O primeiro super espião brasileiro chega aos Cinemas na quinta-feira (21 de agosto de 2025), em “C.I.C. - Central de Inteligência Cearense” e o nome dele é Lei, Wanderley. Dirigido por Halder Gomes, o filme apresenta Edmilson Filho como o 007 dos trópicos, o Agente Karkará, que encara missões arriscadas e criminosos perigosos com coragem, carisma, bom humor e, claro, sua poderosa mão biônica. O longa-metragem é uma produção da Paris Entretenimento, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com distribuição da Paris Filmes.
O filme é resultado de mais uma parceria entre Halder Gomes e Edmilson Filho, que fizeram o público gargalhar com produções como “Cine Holliúdy”, “O Shaolin do Sertão” e “Bem-vinda a Quixeramobim”. Em “C.I.C. - Central de Inteligência Cearense” a dupla mistura suas grandes paixões: o cinema e as artes marciais, com doses generosas de comédia e ação. A amizade entre os dois começou nos tatames antes de ganhar as telonas, Halder é mestre em taekwondo e Edmilson é tricampeão brasileiro no Esporte.
A trama acompanha mais uma aventura do Agente Karkará, um espião da agência secreta Central de Inteligência Cearense. Enquanto se prepara para sair de férias, ele é chamado para investigar o assassinato de um cientista brasileiro no Centro de Cooperação Científica Iporã, coordenado por uma parceria entre Brasil, Argentina e Paraguai. Armado com seu braço biônico, ele embarca em uma missão para desvendar quem matou o cientista e quais eram suas motivações em tempo recorde para conseguir pegar o avião e aproveitar suas aguardadas férias.
Para enfrentar os perigosos vilões Cortez (André Segatti) e Koorola (Tóia Ferraz), Karkará contará com o apoio dos agentes Romerito (Gustavo Falcão), do Paraguai, e Mikaela (Alana Ferri), da Argentina; além da incansável equipe da Central de Inteligência Cearense formada por Espírito Santo (Nill Marcondes), Divina (Monique Hortolani) e a inteligência artificial mais arretada de todas, Mazé (Valéria Vitoriano).
Apesar de a história se passar em diferentes lugares no Brasil, no Paraguai e na África, todas as cenas foram rodadas no Ceará, em locações escolhidas para representar diversas partes do mundo.
- Eu fiz questão de colocar o Ceará em tudo: no jeito de falar, nas expressões, na torcida pelo time do Fortaleza, na gíria, no improviso, na malícia. E todas as locações foram no Ceará. Mesmo sendo um filme internacional, a gente viaja dentro do Ceará mas, na história, estamos no Paraguai, em uma ilha perto da África e no meio da América do Sul”, revela Edmilson Filho.
O filme é repleto de adrenalina e as cenas de ação são um show à parte. Edmilson Filho também assina a coreografia das lutas como action designer da produção, o responsável por planejar e dirigir cada movimento nos combates. Ao lado do diretor Halder Gomes, ele também ajudou na preparação do elenco, introduzindo os atores e atrizes no universo das artes marciais.
- Sempre levei as cenas de luta como uma dança: tem ritmo, tem precisão, tem entrega. Coreografei tudo pensando no estilo do personagem e no que a cena pedia. Fiz quase todas as cenas porque gosto mesmo é de estar na linha de frente, suando, errando e acertando, só as cenas de saltos mortais, que foram realizadas pelo meu dublê. A preparação foi intensa: treino, respiração, alongamento e, claro, água de coco e oração”, contou o ator.
- A luta, para mim e Edmilson, tem sido parte das nossas vidas por décadas. Nós somos mestres em Taekwondo e vivemos tudo o que é possível nos tatames: aulas, treinos e competições. Conversamos sobre a personalidade de cada coreografia e como ela dialoga com o momento do filme e dos personagens. Não é a luta pela luta. O embate em si é uma cena com todas as suas cargas cômicas ou dramáticas - ou ambos”, complementa Halder Gomes.
Sinopse: Wanderley (codinome: Agente Karkará) é um James Bond à brasileira, que, com seu braço biônico capaz de resolver qualquer problema, combate os criminosos mais perigosos do Brasil a mando da CIC, a Central de Inteligência Cearense. Quando um cientista brasileiro, trabalhando em um projeto junto com os governos argentino e paraguaio, é assassinado e tem as informações de sua pesquisa roubadas, Wanderlei precisará usar todas as suas habilidades para recuperar os dados antes, que eles caiam em mãos erradas. Ao seu lado, terá aliados inesperados - um agente paraguaio e uma espiã argentina.
Elenco: Edmilson Filho, Alana Ferri, Tóia Ferraz, Gustavo Falcão, Nill Marcondes, Monique Hortolani, André Segatti e Valéria Vitoriano.
Ficha Técnica
- Direção: Halder Gomes
- Roteiro: Marcio Wilson
- História Original: Edmilson Filho
- Direção de Fotografia: Carina Sanginitto
- Direção de Arte: Juliana Ribeiro
- Figurino: Chris Garrido
- Caracterização: Emi Sato
- Direção de Produção: Dayane Queiroz
- Som Direto: Márcio Câmara
- Edição de Som e Mixagem: Érico Paiva Sapão
- Montagem: Helgi Thor
- Trilha Sonora Original: Herlon Robson Braz
- Produção de Elenco: Monice Mendes
- Produção Executiva: Patricia Baía upex, Mariana Marcondes upex
- Produzido por: Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli, Veronica Stumpf
- Produção Associada: Rodrigo Castellar, Adrien Muselet
- Produção: Paris Entretenimento
- Coprodução: Globo Filmes e Globoplay
- Patrocínio: ECOTEC Brasil, Cajuína São Geraldo
- Apoio: FSA/BRDE/Ancine
- Apoio Cultural: Jaguaríndia Village, Jaguaribe Lodge & Kite
- Distribuição: Paris Filmes
Comentários
Postar um comentário