O Bolo é um dos alimentos emblemáticos, que evocam o carinho dos Avós.
A iguaria está entre as sobremesas mais vendidas em mercados e padarias e tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos.
A Casa dos ‘Vôs’, por si só, já provoca uma inundação de sentimentos, que grudam na nossa memória afetiva. E, quando se trata da comidinha da vó, quase todo mundo desperta um gatilho do bem em um cenário emocional imediatamente associado àquela comida das vozinhas e à infinidade de coisas gostosas, que elas faziam ou ainda fazem nas casas, que têm a sorte de ainda tê-las por perto..
O Bolo, uma iguaria milenar, talvez seja um dos alimentos mais comumente ligados a essa figura afetuosa, que mistura ovos, farinha e outros ingredientes para traduzir amor em forma de comida.
O Bolo das Meninas (@bolosdasmeninas), empresa especializada em Bolos Artesanais, busca justamente trazer esse conceito de memória afetiva a essa iguaria tão simbólica, unindo tradição e modernidade nas receitas para que o produto desperte lembranças afetivas em seus clientes.
- A nossa produção, apesar de ser grande, é totalmente artesanal. O Bolo das Meninas sempre é feito com ingredientes frescos. Além da batedeira industrial, que usamos, quando chega a hora de misturar os ingredientes secos, utilizamos o verdadeiro e antigo fouet. Isso deixa a massa mais fofinha e aerada por mais tempo”, explica Daniela Veloso, sócia do Bolo das Meninas.
A empresária conta, que esse cuidado tem tudo a ver com o propósito da marca, que se inspirou em um caderno de receitas datado de 1916, pertencente à avó da tia de Daniela, Maria Honorina.
- Eu tive acesso ao caderninho quando minha tia Ana Veloso, neta de Maria Honorina, sugeriu, que fizéssemos Bolos. Ela me presenteou com esse caderno, que hoje está exposto na loja da Pituba. Qualquer cliente, que entrar pode consultar. Para nós, o melhor e maior retorno é ouvir de alguém: ‘Nossa, esse Bolo me lembrou o da minha avó, o da minha mãe!’ Isso é o nosso maior prêmio”, relata.
O Bolo, sem dúvida, é uma das primeiras sobremesas, que vêm à mente quando se fala em afeto, memórias e sabor de infância. E o mercado comprova isso: o segmento tem apresentado crescimento expressivo.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), os Bolos foram o destaque do setor, com crescimento de 12,5% sobre os R$ 800 milhões registrados em 2024. O volume também subiu significativamente: foram 21 milhões de toneladas, um aumento de 8,8%, segundo dados divulgados no site da entidade.
- É um dos itens mais vendidos e mais procurados. Você entra em um mercado ou numa padaria e, depois do pão, é o produto mais requisitado”, observa Geórgia Cirilo, sócia de Daniela.
Sem perder o legado do afeto, as empresas acompanham as tendências e inovações. Receitas cheias de novidades continuam surgindo com muita criatividade. Há alguns anos, seria impensável saborear um Bolo de Churros, por exemplo. Hoje, ele é o mais vendido no Bolo das Meninas.
- O Bolo mais procurado, o nosso campeão de vendas, é o de churros. Ele leva doce de leite dentro da massa e na cobertura, além daquela canela ‘craqueladinha’ com açúcar ao redor. Quando você come, tem a sensação de estar saboreando um churro, que também remete à infância. Todo mundo ama! É o mais desejado”, detalha Geórgia.
E qual é a melhor época para comer Bolo? O ano inteiro! “Claro, que temos períodos com maior demanda, mas no dia a dia o Bolo funciona para o café da manhã, o lanche da tarde e até para substituir o jantar”.
- O disparado, que a gente mais vende é no mês de junho, né? Os Bolos Regionais, os Bolos Típicos. Depois disso, a gente vende bem no Natal, porque, além dos Bolos, a gente tem as tortas salgadas, doces etc. A gente cria também sempre produtos inovadores para o Natal. Depois disso, tem o Dia das Mães, que tem bastante apelo para café da manhã. E, durante a semana, numa semana normal, os dias, que mais vendem são sexta, sábado e domingo. Domingo tem muita gente, que está em casa e pede por delivery”, diz Daniela.
Uma das curiosidades reveladas pela empresa é a preferência de Bolos por faixa etária. Você sabia, que os jovens gostam mais das novidades, enquanto os mais velhos preferem receitas tradicionais?
- Temos um público jovem, que busca inovação: querem Bolo de Pistache, de maçã do amor, de churros. Já o público mais tradicional, geralmente mais velho, prefere um bolinho simples, daqueles para o Café, como o de iogurte com canela. Atendemos a esses dois perfis”, explica Geórgia.
E para não deixar a tradição de lado, uma das receitas campeãs do Bolo das Meninas é revelada abaixo:
Bolo de Cenoura-Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo.
- 140g de cenoura picada.
- 75ml de óleo ou manteiga derretida.
- 90g de açúcar.
- 2 ovos.
- 14g de fermento.
- 90ml de água filtrada.
Modo de preparo:
- Bata no liquidificador o óleo, a cenoura, o açúcar, a água e os ovos até obter uma mistura homogênea.
- Despeje o líquido em uma tigela e adicione a farinha aos poucos, misturando bem para evitar grumos.
- Depois, que a farinha estiver completamente incorporada, adicione o fermento (sempre por último) e mexa bem.
- Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 45 minutos, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
Calda de Brigadeiro-Ingredientes:
- 150g de leite condensado.
- 75g de creme de leite.
- 1 colher (rasa) de manteiga.
- 50g de chocolate com mais de 33% de cacau (para realçar o sabor).
Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre, até atingir o ponto de "mar aberto", quando você passa a espátula no centro da panela e o brigadeiro se divide.
- Isabel Oliveira.
Comentários
Postar um comentário