Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (1 de setembro de 2024), para:
- Radialista Francisco Gilvan Aragão.
- Radialista Marcos Ribeiro da Costa Erthal Tardim.
- Radialista Renato Wanderely de Sousa Cavalcante.
- Jornalista Sayonara Oliveira.
- Deputado federal Danilo Forte.
- Catarina Ratts.
- Mirton Peixoto.
- Amelia Albuquerque Ribeiro.
- Ivy Collyer.
- Leonardo Teófilo.
- Ana Flávia Nunes.
- Natallia Nogueira.
- Paulo André Alves de Alencar.
- Carolina Xavier (foto).
Arquivo Nirez para 1 de setembro na História do Ceará:
- 1835 - Fundada em Fortaleza a filial da Casa Inglesa, de Liverpool, Inglaterra, da firma Singlehurst & Comp., que em 1892, foi substituída pela Holderness & Salgado, e em 1910, passou a ser Salgado, Rogers & Cia. e, finalmente, em 1921, mudou para Salgado, Filho & Cia. Ficava na Rua da Praia (depois Avenida Pessoa Anta) nº 1 a 13.
- 1851 - Tem novo comando a Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), quando assume o tenente do Exército João da Silva Pedreira que substitui o capitão FP Antônio Gomes Ferreira.
- 1851 - A repartição do Correio muda-se do antigo prédio que serviu a Tesouraria da Fazenda, para o de nº 12 na mesma Praça do Palácio. Depois passaria para o Paço da Câmara Municipal na Rua da Boa Vista, hoje Rua Floriano Peixoto.
- 1869 - Concedido, pelo Decreto nº 4.407, o funcionamento da Companhia União Cearense, sob a presidência de Gonçalo Batista Vieira (depois Barão de Aquiraz).
- 1884 - Funda-se em Fortaleza a firma Conrado Cabral & Cia., importadores estabelecidos em prédio na Rua Major Facundo, 59, depois 116 (atual 302/306), representantes das máquinas de costuras New Home, Iracema, Ligeira, Vibratória, Combate, Familiar, Jacy, Vibrante.
- 1913 - Assume o comando da Capitania do Porto do Ceará, o capitão de corveta Fernando Araripe, substituindo o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que vinha respondendo interinamente pelo cargo.
- 1915 - A Governo da União assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, com o engenheiro Enrique Eduardo Couto Fernandes, em substituição aos administradores da South American.
- 1920 - Sai o primeiro número do Diário do Ceará, resultado da fusão dos jornais Folha do Povo e O Estado do Ceará, ficando à frente do novo jornal Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), Antônio Luís de Drummond Miranda (Antônio Drummond) e Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos).
- 1921 - Aparece em Fortaleza a Farmácia Cruz Vermelha, de propriedade de Onulfo Câmara, localizada na Rua Floriano Peixoto, 104 (antigo, atual 408). Depois se mudou para a Rua Liberato Barroso, 214, quando já pertencia a Laís Bivar Câmara.
- 1928 - Morre, em Fortaleza, Odele de Paula Pessoa, que participou das passeatas na campanha pró-candidatura de Franco Rabelo em 1912.
- 1935 - Um incêndio destrói, completamente o salão de projeção do Cine Merceeiros, de propriedade de Inácio Costa, gerente do Banco do Comércio.
- 1938 - Fundado em Fortaleza o Huracan Atlético Clube, pelos desportistas Raimundo Dias Calado (Mundico Calado), Adauto Ribeiro Fernandes, Luís Alves de Lima e Irineu Lobo Neto.
- 1939 - Repercute em todo o mundo, a invasão da Polônia pela Alemanha, fato que dá início à Segunda Guerra Mundial, que iria até 8/5/1945.
- 1942 - Às 11 horas do dia morre, em Fortaleza, na Casa de Saúde São Raimundo, o industrial Ângelo Ratacaso, sendo sepultado no dia seguinte. Era italiano de nascimento.
- 1945 - Inaugura-se, às 19 horas, na Praia de Meireles (hoje Náutico), o bar e restaurante La Conga.
- 1945 - São inaugurados, em Fortaleza, 5 postos de saúde em vários bairros: Posto Santa Rosa de Viterbo - Nº 3, dirigido pelas Irmãs do Sanatório de Messejana, com os médicos João Augusto Bezerra (João Bezerra) e Luís França, em Cajazeiras; o Posto de Saúde Nossa Senhora das Dores (Vila Cristo Rei) Nº 5, dirigido pelas Missionárias de Jesus Crucificado, com os médicos Manuel Batista de Oliveira e João Valente de Miranda Leão (João Miranda Leão), na Aldeota; Posto Coração Imaculado de Maria - Nº 4, sob direção das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com os médicos Moura Leite e Roberto Bruno, na Floresta; hoje Álvaro Weyne e o Posto de Saúde da Salete - Nº 10, dirigido pelas Irmãs do Dispensário, com os médicos João Estanislau Façanha e Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves), em Salete.
- 1949 - Fundado o Usina Ceará Atlético Clube, agremiação futebolística da Indústria Siqueira Gurgel, fabricante do sabão Pavão, óleo Pajeú e sabonete Sigel, da Usina Ceará, na esquina da Avenida José Bastos (hoje José Jatahy) com Avenida Bezerra de Menezes.
- 1950 - À noite, o conhecido jogador de futebol José Ramos de Oliveira (Idalino), que tinha adquirido um automóvel Chevrolet
- 1950, placas 21-27, aos comerciantes paraibanos Aloísio Millet Martins Ribeiro e Geraldo Cavalcante de Brito se desentende com os mesmos por causa do pagamento e, achando-se desmoralizado, mata-os com uma barra de ferro em um quarto da Pensão Leal, na Rua Conde D’Eu, de Graça Serrano, irmã de sua amante Alcinda Leal de Andrade e esconde os corpos em um guarda-roupa levando-os depois para terreno na Barra do Ceará, próximo aos transmissores da Rádio Iracema de Fortaleza e os enterra. Foi envolvido também o funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos José Ribamar de Moraes que levianamente passou telegramas falsos para as famílias das vítimas, induzido por Idalino, que disse ser uma brincadeira. Somente em 13/10/1950 foi descoberto o crime.
- 1952 - Morre em Fortaleza, em sua residência, o violonista Afonso Aires, vítima de colapso cardíaco. Afonso Aires atuou por muitos anos no Ceará Rádio Clube - PRE-9, sendo o chefe do conjunto regional daquela emissora. Nascera a 25/3/1907 em Juazeiro do Norte. Era solteiro.
- 1964 - Morre, aos 84 anos de idade, o engenheiro prático Sebastião de Abreu, ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Era cearense de Maranguape, irmão de Capistrano de Abreu. É hoje nome de rua na Maraponga.
- 1967 - Neste dia o Diário Oficial do Município 3.751 traz o texto da Lei 3.426, do mesmo dia, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao historiador Raimundo Girão, projeto do vereador José Everardo Amorim Sobreira (Everardo Sobreira).
- 1967 - Inicia suas atividades a firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, onde “um pneu é um pneu”, na esquina da Rua Senador Alencar com Avenida Tristão Gonçalves nº 200, vendendo pneus Pirelli e peças para autos.
- 1970 - Fundada a Associação Brasileira dos Exportadores de Lagosta - Asbel, com sede no edifício Palácio Progresso, na Rua dos Pocinhos 33, salas 301/302.
- 1974 - Eleito na Academia Cearense de Letras Figueiredo Filho, sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo.
- 1976 - Inaugura-se a nova sede da firma Gerardo Bastos S. A. - Pneus e Peças, na Rua Princesa Isabel nº 900, entre a Rua Pedro Pereira e a Rua Pedro I. No mesmo dia o proprietário, Gerardo Simão Bastos (Gerardo Bastos) recebe, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Fortaleza - CMF o Título de Cidadão de Fortaleza.
- 1977 - Inauguração da loja feminina Binoca, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. A festa conta com a presença da cantora Ângela Maria, que interpreta na praça as mais populares canções de seu repertório. Também há desfile de sete manequins profissionais de Fortaleza, que apresentam 60 peças.
- 1977 - O secretário da fazenda, general Francisco de Assis Aragão Bezerra (Assis Bezerra) recebe às 18 horas na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Cearense.
- 1978 - Eleitos, indiretamente, pela Assembleia Legislativa, Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) para governador, Manoel Castro Filho para vice-governador e César Cals de Oliveira Filho para senador. Virgílio Foi o 6º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); 4º, César Cals de Oliveira Filho e 5º José Adauto Bezerra de Menezes.
- 1979 - Inaugurado o Estádio Gerardo Bastos na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Pedro I, ao lado da firma Gerardo Bastos S. A.
- 1980 - Inaugurado o Observatório Leal da Costa, pelo professor Rubens de Azevedo, no mesmo local onde foi inaugurado o Observatório Popular Flamarion, desativado em 1952 quando Rubens foi para São Paulo, na Rua Jaime Benévolo, 757. O Leal da Costa foi desativado em 1984.
- 1980 - Moradores da Cidade 2.000, em Fortaleza, denunciam o alto grau de contaminação da água daquele conjunto residencial.
- 1983 - Iniciam-se os Encontros Culturais 83/2, ciclo de conferências no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará - UFC, pelo jornalista João Luís Faria Neto.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.




Comentários
Postar um comentário