros e o objetivo mais comum dessas relações é buscar novas fontes de geração de valor, como novos produtos e novos mercados.

Na indústria de EU&R no Brasil, as instituições acadêmicas são as parceiras mais frequentes, citadas por 35% dos entrevistados. Para a média das empresas brasileiras, essas instituições aparecem na segunda colocação, atrás de empreendedores ou startups.

É com as ONGs que as empresas de EU&R no país, estabelecem mais parcerias para resolver questões socioambientais, como as relacionadas às mudanças climáticas ou à desigualdade. Na média brasileira, esse é um objetivo de colaboração mais comum com empreendedores ou startups e ONGs.

Educação e desenvolvimento sustentável são os temas mais relevantes das parcerias estabelecidas pela indústria na área socioambiental.

Nossa experiência no desenvolvimento e aplicação de estratégias ESG mostra que as organizações são mais capazes de gerar lucro e ao mesmo tempo exercer impacto social positivo quando encaram a construção de parcerias e ecossistemas com rigor e profundidade. Os Ceos precisam vincular suas organizações a uma identidade e uma área de foco ESG antes de formalizarem seu compromisso.

Confiança, liderança e o diálogo no C-level: A confiança ajuda instituições e indivíduos a “ir longe juntos” – e a transformar o futuro, encarando o presente. A Ceo Survey do ano passado mostrou uma relação estatisticamente relevante entre a confiança do consumidor e o desempenho financeiro. Os dados da pesquisa também sugeriram que as empresas confiáveis tinham um foco no longo prazo. Elas tendiam mais a ter compromissos Net Zero e resultados não financeiros (como engajamento de profissionais e representação de gênero, raça e etnia) vinculados à remuneração dos executivos.

A crescente importância da confiança está estreitamentevinculada à mudança na natureza da liderança diante da maior complexidade do relacionamento com os stakeholders; à necessidade cada vez maior de o setor privado ajudar a resolver problemas sociais importantes; à ruptura do consenso pós-Guerra Fria em torno dos mercados abertos e do comércio internacional livre, com a ênfase crescente em interesses nacionais em detrimento de interesses globais; e à intensificação das tensões geopolíticas e sociais. Os Ceos têm tido papéis de destaque e muitas vezes participam dessas mudanças em maior grau do que muitos de seus subordinados diretos.

O diálogo aberto com as equipes de gestão sobre as implicações dessas forças para a liderança pode ajudar a fortalecer e dar mais autonomia aos diretores executivos, para que os Ceos possam se dedicar mais a reinventar o futuro – um desejo manifestado por eles na Pesquisa.

- Esperamos que as questões aqui apresentadas enriqueçam esse diálogo, empoderando os líderes e suas organizações para superar o status quo, vislumbrar o progresso e se reinventar para o mundo que estão ajudando a criar".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

A Saúde de Macário Batista

Jornalista Pompeu Macário Batista -E fui a Fátima agradecer e testar a alma e o coração logo, que saí do Nosocômio (Hospital)".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

A Saúde de Macário Batista

Jornalista Pompeu Macário Batista -E fui a Fátima agradecer e testar a alma e o coração logo, que saí do Nosocômio (Hospital)".