Pular para o conteúdo principal

Protagonismo do Ceará fomenta Pesquisa Científica e Produção Acadêmica em Hidrogênio Verde

Entre os muitos fatores que tornam o Ceará um importante player no cenário global de transição energética, a força do trabalho conjunto entre poder público, iniciativa privada e academia ganha destaque. O grande potencial do Estado para se tornar um dos principais produtores e exportadores de Hidrogênio Verde (H2V) no país tem estimulado cada vez mais pesquisadores cearenses a se debruçarem sobre o tema, desenvolvendo estudos e tecnologias capazes de trazer o chamado “combustível do futuro” para os dias de hoje.

Desde a primeira edição, em 2022, o FIEC Summit reconhece projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos que propõem soluções inovadoras nas áreas de obtenção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do H2V. As inscrições para o evento deste ano, que acontece em 12 e 13 de agosto, já estão abertas.

No ano passado, uma das iniciativas premiadas, de autoria de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC), prevê a implantação de um sistema de produção distribuída de Hidrogênio Verde a partir de efluentes da indústria. A ideia é que o processo seja complementar ao de grande escala.

- Ao contrário de outras pesquisas, o foco é o mercado interno, pensando na cadeia produtiva do HV e buscando promover atuação de grandes e pequenas empresas no Estado”, explica Mona Lisa Moura de Oliveira, Pesquisadora dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Uece e orientadora do projeto, que se encontra em fase de finalização.

Desde 2009, Mona Lisa estuda o H2V produzido com biomassa. Nos últimos anos, contudo, a crescente busca por alternativas aos combustíveis fósseis criaram um ambiente favorável à pesquisa científica na área.

- O H2V tem incentivado um ecossistema produtivo pungente no âmbito da transição energética, fomentado intensamente nos últimos anos. Assim que a primeira empresa produzir o H2V propriamente dito, o Ceará estará validando todo esse esforço e energia, transcendendo muitos desafios e abrindo verdadeiramente as portas da transição energética no Estado”, afirma a professora.

Reuso de água na indústria-A utilização de efluentes tratados para produzir Hidrogênio também é objeto de estudo de Paulo Henrique Pereira Silva e André Gadelha de Oliveira, pesquisadores da Universidade de Fortaleza e vencedores da 3ª colocação entre os projetos selecionados no FIEC Summit 2023. O trabalho propõe soluções para duas problemáticas: a disponibilidade de água no Estado para a indústria de H2V e o desafio de universalizar o acesso aos serviços de esgotamento sanitário.

- Para a produção do Hidrogênio Verde, é necessário um fornecimento contínuo de água. Esta deve vir da dessalinização da água do mar ou do tratamento da água de reuso, pois não pode haver concorrência desse mineral entre setor industrial e consumo humano, principalmente em nossa região que possui dificuldades hídricas históricas”, pontua Paulo Henrique. 

- A Pesquisa propõe então realizar o tratamento de água pela técnica de eletrocoagulação, que transforma o esgoto em água potável e ao mesmo obtém Hidrogênio Verde como um subproduto do processo. Esse Hidrogênio tem potencial para ser comercializado e tornar a operação atrativa financeiramente”, acrescenta.

O projeto avança aos poucos. Segundo Paulo Henrique, a etapa inicial da pesquisa está sendo concluída e pode se desdobrar em investigações mais específicas. Agora, a dupla tenta dialogar com o setor produtivo para que o trabalho ganhe perfil comercial.

Para o pesquisador, o Hidrogênio Verde é um tema que tem atraído a atenção da comunidade científica cearense, em especial diante de fatores que tornam o Estado referência no assunto. Um exemplo é a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, em 2021, por meio da parceria entre o Governo do Estado, o Complexo do Pecém, a UFC e a FIEC. Mais de 30 empresas já assinaram memorandos de entendimento para atuarem na região.

- Além de posição geográfica estratégica, que beneficia não somente a logística de exportação, o Ceará também é favorecido fortemente pela oferta de energia solar e eólica pela natureza. Além disso, demonstra um forte comprometimento entre Governo do Estado, indústria e academia. Nesse sentido a FIEC se destaca porque promove a união entre esses entes de maneira orgânica e eficaz. O próprio evento FIEC Summit é a prova disso”, ressalta Paulo Henrique.

Segurança operacional-Em outra frente, os pesquisadores Marcos Camargo e Marcial Fernandez, juntamente a Mona Lisa Moura, anteciparam uma demanda que aumenta à medida em que os estudos na área se intensificam e a indústria de Hidrogênio se consolida.

O grupo desenvolveu um monitor e detector para gases inflamáveis oriundos da obtenção do combustível, de forma a identificar vazamentos e evitar acidentes nos ambientes de pesquisa e trabalho.

Marcos Camargo, que atuou no setor de Petróleo e Gás, afirma que o projeto surgiu em decorrência da falta de diretrizes claras ou atualizadas sobre a segurança no processo de produção do Hidrogênio. 

- O Projeto foi importante para mostrar à academia e às empresas que devemos pensar também no entorno do processo de obtenção de Hidrogênio, não somente no processo em si, mas na segurança operacional, no treinamento de mão de obra capacitada e qualificada, na cadeia de logística, entre outros”, destaca.

Apesar do ambiente favorável à produção científica, o pesquisador salienta que a comunidade acadêmica precisa do apoio do poder público e dos recursos da iniciativa para evoluir, assim como a indústria necessita de incentivos para atuar e gerar arrecadação para o Estado.

- Podemos chamar de pilares de sustentação, visto que cada um deve e precisa contribuir com seu melhor”, diz Marcos. 

- Quando esses setores funcionam de forma sincronizada e bem lubrificada, os ganhos passam a tornar-se quase que imensuráveis a médio e longo prazo”.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando