Pular para o conteúdo principal



Na XV Bienal do Livro do Ceará

Com 50 mil pessoas, segundo dia da Bienal Internacional do Ceará quebra recorde de público.

Debate sobre o novo PNLL, maratona de lançamentos e programação cultural intensa movimentam evento no Centro de Eventos do Ceará .

O segundo dia, neste sábado (5) da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizado neste sábado (5/4), foi marcado por um recorde histórico de público. Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Ceará, superando a marca registrada na edição de 2022 e consolidando o evento como um dos maiores encontros literários do país (foto Txai Mendes0.

Abrindo o ciclo de debates desta edição, o evento promoveu uma mesa redonda sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) 2025–2035, com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e de diversos segmentos do setor de livro e leitura. Realizado na Sala Beatriz Nascimento, o encontro contou com Fabiano dos Santos, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC; Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; e Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará. A mediação ficou a cargo da jornalista Ivna Girão, coordenadora de Comunicação e Cultura do MinC.

O debate integra a Programação MinC e marca uma das primeiras ações do novo ciclo de escutas do PNLL, que já percorreu São Paulo, Porto Alegre e Recife. A programação continua neste domingo (6/4), das 9 às 12 horas, no mesmo espaço.

A Cena Literária Cearense ganhou destaque com uma maratona de lançamentos que reuniu 12 escritores locais, além de autoras convidadas de Pernambuco e da Paraíba. Os lançamentos aconteceram em diversos pontos da feira e contaram com sessões de autógrafos e a presença dos autores.

Outro momento importante do dia foi a inauguração do Espaço Cultura Alimentar, que retorna à Bienal pela terceira vez. O eixo temático destaca a relação entre o ser humano e a alimentação, valorizando as culturas tradicionais e os pequenos produtores. Segundo a moderadora Vanessa Moreira, a iniciativa reforça o pioneirismo do Ceará na promoção da cultura alimentar e na implementação de políticas públicas voltadas ao setor.

Já a Mesa da Curadoria, dedicada a debates com escritores ao longo de toda a programação, estreou com dois encontros de peso. Às 16 horas, a mesa "O que podem as palavras? Narrativas na contemporaneidade" reuniu os autores Afonso Cruz, Socorro Acioli e Andrea del Fuego, sob mediação de Sávio Alencar. Mais tarde, às 20 horas, a mesa "O fogo e a água: palavras em travessia" promoveu um potente diálogo entre a cordelista indígena Auritha Tabajara e a escritora Luiza Romão, com mediação da professora Suene Honorato, abordando oralidade, identidade e resistência através da literatura.

A Praça do Cordel também registrou grande movimentação e se destacou por uma das programações mais ricas da Bienal. Com atividades diárias das 10h30 às 20h, o espaço receberá nomes como o cordelista Bráulio Tavares, que ministra a palestra “Fantasia na Literatura de Cordel” na quinta-feira (10), às 15 horas, e o mestre Chico Pedrosa, referência da poesia popular, que se apresenta nos dois fins de semana do evento (5, 6, 12 e 13).

A estudante de Psicologia Clarissa Silva foi uma das milhares de visitantes do sábado e ressaltou a diversidade da programação. 

- Tem muita oportunidade de encontrar livros que a gente nem imaginava mais conseguir”, afirmou, após participar do lançamento do livro Mulher das Cavernas, de Lia Lira Oliver.

Com 188 estandes e expectativa de atrair mais de 400 mil visitantes ao longo de seus dez dias, a Bienal segue até domingo (13/4), celebrando a Literatura, a cultura e o encontro entre leitores, autores e editores.

Domingo (6) na Bienal! O terceiro dia da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará começa logo cedo, às 9 horas, com uma programação diversificada. Os visitantes poderão participar de feiras de livros e lançamentos, mesas-redondas, rodas de conversa, recitais, apresentações musicais, atividades voltadas para o público infantil e ações de visitação escolar.

Dentre os destaques da programação deste domingo (6), o espaço Literatura e Cultura Alimentar recebe, das 16 às 18 horas, a atividade “As receitas que não foram escritas”, com a participação da jornalista Izakeline Ribeiro e de Dona Luiza Santos, fundadora do projeto social Pratinho da Madrugada. A mediação será feita por Selene Penaforte, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB). A atividade ocorre no Pavilhão Térreo – Oeste.

Na Arena Henriqueta Galeno, das 14 às 15 horas, será realizada a roda de conversa “Como escrever um livro transformou a minha vida e como os projetos pedagógicos de enfrentamento à violência contra as mulheres podem transformar a sociedade”. O encontro contará com a presença de Maria da Penha, símbolo da luta pelos direitos das mulheres no Brasil, e da vereadora e procuradora da Mulher de Fortaleza, professora Adriana Almeida.

Já no Espaço Café Literário, às 19 horas, o público poderá assistir à apresentação “Cantar o Brasil”, com os músicos Carlinhos Patriolino e Ana Flora, encerrando a programação do dia com música e poesia no Pavilhão Térreo–Oeste.

Outro momento importante da Bienal será o lançamento do livro “Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará – O Ceará em estado de conferência”, publicação que reúne dados e reflexões sobre a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC). O lançamento acontece também neste domingo (6), às 16 horas, na Sala 2 do Mezanino 2. 

Estarão presentes a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; os coordenadores da 4ª CEC, Selma Santiago e Fábio Santiago; e as organizadoras do livro, Eliza Gunther e Diana Gomes. A mediação da conversa será feita por Leandro Maciel, coordenador de Políticas para as Artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

A Bienal é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

  • Bienal Internacional do Livro do Ceará 
  • 4 a 13 de abril, das 9 às 22 horas
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 990-Edson Queiroz-Fortaleza.
  • Gratuito e aberto ao público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...