Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Dia dos Pais

Hoje (10/8/2024) dedicamos ao Dia dos Pais esta bela história, cheia de sabor e doçura! Feliz dia, papais! Acompanha a receita de um delicioso Bolo de Baunilha!


Açúcar, ovos, um bocado de amor....e Baunilha. Quem não se lembra do cheiro invadindo toda a casa, do bolo saindo quentinho do forno, sempre com muito afeto. Quem nunca transitou pelas cozinhas na infância e sentiu um maravilhoso olor, doce e hipnótico a invadir as narinas? Alguém lembra dos vidrinhos de Baunilha em meio aos ingredientes de alguma receita? Principalmente os bolos que, para muitos, fazem parte do imaginário afetivo.

A Baunilha é uma especiaria antiga. As favas, tão cobiçadas, nascem de uma orquídea do gênero Vanilla, a maior família de plantas de mundo, com mais de 20 mil membros, mas a Baunilha é a única espécie de orquídea comestível.

Associada à história do chocolate, a Baunilha, do castelhano vainilla, ou pequena vagem, é uma especiaria usada como aromatizante, originária do México. A Baunilha mexicana, produzida a partir de V. planifolia nativa, é a espécie mais comercializada. Para Maria Costa Bittencourt, gastrônoma, a Baunilha é uma especiaria afetiva, que lembra muito a infância.

- A Baunilha é uma especiaria que lembra muito a infância da gente. A gente cresceu talvez sem ter a consciência do que era a Baunilha, sem saber o que era aquele toque especial, mas a gente sabia que existia porque ela é usada na maioria dos bolos, apesar de, em muitos casos, ser sintética. Então, quando a gente sente o sabor da Baunilha natural, que é extraída a partir da fava, é uma mistura de um sentimento conhecido e resgatado, de um sabor que lembra a gente de uma coisa quentinha, de memória afetiva”, conta.

Talvez não seja por acaso o caso de amor de Maria com a Baunilha, um importante elo entre ela e a mãe, a botânica Maria Auxiliadora de Andrade Costa, a Dora, que descobriu o poder da planta e resolveu comercializar uma das mais antigas especiarias do mundo quando a filha começou a se interessar pela Gastronomia.

- Minha filha tinha 18 anos quando começou a ter interesse pela gastronomia. Começou a fazer bolos e criou um Instagram para divulgar seus produtos. Fiquei bem apreensiva e pensando na minha contribuição para Maria. Eu disse: - Vou plantar Baunilha. Eu procurei quem poderia me vender as mudas pelo Google e cheguei em um francês que morava na Bahia e cultivava a planta. Então, em 2015, comprei as mudas e em novembro plantei”, conta Dora.

- Sou superapaixonada pelas Baunilhas, são muitas as peculiaridades. As flores só duram um dia, às 11 horas elas começam a murchar. Todos os dias, quando as flores abrem, a gente vai com um palitinho, levanta o aparelho masculino e encosta para que o pólen chegue ao aparelho feminino e fecunde a flor”, conta, entusiasmada.

Cultivar a Baunilha não é muito fácil, segundo a literatura botânica e os especialistas. A fecundação natural requer a intervenção de insetos, como a abelhas. Mas, conta a história, essa fecundação sofreu intervenção humana em um determinado tempo da história pelas mãos de um escravo francês, que tinha apenas doze anos. Edmond Albius criou o método de polinização manual, usado até hoje, exatamente o que Dora realiza na plantação de Baunilha de sua propriedade no interior da Bahia.

- Depois da fecundação, o ovário da flor transforma-se numa vagem com cerca de 12 a 25 cm de comprimento. Essas favas, ainda sem o cheiro característico da Baunilha, contêm milhares de grãos minúsculos. É nesse ponto que começa o processo para a colheita das vagens, de modo que elas exalem o cheiro e tornem-se em um produto comercializável”, explica.

No entanto, o processo de colheita tem que ser um exercício de paciência e de delicadeza.

- Depois que polinizamos a planta, a fava vai ficar no pé uns oito meses, pelo menos, para o ponto de colheita. Então, quando elas começam a amarelar a pontinha, que é o processo de amadurecimento, precisamos colher rapidamente antes que essa extremidade das favas amadureça, abra, e os pequenos frutos caiam, porque, se abrir, ela perde valor e não podemos vender, pois o aroma escapa. Ela precisa ficar fechadinha para que o cheiro fique ali concentrado, e a gente possa obter o máximo daquele fruto”, explica a botânica.

Depois de colhida vem o processo de cura das favas, uma das mais importantes fases para que elas possam ser valorizadas no mercado.

- A gente tem que dar uma “cozinhada”, colocar na água quente em determinada temperatura e tempo para que o fruto não amadureça. Depois levamos dois meses expondo as favas ao sol da manhã e da tarde até que ela atinja a cor escura. Depois ela vai ficar uns três meses na sombra. Nesse ponto, fazemos um carinho para estimular a vanilla. Ela também não pode ficar seca, mas flexível e não quebrar”.

Para Maria, todo a técnica para tornar o fruto excepcional para o consumo tem um grande objetivo: a gastronomia. Ela não economiza nos elogios com a descoberta do produto natural, que levou como base para o seu trabalho na confeitaria.

- A Baunilha natural tem um sabor complexo, extremamente perfumado e muito diferente do que conhecemos e causa uma sensação muito impactante. Um doce de chocolate que você faz somente com chocolate fica muito bom, mas um doce de chocolate perfumado com Baunilha é como se você adicionasse uma segunda camada de sabor”, descreve, como se o poder da vanilla impactasse todos os seus sentidos.

E Maria transforma a narrativa em poesia, quando compara a iguaria à música.

- Sabe uma música que você faz com apenas um instrumento ou entoa uma música com outro instrumento? Com a Baunilha é assim, é como se você adicionasse um segundo instrumento à música, daí fica uma melodia muito mais bonita. Nos bolos, talvez você nem perceba que tenha Baunilha, mas lá no fundo alguma coisa está diferente. Ela agrega complexidade ao sabor das coisas, então ela é a estrela, ela tem total capacidade de ser a estrela do sabor”, filosofa.

É com esse cheiro gostoso e sabor inigualável que homangeamos os pais neste Dia dos Pais tão especial!

Bolo de Baunilha com calda de caramelo salgado Ingredientes

  • Óleo de girassol 108g Farinha de trigo 240g Açúcar demerara 228g Amido de milho 28g Leite de coco 54g Água filtrada 224g Fermento em pó 12g Vinagre de maçã 12g 1 colher de chá de extrato de Baunilha ou 1/2 fava de Baunilha sintética Pitada de sal
Modo de fazer Bolo
  • Inicie pré aquecendo o forno a 180°c. Peneire todos os ingredientes secos em um recipiente grande (farinha de trigo, fermento em pó, amido de milho e sal).
  • Depois, misture todos os ingredientes molhados em outro recipiente (extrato ou fava de Baunilha da @dequintal, água filtrada, leite de coco, vinagre de maçã, óleo de girassol e açúcar demerara). Em seguida, junte os ingredientes molhados aos secos e misture apenas até ficar homogêneo.
  • Unte uma fôrma com furo no meio, despeje a massa e asse por 35 a 40min ou até o palito sair seco.
Ingredientes para a calda de caramelo salgado
  • 300g de açúcar emerara 150g de leite de coco Sal marinho a gosto
Modo de fazer
  • Coloque o açúcar demerara em uma panela que não tenha vestígios de água sobre o fogo e vá derretendo o açúcar sem parar de mexer. Ele vai derretendo aos poucos. Quando estiver totalmente derretido, junte o leite de coco e acrescente sal à gosto. Espere esfriar e engrossar e despeje sobre o bolo.

Isabel Oliveira-@isabel _qoliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...