Pular para o conteúdo principal



Conselheiro Vivo 2025

Conselheiro Vivo 2025 traz programação cultural, debates e formações para Quixeramobim no seu 21º ano consecutivo.


A 21ª Edição do evento acontece de 7 a 13/3/2025, em Quixeramobim-Ceará, com o tema “Cultura e Novas Mídias pelo fortalecimento da Democracia” e conta com programação cultural de múltiplas Linguagens Artísticas
Em 2025, Quixeramobim celebra a 21ª edição do evento anual Conselheiro Vivo, em homenagem ao nascimento de Antônio Conselheiro, líder de Canudos. De 7 a 13/3/2025, pesquisadores, artistas, educadores e público se reúnem para dialogar sobre o papel das artes, da Comunicação e da Memória na construção de um futuro mais justo.
A cidade se transforma em um palco de cultura e reflexão, com uma semana repleta de atividades. A edição deste ano conta com formações, rodas de conversa, apresentações teatrais, exibições de filmes, shows musicais, cortejo, palestras e muito mais, celebrando a força da cultura como ferramenta de transformação.
- O Conselheiro Vivo é um evento anual, que acontece aqui em Quixeramobim, em que a gente discute sobre o legado de Antônio Conselheiro, as transformações que a nossa sociedade vem passando. Inspirados pelo ideal conselheirista, que a gente possa refletir também sobre a nossa sociedade, sobre as lutas que o povo sertanejo, que o povo nordestino vem enfrentando e pensar possibilidades de transformação social, assim como Antônio Conselheiro fez”, propõe Nayara Ribeiro, presidente da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ).
A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira (7), às 18h30, com apresentações musicais e roda de conversa sobre o tema da edição deste ano. A Roda de Conversa: “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da Democracia” começa às 19 horas e contará com a presença de Luisa Cela (Secretária da Cultura do Ceará), José Guimarães (Deputado Federal), Renato Freitas (Deputado Estadual) e Larissa Gaspar (Deputada Estadual). Em seguida, quem assume o palco é o Show Sesc Sonoridades com Leonardo de Luna e Forró Briseira.
Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da Democracia: Em cada edição do Conselheiro Vivo, um tema diferente é abordado, sempre conectado ao legado de Conselheiro e sua contemporaneidade. Em 2025, o debate norteador será “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da democracia”. Em um momento em que a democracia enfrenta desafios e pensamentos antidemocráticos ganham espaço, o evento propõe refletir sobre o poder da cultura e das novas tecnologias para promover justiça social e resistência, valores centrais na luta de Conselheiro.
Uma oportunidade para discutir o passado, entender o presente e construir um futuro mais justo e democrático.
- A Casa de Antônio Conselheiro, o Instituto Dragão do Mar e o Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura, celebram a realização do evento Conselheiro Vivo como uma das mais importantes agendas que integram durante o ano. Trata-se de uma programação ampla, diversa, que percorre quase a totalidade do município de Quixeramobim, do centro ao sertão, conectada com os desafios atuais do Brasil. Isso fortalece nossa identidade e o sentimento de pertencimento sobre e memória de Antônio Conselheiro e do movimento revolucionário que foi Canudos. Nosso intuito é tornar o evento, cada vez mais, um patrimônio nacional``, afirma Pedro Igor Pimentel , gestor da Casa de Antônio Conselheiro.
Sobre o tema da programação deste ano, o gestor reflete: “ A Cultura e as novas mídias são elementos centrais para o fortalecimento da Democracia. Queremos suscitar discussões sobre como nossas instituições e a sociedade em geral estão lidando com questões urgentes como cultura digital, comunicação, direitos humanos, combate aos autoritarismos, fortalecimento dos laços com as comunidades e os territórios e enfrentamento dos racismos, sexismos e homofobias, por exemplo. Todas as pessoas convidadas para as atividades têm o propósito de pensar as melhores políticas culturais como respostas aos desafios que surgem a partir das transformações aceleradas que temos presenciado”.
Uma ação de diversas instituições: O evento é uma ação coletiva, com uma edição anual, organizada por diversas instituições que juntas fortalecem a cultural local e região:
A Casa de Antônio Conselheiro ; ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretária de Educação; Sesc Ler Quixeramobim; Sebrae e Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS).
O evento tem apoio institucional da Casa de Saberes Cego Aderaldo; da Câmara Municipal de Quixeramobim; do Centro Cultural Banco do Nordeste; e do Governo Federal.
Sobre os equipamentos culturais: A Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, são espaços do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizados no Sertão Central do Ceará.
Antônio Conselheiro-Antônio Vicente Mendes Maciel parte da cidade onde nasceu, Quixeramobim, para se “repartir” com os “desaventurados” sociais, experimentando com eles os lugares de pobreza e miséria, juntando-se na busca de transformar suas vidas com trabalho e orações. Torna-se um peregrino, exercendo a escuta e realizando pregações, construindo igrejas e cemitérios, desencadeando por muitos lugares o que passa a ser o Projeto comunitário de Belo Monte.
Depois de muitas andanças, Conselheiro e seu já numeroso grupo se assentam em Canudos, na Bahia, em 1893. A comunidade cresce rapidamente, pessoas chegando de vários lugares, se tornando a segunda maior cidade da Bahia, com 25 mil habitantes. Cresce ao ponto de incomodar os latifundiários, sofre com ataques de grande parte da imprensa, da Igreja católica e do Governo Federal, desencadeando o massacre que tem à frente o Exército Brasileiro.
O episódio e sua comunidade ganham fama na imprensa da época, também na peculiaridade de se tratar de uma guerra fotografada. A consolidação se dá na escrita monumental de Euclides da Cunha, que cobre a Guerra e em 1902 lança Os sertões, grandiosidade literária também impulsionada como livro-reportagem demarcado no Brasil e no mundo. De lá pra cá, muitas escritas surgem sobre o episódio, na Literatura e nas diversas Linguagens Artísticas, como o Cinema, o Teatro e a Fotografia.
Serviço
  • Conselheiro Vivo 2025 - 21 anos de resistência e memória.
  • 7 a 13/3/2025
  • Quixeramobim/CE
  • Programação sujeita a alterações
Sexta-feira (7)
  • 8h – Cortejo do Conselheiro Vivo. Caminhada pelas ruas de Quixeramobim com alunos da rede municipal, comunidade escolar e público geral.
  • 18h30 - Abertura oficial com apresentação artística e falas das autoridades.
  • 19h - Roda de Conversa: “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da Democracia”, com Luisa Cela (secretária da Cultura do Ceará), José Guimarães (deputado federal), Renato Freitas (deputado estadual), Larissa Gaspar (deputada estadual).
  • Apresentação: Pedro Igor Pimentel (Gestor da Casa de Antônio Conselheiro)
  • 21h – Show Sesc Sonoridades com Leonardo de Luna e Forró Briseira. Local: Casa de Antônio Conselheiro
Sábado (8)
  • 9h30 - Mesa: “O papel e os desafios da comunicação contra-hegemônica em rede”, com Inês Aparecida (Jornalista), Renato Freitas (Deputado Estadual), Léo Suricate (Artista e influenciador digital).
  • Local: Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
  • 11h30 – Apresentação musical e feijoada.
  • Local: Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
  • 14h – Aula virtual do curso - “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, com Maria Raimunda Oliveira. Tema: “Literatura e memória. A guerra de Canudos entre a história e a ficção”.
  • 17h - Sarau Poético Cordel de Mulher - Vivência literária com Julie Oliveira e o Clube de Leitura: “Mulher e Literatura” (Projeto Severinas Mulheres do Sertão). Local: Museu Orgânico Antônio Rabelo.
  • 17h30 - Contação de Histórias com a Mala Encantada do Sesc, com Lilian Lima e Ana Valéria, e Intervenção Artística com Cia Lamparim. Local: Praça CEU das Artes.
  • 20h - Show musical – “Forró das Mulheres”, com Mylla Torres e Elza Ferreira. Local: Casa de Antônio Conselheiro.
Domingo (9)
  • 5h – Corrida do Conselheiro. Local: Casa de Antônio Conselheiro
  • 16h - Apresentação do Grupo de Leitura “Sertões e Memórias”, da ONG Iphanaq.
  • OBS: Haverá a entrega da Comenda “Antônio Conselheiro” ao homenageado Manoel Neto. Local: Casa de Antônio Conselheiro
  • 18h – Cinesesc - Exibição especial para o público infantil. Local: Museu Orgânico Antônio Rabelo
  • 18h - Lançamento do livro: “Quixeramobim e a Confederação do Equador 1824/2024”, de Joaquim Pontes Brito (Aquiletras).
  • Após, haverá a entrega da Comenda Antônio Conselheiro à Terezinha Oliveira. Local: Praça Céu das Artes – Argemiro da Silva Coutinho
  • 18h30 - Abertura da Exposição Itinerante: “Duzentos Anos da Confederação do Equador – Um Tributo a Bárbara de Alencar”. Local: Praça Céu das Artes – Argemiro da Silva Coutinho
  • 19h – Apresentação teatral: “Sertão Confederado”, com o Grupo CriAr de Teatro e a CIA Prisma de Artes-Praça Céu das Artes – Argemiro da Silva Coutinho.
Segunda-feira (10)
  • 9h – Palestra: “Antônio Conselheiro x Canudos – a resistência popular contra o aparelho opressor do Estado e na defesa da democracia e da justiça social”, com Professor João Ferreira Damião (Canudos-BA). Local: EEEP Doutor José Alves da Silveira
  • 9h – Palestra: “O Belo Monte de Antônio Conselheiro: um espaço de luta contracolonial”, com Professor João Batista S. Lima (historiador e mestre em Crítica Cultural DLLARTES/UNEB, Canudos-BA). Local: EAEF Deputado Leorne Belém
  • 13h30 - Oficina de Carimbolândia: Antonino Peregrino-Facilitadora: Luci Sacoleira-Local: Sala de Oficina da Praça Céu das Artes – Argemiro da Silva Coutinho
  • 14h - Oficina Tradução e Performance Artística em Libras-Facilitador: Roberto Negão-Local: Auditório Sebrae de Quixeramobim-Atividade acessível em libras (aberto ao público ouvinte, necessário inscrição via linktree)
  • 14h - Palestra: "Patrimônio cultural e periferia: construindo uma nova perspectiva", com o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC). Local: Centro Educacional Sesc Ler
Terça-feira (11)
  • 8h - Oficina: A Xilogravura no Olhar de Antônio Conselheiro-Facilitador: Mestre Stênio Diniz
  • Duração: Manhã e Tarde-Local: E.E.F Maria Vidal Pimenta Lima
  • 8h - Tecendo as Narrativas Conselheiristas-Bordado-Facilitadora: Mestra Dadá Leitão-Duração: Manhã e Tarde-Local: E. E. F. Dona Maria De Araújo Carneiro.
  • 9h – Palestra: “Museologia na Periferia: uma forma de preservação do Patrimônio Cultural", com o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC). Local: Praça CEU das Artes.
  • 9h30 - Palestra: Geoparque: Sertão Monumental - Quixadá e Quixeramobim-Palestrante: professora Carol Loureiro e professor João Luís Olímpio-Local: EEEP José Alves da Silveira (Escola Profissional)
  • 10h – Palestra: Antônio Conselheiro X Canudos – a resistência popular contra o aparelho opressor do Estado e na defesa da democracia e da justiça social”, com Professor João Ferreira Damião (Canudos). Local: Liceu de Quixeramobim
  • 14h – Palestra: "Museologia na Periferia: uma forma de preservação do Patrimônio Cultural ", com o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC). Local: Centro Educacional Sesc Ler
  • 14h - Exibição do curta: “Canudos Resiste”, de Magabi Matos. Mediação: João Batista S. Lima (historiador e Mestre em Crítica Cultural DLLARTES/UNEB, Canudos-BA). Local: EEMTI Guilherme Correia, distrito de Belém
  • 16h - Roda de Conversa: "A voz e a resistência das mulheres quilombolas”, com a participação das mulheres do Quilombo Mearim, de Nina Rizzi e de Sarah Diva Ipiranga, curadoras da 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. Mediação: Kinaya (escritora). Local: Quilombo Mearim - Quixeramobim
  • 19h - Sesc Cultura de Raiz: Barraca da Viola, edição especial EJA. Local: Centro Educacional Sesc Ler.
Quarta-feira (12)
  • 8h - Oficina de Lutheria: Produção de Maracás-Facilitador: Mestre Aécio de Zaira-Duração: Manhã e Tarde-Local: EEM do Campo Irmã Tereza Cristina
  • 8h - Literatura de Cordel: Antônio Conselheiro e o Guerra de Canudos-Facilitador: Mestre Pádua de Queiroz-Duração: Manhã e Tarde-Local: Escola Agrícola de Ensino Fundamental Deputado Leorne Belém
  • 10h – Lançamento do livro “Terra”, de Zilah Garcia. Local: EEMTI Cel. Humberto Bezerra
  • 17h - Sesc Sonoridades - Pôr do Sol, com “O Jovem Piano de Uirá”. Local: Ponte Metálica
  • 17h - Apresentação Musical Sons da Natureza com Mestre Aécio de Zaira-Local: Ponte Metálica
  • 19h – Sesc Sonoridades: Banda Black e Banda Tiro Certeiro. Local: Casa de Antônio Conselheiro.
Quinta-feira (13)
  • 18h - Palestra de encerramento com o Prof. João Cezar de Castro Rocha (Rio de Janeiro).  Haverá entrega da Comenda “Conselheiro Vivo” ao homenageado João Cezar de Castro Rocha. Local: Casa de Antônio Conselheiro
  • 19h - Declamação de Cordel com Mestre Pádua de Queiroz-Local: Casa de Antônio Conselheiro
  • 20h – Show: “Um entardecer encantado no Coração do Ceará”, com Azanias. Local: Casa de Antônio Conselheiro
Acompanhe nossa programação pelo Instagram do Conselheiro Vivo.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...