Cresce busca por pós-graduações na Área Médica no País; vagas de residência diminuem.
Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) revelou que, no Brasil, a procura por cursos de pós-graduação latu-sensu em Medicina tem aumentado cada vez mais, ante a redução na oferta de residência médica. No País, chega a 260 mil o número de médicos que não possuem título de especialista, embora ele não seja obrigatório, no caso dos profissionais generalistas.
O levantamento apontou, no entanto, que a escassez de vagas de residência tem sido determinante para a quantidade de médicos sem especialização no País: em 2022, por exemplo, havia apenas 16 mil vagas disponíveis para os cerca de 25,5 mil médicos formados naquele ano. Neste cenário, os cursos de pós-graduação têm se tornado uma alternativa para os profissionais que buscam se especializar.
Em Fortaleza, até 31 de julho, todas as pós-graduações da Afya, líder em Educação e soluções para a prática médica no Brasil, estão sendo ofertadas com 40% de desconto, nas modalidades presencial e EAD. Ao todo, são 18 especialidades: Clínica em Dor, Psiquiatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Intensiva Adulto, Psiquiatria da Infância, Reumatologia, Endocrinologia, Pediatria, Geriatria, Ultrassonografia, Valvopatia, Nutrologia, Neurologia, Gastroenterologia, Neuropediatria, Ginecologia e Ecocardiografia.
A Diretora da Afya Educação Médica Fortaleza, Maria Cecília Cavalcante, destaca que "ao se especializar, o médico agrega não apenas novas técnicas e conhecimentos, mas, também, ganhos financeiros. Além disso, a Afya hoje também se preocupa com toda a carreira médica, ofertando, em algumas especialidades, além da pós-graduação, as trilhas de 'Finanças Dominadas' e 'Meu consultório particular', por acreditar que a profissão passará por grandes transformações e o médico precisará de ferramentas para se diferenciar no Mercado".
Comentários
Postar um comentário