Emilio Ribas promove aula para endocrinologistas.
O Emilio Ribas promoveu uma aula para endocrinologistas. Na ocasião, a endocrinologista Delanie Macedo conduziu uma palestra com o tema “Laboratório em Endocrinologia: Provas Funcionais”.
A médica é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez residência em Clínica Médica e em Endocrinologia na Unifesp, doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Brigham and Women's Hospital/Harvard Medical School. Atualmente, Macedo é assessora médica de Endocrinologia do Emilio.
A endocrinologista Delanie Macedo explica que testes funcionais são essenciais no diagnóstico de várias disfunções endócrinas. Ela detalha que existem dois tipos de testes: de estimulação, para avaliar uma insuficiência hormonal, e de supressão, para avaliar uma secreção hormonal autônoma.
"Durante a palestra, discutimos os testes funcionais mais utilizados no nosso laboratório para a avaliação de condições, como baixa estatura e deficiência de hormônio do crescimento em adultos, insuficiência adrenal, hiperplasia adrenal congênita, puberdade precoce central e, mais recentemente, hiperaldosteronismo primário e a diferenciação entre síndrome de Cushing e pseudo-Cushing", destaca.
O momento ainda abordou as aplicações clínicas, contra-indicações, cuidados no preparo, efeitos adversos, interpretações e limitações dos testes com estímulos de Clonidina, Insulina (ITT), Glucagon, Cortrosina, análogos de GnRH, Furosemida e Desmopressina.
"Foi uma noite enriquecedora, marcada por troca de experiências, reencontros com colegas e divulgação do nosso trabalho. Agradeço a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento", ressalta.
O evento ainda contou com a presença de Natália Velloson, coordenadora de educação do Emilio, de Milena Teles, coordenadora de endocrinologia e metabologia, e de Esther Falcão, coordenadora médica de imagem da empresa cearense.
Também estiveram presentes mais de 50 endocrinologistas, que puderam trocar conhecimento e realizar networking.

Comentários
Postar um comentário