Morreu, na madrugada desta sexta-feira (26/7/2024), aos 87 anos, o jornalista e radialista José Colombo Bernardo e Sá. Criador e apresentador do Programa Clube dos Tetéus, Colombo Sá com 70 anos de Rádio trabalhou nas emissoras:
- Uirapuru.
- Dragão do Mar.
- Ceará Rádio Clube AM 1.200.
- Verdes Mares AM 810.
- Assunção Cearense AM 620.
- Cidade AM 860.
Colombo foi:
- Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
- Cronista carnavalesco.
- Cronista esportivo (foto de 1973, entrevistando o goleiro do Tiradentes, Mundinho).
- Presidente da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Ceará (Apcdec).
- Editor dos jornais Correio do Ceará e Unitário pertencentes aos Diários Associados; e Tribuna do Ceará.
Com informações de Joseoly Moreira.
- Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Colombo Sá, na Tribuna do Ceará. Grande jornalista com um verve espirituosa sempre. Fui ouvinte assíduo do Clube dos Tetéus apresentado por Colombo por mais de 50 anos".
- Jornalista Simone Nunes:
- Jornalista Nazareno Albuquerque: Colombo Sá, uma imensa figura humana. Fica para a história e nossa memória".
- Jornalista Luiz Pedro Bezerra Netto: O eterno presidente do Clube dos Tetéus, Colombo Sá, partiu para o plano celestial, mas deixou um aviso: NÃO DORME NINGUÉM!
- Narrador Júlio Sales: Meu grande companheiro de Uirapuru. Quando nos deixou passei a apresentar As Últimas do Esporte, até hoje. Pequeno na estatura um gigante como cidadão e profissional. É um dos imortais do Rádio Cearense".
- Radialista Tony Mazolly: O Rádio Cearense está de luto faleceu Colombo Sá. O dono das madrugadas do Rádio Alencarino. Eu perdi um grande amigo. Clube dos Teteus "Não dorme ninguém". Trabalhamos por muito tempo na Rádio Cidade AM 860. Descanse em paz meu amigo Colombo".
- Jornalista Juracy Mendonça: Passando para lamentar o falecimento do amigo Colombo Sá. Radialista, jornalista e cronista esportivo, ex-presidente da APCDEC, editor dos jornais Correio do Ceará, Unitário e diretor do Diário do Nordeste, fundador e presidente do mais antigo programa de Rádio do Ceará, o "Clube dos Tetéus", com seu famoso bordão "Não Dorme Ninguém", que esteve no ar por mais de 50 anos. O Rádio Cearense perde mais um grande nome".
- Professor Francisco Djacyr Silva de Souza: Mais um grande nome do Rádio que se vai. COLOMBO SÁ. O Clube dos Tetéus silenciou. O nome dele ficou".
- Araquem Vasconcelos: O vôo do Tetéu. Nosso Colombo vôou com destino a eternidade. A madrugada ficou vazia pela cidade. Grandioso locutor. Foi tocar canções de amor. lá nos estúdios dos céus . Os anjos dizendo amém. Lá não dorme mais ninguém com o Clube dos Tetéus".
- Radialista e cantor Jorge Telmo: Infelizmente , faleceu hoje, um dos maiores apresentadores do nosso Estado, meu amigo e radialista, Colombo Sá , era gente boa da melhor qualudade e divertido. Trabalhei com o Colombo Sá, 16 anos tanto na Rádio Clube como na Rádio Cidade sempre com muita responsabidade e respeito. Primeira vez, que saiu a música 'Castelo de Amor' foi no Programa Clube dos Teteús, que se iniciou em 1964. Sempre com grande audiência e que várias gerações ouviram o Clube dos Teteús. Tempos que não voltam mais. Pêsames à família enlutada e que Colombo Sá esteja ao lado do Senhor. Amém".
- Radialista Zeudir Queiroz: Trabalhei com Colombo Sá na nossa então Ceará Rádio Clube, acredito que foi na década de 1990. A última vez que o encontrei foi lá na ACI, e ainda estava muito bem".
- Apcdec: Com imenso pesar, a Diretoria da Apcdec manifesta seu sentimento de luto, pelo passamento de seu decano associado e ex-presidente da invicta entidade, o radialista Colombo Sá, que despediu-se do plano material no início de hoje (26/7), deixando em todos nós, seus ouvintes, amigos e familiares a saudade inerente àqueles que deixam boas recordações, em meio a um legado de vida honesta e digna. Decretamos, portanto, como forma de estima e consideração, três dias de luto em favor da memória de nosso saudoso Colombo Sá, do inesquecível Programa Clube dos Tetéus, onde ninguém dorme. Hoje seu comandante e apresentador por décadas, descansa na eternidade, lugar dos justos".
- Repórter fotográfico Luciano Bernardo: HOJE ACORDEI COM ESTA NOTICIA TRISTE. DEUS CHAMOU MAIS UM AMIGO DE NOSSA IMPRENSA, O GRANDE JORNALISTA, O HOMEM DO CLUBE DOS TETEÚS, COLOMBO SÁ. O GUERREIRO DE NOSSA IMPRENSA HOJE TODOS QUE TRABALHOU AO LADO DE COLOMBO SÁ CHORA A SUA PARTIDA UM CRITICO GERAL EM SUA PROFISSÃO PARA ESTE GIGANTE NÃO TINHA PARA ELE A PALAVRA NÃO TUDO DAVA UM JEITO E DAVA CERTO. COLOMBO SEGURA NA MÃO DE DEUS E VÁ UM BOM REPOUSO ETERNO E HOJE OS FUNCIONÁRIOS DE NOSSA QUERIDA TRIBUNA DO CEARÁ CHORAM A SUA PARTIDA. MEUS PESAMES A FAMÍLIA ENLUTADA E ATÉ LÁ COM SEU REPOUSO ETERNO. FICA COM DEUS".
- Radialista Cláudio Teran: Partiu Colombo Sá, um dos veteranos do Rádio e de um tempo da história da comunicação. Foi o cara que distraia os notivagos comunicando. E de um jeito eivado da molecagem cearense, com tiradas e ironias tipicamente locais. Ele e aquele tom de voz de acento anasalado. Colombo Sá atravessou a maior parte de sua carreira trabalhando na madrugada. Quem se ligasse nas ondas do Rádio e deparasse com o estilo dele, se sentiria transportado de volta a um tempo que se recusava a voar. E era bom justamente por isso. "Clube dos Tetéus, não dorme ninguém". Só Colombo agora. Em sono eterno...
- Jornalista César Espíndola: Acabei de saber que o grande comunicador cearense, Colombo Sá, partiu para o plano superior. Colombo foi um dos ícones do Rádio AM e era o dono das madrugadas. Sempre com uma comunicação alegre, descontraída e com uma voz anasalada e inconfundível, fazia companhia aqueles que insistiram em ficar acordados para escutar a típica molecagem cearense. Colombo Sá ficará marcado na história do Rádio Cearense. No seu programa a ordem era: "não dorme ninguém". Meus sentimentos à família e amigos. #RIP #ColomboSá.
Tupinambá Marques-O Rádio Cearense e porque não dizer do Brasil está de LUTO, hoje perdemos o amigo Colombo Sá. Colombo nessa época está na Rádio Clube 1.200 KHZ e nesse dia era 28 de fevereiro de 2009, ele me entrevistou por quase duas horas no Programa Clube dos Tetéus (O Programa Não Dorme Ninguém) era de Meia noite às duas horas da madrugada. Nesse dia chegou lá também, o professor Evandro Quariguasi irmão da minha amiga que mora em Fortaleza Abigail Quariguazi Alves . Colombo Sá me deu a oportunidade de gravar a abertura de seu programa com as vozes dos meus personagens...e sempre frui muito grato a ele e ao radialista Tony Mazolly do Grupo Cidade de Comunicação, que muitas vezes substitua o Colombo Sá....e muitas vinhetas minhas que ele usava em seu programa. No tempo da Clube, o operador era o Luizinho.Descanse em Paz meu amigo Colombo Sá. Eu sempre dizia: "Colombo Sá, memória viva do Rádio Brasileiro".
- Jornalista José Augusto Lopes: Grande amigo Colombo Sá, um exemplo de saudável Comunicação!.
- Divulgador Vevé Silva: O Rádio e a Comunicação cearenses estão tristes com a partida de um dos seus mais brilhantes comunicadores. Estou me referindo ao querido e agora saudoso Colombo Sá, que nos deixou hoje aos 87 anos de idade, dos quais mais de 70 dedicados ao jornalismo e ao rádio cearense. José Colombo Bernardo e Sá, era o seu nome de batismo. Mas ficou super conhecido dos cearenses apenas como Colombo Sá.. O velório acontece desde às 14 horas, no Centro de Velório Anjo da Guarda, na Rua General Caiado de Castro, 269, no bairro Luciano Cavalcante, aqui em Fortaleza, com o sepultamento programado para amanhã de manhã, no Cemitério São João Batista. Clube dos Tetéus, que tinha como slogan "Não Dorme Ninguém" foi um programa que ele apresentou em várias rádios de Fortaleza. Tudo começou na Rádio Uirapuru em 1964, passando depois para a Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Assunção e ultimamente na Rádio Cidade 860. Durante mais de 50 anos Colombo Sá foi imbatível em seu Clube dos Teteus nas madrugadas cearenses. Colombo também foi Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, cronista carnavalesco e esportivo, e editor dos jornais Correio do Ceará e Unitário pertencentes aos Diários Associados. Foi também presidente da Apcdec – Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Ceará. Era um dos mais queridos profissionais do rádio e do jornalismo cearense. Para Vevé & Tânia Divulgação, bem como para todos os divulgadores artísticos de Fortaleza, Colombo Sá sempre abriu as portas de seu programa. Foram anos e anos visitando o Clube dos Tetéus com artistas que divulguei aqui em Fortaleza. Vai deixar muita saudade. Saudades do Colombo Sá que tive a honra de ser companheiro nas Crônicas esportiva e carnavalesca e nas páginas dos jornais Correio do Ceará e Unitário. Saudades e minha eterna gratidão !!!




Siga na luz. Vai fazer falta.
ResponderExcluir