Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Pão de Queijo

‘Oxe, que trem bão, uai’! Típica expressão dos mineiros, mas com uma história muito parecida em todo o país quando o assunto é a origem de muitos alimentos, o pãozinho de queijo é praticamente uma unanimidade em várias regiões do Brasil.

A baiana Renata Conceição, com toda sua ascendência mineira por parte do pai, trabalha com a família na fábrica Rita Borges, especializada em pão de queijo, que leva o nome da avó, mineiríssima! Renata conta um pouco sobre a origem de uma das iguarias mais queridas do Brasil.

“O que a gente sabe é que eles foram criados nas fazendas mesmo. Havia uma dificuldade no acesso à farinha de trigo, e as cozinheiras da fazenda utilizavam o subproduto da mandioca, que hoje em dia a gente chama de polvilho, de fécula. Elas[as cozinheiras] utilizavam esse subproduto junto com o queijo curado que sobrava da produção [de queijo] que era vendida. Com a mistura do leite, do ovo, das coisas que sobravam na cozinha, a gente acredita que foi assim que surgiu a história do pão de queijo”, conta.

Com uma receita muito requisitada entre amigos e familiares, o mineiro Renato Borges, pai de Renata, resolveu instalar a fábrica de pão de queijo, com o diferencial de manter a receita original de Minas. Para esta turma mineira, não há receita igual!

Produzíamos para consumo próprio, a partir da receita original que foi deixada pela minha avó, a matriarca da família, Rita Borges, mineira do interior de Sacramento. Ela passou essa receita para minha mãe, Marize, atualmente responsável pela produção do pão de queijo da nossa fábrica”, explica Renata.

A receita original do pão de queijo da fábrica Rita Borges tem gosto de comida de vó, como afirma Renata.

“O pão de queijo na casa do mineiro está presente em quase todas as refeições. Não existe café da tarde, reunião de família, em que ele não esteja presente. Cada família tem sua receita, seu modo de preparo, que sempre tem um segredinho de família, né? Na nossa, ele vem ligado a muitas memórias afetivas, ele tem cheiro e gosto de casa de vó. Nossa receita é carregada de amor, de afeto, e é isso que nos impulsiona”, comenta de um jeito especial, o jeito de quem tem saudade de comida de vó.

Moldado em pequenas bolinhas e assado até que fiquem douradas e crocantes, o pão de queijo é mais do que um simples alimento, é um ícone cultural. Em 2017, a iguaria foi declarada patrimônio cultural e material de Minas Gerais, demonstrando a importância da culinária mineira. Sua popularidade se espalhou para além das fronteiras.

Na Inglaterra, uma britânica mineirinha faz muito sucesso falando um ‘mineirês’ peculiar, além de se declarar apaixonada pela comida mineira, incluindo o pãozinho de queijo. Filha de mãe mineira (@ellemarie_bailey) e pai britânico, a garota conquistou o país inteiro com seu jeito extrovertido falando mineirices. Em um vídeo, ela se declara ao pão de queijo de um jeito divertido.

E onde tem pão de queijo, quase sempre tem um mineiro, como é o caso da Oxe! É de Minas, uma casa que vende todo tipo de queijo e pão de queijo. O o mineiro Frederico Teixeira resolveu montar uma loja com uma imensa variedade de queijos, capazes de derreter qualquer coração. E haja coração! Ele resolveu, para melhorar o que já era ‘ bão’, colocar recheio no pãozinho.

“Quando passou para a loja física em 2018, deu o estalo de servir um sanduíche de pão de queijo, bem tradicional lá em Minas. A gente utiliza a raclette para derreter um queijo fresco tipo canastra. Esse queijo fresco que derrete, a gente abre o pão de queijo e faz o sanduíche”, conta Emerson Araújo, gerente da Oxe! É de Minas. A raclette é um queijo de pasta semi-dura, cujo nome deriva do verbo francês "racler", que significa "raspar", em referência à maneira tradicional de servir o queijo.

É impossível não imaginar as palavras de Emerson se transformando em imagens deliciosas: ‘derreter o queijo’, ‘abrir o pão’, usar a raclette’. E Emerson 'castiga'.

“A gente serve o sanduíche de pão de queijo somente com o queijo; tem um queijo de leite mineiro; queijo com goiabada mineira; tem um queijo com linguiça artesanal mineira; a gente já fez ele com costela desfiada. A ideia é sempre trazer um recheio novo, mas o padrão mesmo é o com queijo e com linguiça, que são os que mais saem; e o com goiabada, que fica meio que um Romeu e Julieta. A gente utiliza a goiabada cascão, cremosa, que chama bastante atenção e fica delicioso”, descreve. Alguém duvida?

Assim como enfatiza Renata, que “vê cada vez mais a iguaria inserida nas mesas das famílias baianas”, o pãozinho de fato tornou-se tradição na cultura do baiano. Helen Hegout , proprietária da confeitaria Oxe, Como é Doce, confirma a afirmação de Renata. O baiano ama pão de queijo!

“Sai muito pão de queijo aqui. Sai muito para crianças, mas não só para crianças, né? Já veio até um pessoal de Minas, a gente nem sabia. Eles pediram pão de queijo, comeram e depois passaram um ‘feedback’ muito legal. Disseram que gostaram bastante do nosso pão de queijo e que estavam falando isso com embasamento. Eles eram mineiros, e aí foi um elogio muito legal”, conta a chef Natalia Hegouet, bem satisfeita!

É Natália quem lembra do Dia do Pão de Queijo, celebrado hoje, 17, e da campanha que acontece na Oxe, Como é Doce, comemorando a data. Hegouet é quem vai nos ofertar a receitinha gostosa do pão de queijo.’ Ô trem bão’ !

Receita de Pão de Queijo-Ingredientes

  • 250 gramas de polvilho doce
  • 250 gramas de polvilho azedo
  • 150 ml de água
  • 150 ml de leite
  • 150 ml de óleo
  • 12 gramas de manteiga
  • 5 gramas de sal
  • 250 gramas de queijo canastra curado, ralado ou triturado
  • 4 a 5 ovos

Modo de Preparo

  • Em uma panela, coloque a água, o óleo, o leite, o sal e a manteiga, e deixe ferver.
  • Misture os polvilhos e escalde a mistura fervente. Deixe esfriar ligeiramente.
  • Adicione o queijo e os ovos aos poucos, misturando bem até a massa ficar lisa. Enrole a massa no tamanho desejado.
  • Observação: Dê o ponto na massa com os ovos. Se necessário, adicione mais.

Rendimento

  • Aproximadamente 30 pães de queijo

Tempo de Preparo

  • 30 minutos

Com informações de @isabel _qoliveira

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...