Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Panetone

Sabores regionais e tendências inovam o Panetone Brasileiro.

O Pão Doce adaptou-se ao gosto dos brasileiros e, aos poucos, ganhou novos sabores que refletem a diversidade do país

O Natal tem vários símbolos que vão desde os tradicionais símbolos religiosos até as deliciosas iguarias que celebram a festa cristã do nascimento de Jesus. O Panetone é uma das mais deliciosas representações natalinas, que chegou ao Brasil com os italianos, povo que inventou o pão doce, tornando-o um clássico na mesa das famílias brasileiras.

Rapidamente, os Panetones adaptaram-se ao gosto dos brasileiros e, aos poucos, foram ganhando novos sabores que refletem a diversidade do país. Isso gerou, inclusive, a clássica disputa entre os amantes do Panetone tradicional, com frutas cristalizadas, e os adeptos do chocotone, levantando a discussão de que essa versão chocolatuda não seria um verdadeiro Panetone. O fato é que não ter Panetone no tradicional evento festivo é quase uma heresia, pois o pão doce já está enraizado em nossa cultura. Os gastrônomos especializados no assunto consideram o Panetone um "produto rei".

“O Mercado de Panetone é sazonal. É um produto rei, um produto eixo do Natal. Você fala em Panetone, e o mercado anuncia que o Natal está chegando”, diz Ju Farani, personal chef e proprietária da confeitaria Padella Baiana.

“Quando olhamos para a história da alimentação, os alimentos mais enriquecidos, com grande diversidade de ingredientes e mais doces, sempre estiveram associados a momentos festivos. O Panetone faz parte desse repertório de comidas natalinas na Itália e veio para o Brasil com os imigrantes, conquistando o país inteiro. Assim, quando pensamos no Natal, o Panetone é símbolo das comidas natalinas, tanto que consumimos muito mais Panetone à medida que o final do ano se aproxima”, explica Uerisleda, pesquisadora e professora de gastronomia pela Estácio.

Hoje, com a gastronomia em alta e a valorização de produtos regionais, grandes ideias e invenções são integradas às receitas, transformando-se em tendências, como os Panetones veganos, sem glúten, sem lactose e, de forma surpreendente, os Panetones salgados. As receitas tradicionais, com frutas cristalizadas, deram lugar a verdadeiros espetáculos gastronômicos, não apenas em sabor, mas também em beleza, como os Panetones belga, trufados, com pistache, figos, damascos, de grãos variados e das nossas frutas regionais, como caju e tangerina. É uma festa! Uerisleda destaca como o Panetone tem se ajustado às mudanças.

“Outra tendência atual são os sabores naturais, com Panetones feitos basicamente com ingredientes o mais naturais possível. Um exemplo é o Caju Amigo, da confeiteira Jeanne Garcia, que aproveitou a receita da caipirinha do Caju Amigo e adaptou para o Panetone, criando um sabor totalmente inusitado de caju. Outra confeitaria oferece Panetone de tangerina. Esses sabores de frutas regionais estão ganhando espaço, com as confeitarias trazendo opções diferenciadas, todas naturais e baseadas nas nossas frutas. O Caju Amigo e o Panetone de tangerina estão bombando”, descreve Uerisleda.

“Eu acho que precisamos inovar sempre. O Mercado exige isso. Não podemos ‘congelar’”, diz Ju Farani, comentando sobre as receitas inovadoras que surgem na contemporaneidade.

“Inquietava-me ver Panetones salgados antes de me aprofundar nesse universo. Geralmente, as pessoas usavam a base de um pão de leite mais hidratado, colocavam em uma forma de Panetone e chamavam de Panetone. Panetone é uma massa mais pesada e hidratada. O que caracteriza um Panetone? O cheiro, o aroma. Foi assim que surgiu meu Panetone de parmesão, que adaptei para outros sabores salgados, e tem sido bem aceito. O público gosta muito”, relata Ju sobre sua aventura com Panetones Salgados.

Sobre novidades, o Panetone também tem seus modismos. Para Ju, neste ano, o mercado elegeu um sabor: o pistache, a bola da vez na doceria e na gastronomia em geral. “Em tudo há pistache, incluindo no Panetone”.

“O pistache sempre foi um insumo caro e de alto padrão, associado à alta gastronomia. Era difícil encontrar pistache. Hoje, a confeitaria vive a era do pistache. Temos Panetones Recheados, trufados e cobertos com pistache, além de chocotones com calda de pistache. O mercado soube adaptar o pistache ao Panetone, e isso tem feito muito sucesso”, comenta.

Ju também trabalha com ingredientes considerados inovadores. Essa versatilidade lhe rendeu uma proposta inusitada: criar um Panetone de Moqueca. É inacreditável, mas é a mais pura verdade na terra do dendê!

“Eu também exploro ingredientes afro-indígenas na cozinha, como inhame, aipim e dendê. Já me pediram um Panetone de Moqueca, mas ainda não consegui executar. Está na minha lista de desafios. A pessoa queria que o Panetone tivesse o sabor tradicional de frutas, mas com a sensação de estar comendo moqueca. Foi um dos pedidos mais diferentes que recebi até hoje”, conta.

Sobre as novidades nas receitas, a professora Uerisleda nos conta sobre as formas de consumir o Panetone, uma novidade tanto quanto o da mudança de sabores. “Hoje, um jeito super gostoso de comer Panetone é o na chapa. Você faz a fatia, coloca na chapa, recheado. Compra-se um Panetone comum, faz a fatia e recheia. A fatia com doce de leite como a gente recheia o churros, depois coloca esse Panetone na chapa para chapear. É outra tendência nesse ano. As pessoas estão utilizando muita criatividade para utilizar o Panetone”.

Além das adaptações, Ju observa o surgimento de múltiplas receitas que utilizam o Panetone como base. “Essa é outra tendência que está despontando. Acredito que veremos a consolidação dela no Natal do ano que vem, com múltiplas apresentações do Panetone”, prevê.

No embalo natalino, experimentando uma das deliciosas receitas desse pão trazido pelos imigrantes, Ju Farani apresenta a receita do Panetone de 4 Queijos, uma das propostas inovadoras de Panetone salgado da confeiteira.

Panetone 4 queijos

  • 400g farinha de trigo
  • 20g leite em pó
  • 100g água gelada
  • 10g melhorador
  • 10g fermento biológico seco
  • 8g lecitina de soja líquida
  • 200g esponja
  • 100g gemas
  • 50g extrato natural
  • 5g sal
  • 100g manteiga
  • 100g parmesão ralado (queijo que saboriza a massa base salgada)
  • 100g queijo gorgonzola
  • 100g queijo reino
  • 100g queijo provolone
  • 100g queijo brie
  • 100g manteiga gelada (cubos)

Modo de preparo-Misture a farinha, o leite em pó, o melhorador e o fermento na batedeira ou na bancada. Adicione a água, a lecitina de soja, a esponja, as gemas e o extrato natural. Sove por 5 minutos até homogeneizar. Acrescente o sal e 100 g da manteiga em ponto de pomada, sove por 10 minutos até atingir o ponto de véu. Junte o parmesão e misture bem até incorporar completamente. Adicione os demais queijos em cubos, porcione a massa, disponha na forma para Panetone e deixe fermentar. Faça um corte com lâmina afiada e coloque o cubo de manteiga gelada. Asse a 180 °C por 5 minutos, abaixe para 150 °C e asse por mais 30 minutos ou até que o palito saia limpo. Deixe esfriar por no mínimo 12 horas, preferencialmente de cabeça para baixo.

O pulo do gato!

  • Extrato natural
  • 500g de mel de abelha
  • Raspas de 6 laranjas navelinas
  • Raspas de 6 limões sicilianos
  • Suco de 2 laranjas navelinas
  • Suco de 2 limões sicilianos
  • 60ml de extrato de baunilha
  • 100g de manteiga sem sal
  • Misturar todos os ingredientes e reservar

Esponja

  • 100g de farinha de trigo sem fermento
  • 100g de água filtrada
  • 10g de fermento bioógico seco
  • Misturar os ingredientes, cobrir com filme plástico e descansar por 30 minutos

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...