No encerramento do VII ExpoConstruir, nesta sexta-feira (22/8/2025), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Blog do Lauriberto entrevistou o construtor Andre Montenegro:
- Como foi a VII ExpoConstruir?
- Uma Feira está se fixando como uma grande Feira do Setor de Material de Construção, para os fornecedores e trazendo com novidade esse ano o Espaço de Invenções e Inovações de cearenses, que a gente está participando aqui junto com grandes inovadores cearenses. Isso é interessante. O Setor precisa se reinventar, a Construção Civil precisa evoluir em produtividade, e é isso que a gente tem feito nesses últimos anos
- O que o senhor apresentou na ExpoConstruir?
- Nós estamos apresentando a nossa tecnologia chamada OLECASAS, são casas pré-fabricadas, casas, que eu consigo ter um controle de qualidade autista em um gão de produtividade enorme. Para vocês terem a ideia hoje, nós conseguimos fazer uma casa a cada cinco dias, e tem um número de grandes, já fizemos nesses últimos dez anos vinte e seis mil casas, e esse ano nós já estamos construindo todos os seis mil casas, e do Brasil todo, mais aqui no Nordeste, mas até no Rio Grande do Sul, nós estamos lá também. Não, não ser criado em uma casa, a minha inovação não é de produto, é de processo, eu inventei um processo de fazer alvenaria, a minha casa de alvenaria, com os seus rebocos, que rolam e reibocos, só que eu faço ela no chão, já com todas as instalações e boteiras, levanto e monto rapidamente, e a laje também é pré-fabricada. E isso dá um ganho de produtividade enorme. Para você ter uma ideia? Um pedreiro bom, junto com o servente, eles fazem todos os vinte mesmas com a lado de alvenaria, num dia. Eu consigo fazer em vinte minutos o que o cara faz no dia, não sai bem. Não tem pedreiro.mAcho que o servente começa a ser vantado. Se a gente abaçou o servente, se a variação do seu servente não faz, o servente não faz.
- Balanço da Construção Civil neste 1º semestre de 2025?
- Foi o primeiro semestre no Brasil todo bom. Retomada da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que estava parada. Financiamento bom para a Baixa Renda, o FGTS, os subsídios. Estão sendo construídas de segunda moradia, novos de valores bastante elevados, só quem sofre ainda é o Classe Média, com esses juros aí. Para Clase Média é bem recuado em novos de 500 mil até 1 milhão. Não tá fácil de vender não.
- Fim dos hóteis e inicio de condomínios de luxo na Beira-Mar.
- Certeza, né, com a liberação do gabarito, com Fortaleza, o que é caracterizada é com uma Dubai do Brasil, com esses pedaços muito bonitos, belos, com um valor agregado muito alto. Impressionante, como tem gente para comprar esses apartamentos. É só um apartamento esbelto e a tendência é que o pessoal ainda é o derrubando desses prédios menores. A gente tem que dar um estudado, a gente tem que dar um fazer uns hotéis.
- Novo Plano Diretor de Fortaleza.
- O Novo Plano Diretor estar se desenhando agora, se é aprovado até o final do ano, da qual eu participo, a gente tem que dar um estudado. Foi na gestão anterior, e essa gestão atual ele deu continuidade. Isso foi bom que não teve uma quebra de continuidade.
Comentários
Postar um comentário