Pular para o conteúdo principal



Caravana Portuária na Fiec


Depois de percorrer Pernambuco, Bahia e Maranhão no primeiro semestre de 2025, a Caravana de Inovação Portuária desembarcou, no Ceará nesta quinta-feira (18.9), com a quarta edição do evento realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza. A iniciativa, promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export, reuniu lideranças institucionais, empresários e especialistas com o objetivo de estimular soluções inovadoras para os desafios logísticos e ampliar a competitividade do setor portuário.

Com foco na construção de um ecossistema de inovação aberta, o encontro destacou a conexão entre tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional. Além de promover debates estratégicos, marcou a chegada do projeto ao Porto do Mucuripe e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), dois ativos centrais para a economia estadual e nacional.

A cerimônia de abertura contou com autoridades do setor industrial, governamental e portuário. Compuseram a mesa o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, representando o Presidente Ricardo Cavalcante; a Coordenadora de Atração de Negócios e Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Márcia Noronha; o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Lucio Gomes; o Coordenador-Geral de Gestão Portuária do MPor, Thiago Alvarenga; o Diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike; a superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ, Cristina Castro; e a advogada Beatriz Gallotti, representando a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).


Também participaram, o Pró-Reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Barros Neto; o Coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC (COINFRA), Heitor Studart; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o Presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC (COINTEC), Marcos Soares; e o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo Neto.

Na ocasião, Carlos Prado ressaltou que a inovação mais transformadora do setor portuário não está apenas em tecnologias como automação e inteligência artificial, mas na governança. “Ao otimizar e agilizar a liberação de cargas, estamos liberando espaço físico nos portos de forma eficiente e inteligente. Quando todos os atores trabalham em harmonia, eliminando entraves, entregamos resultados melhores para os usuários. As caravanas são a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.

O debate sobre marcos institucionais foi aprofundado por Tetsu Koike, do MPor, que chamou atenção para a ausência de uma política pública dedicada à inovação portuária. Segundo ele, enquanto setores como petróleo, gás e rodovias já contam com estruturas regulatórias consolidadas, o ambiente portuário segue carente de dispositivos consistentes de fomento. Nesse contexto, o Ceará desponta como terreno fértil para transformar ideias em projetos concretos.


Cenário cearense e perspectivas para inovação e sustentabilidade-Márcia Noronha, da SDE, reforçou que inovação vai além de ferramentas ou tecnologias, envolvendo pessoas e conexões institucionais. Ao lembrar que o Ceará está entre os maiores investidores públicos em pesquisa e desenvolvimento do país, destacou o desafio de transformar investimento em negócios, valor e desenvolvimento regional.

Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ, relacionou o setor aquaviário à transição energética global. Ela apontou o potencial do Brasil em combustíveis verdes, destacou a matriz energética limpa do país e defendeu a inovação como caminho para alinhar o transporte marítimo à Agenda 2030, com iniciativas como o inventário setorial de emissões e projetos baseados na natureza.

Thiago Alvarenga, do MPor, reforçou o apoio institucional às caravanas, lembrando os resultados já colhidos em edições anteriores e a importância de manter a agenda contínua. Beatriz Gallotti, da ABEPH, trouxe, por sua vez, a perspectiva das autoridades portuárias, defendendo que a inovação seja incorporada à cultura do setor como resposta aos desafios de capacidade, demanda e adaptação às mudanças climáticas. Para ela, vontade, conhecimento e cooperação são indispensáveis para essa transformação.

Encerrando as falas, Lucio Gomes, da CDC, destacou iniciativas do Porto do Mucuripe voltadas à sustentabilidade, como a instalação de uma usina fotovoltaica e a requalificação de acessos, além de investimentos em segurança e projetos sociais em parceria com entidades da cidade. Segundo ele, a combinação entre responsabilidade financeira e compromisso social é central para garantir que a atividade portuária siga gerando desenvolvimento regional.


Novos caminhos para portos mais eficientes e verdes-A programação da manhã contou com duas apresentações institucionais. Isabela Maciel, Assessora para Transição Energética do SENAI Ceará, destacou a contribuição do Sistema Indústria para portos sustentáveis e a transição energética, com foco nas metas de descarbonização, oportunidades no mercado de trabalho e infraestrutura estratégica do SENAI Ceará. “O SENAI Ceará está engajado em promover portos sustentáveis e a transição energética, especialmente no HUB de Hidrogênio Verde no CIPP, onde já temos sete projetos em fase de pré-contrato para produção de hidrogênio”, afirmou.

Ela explicou que as estratégias de redução de Gases de Efeito Estufa no setor de transportes incluem eletrificação, biocombustíveis, veículos a hidrogênio e ferrovias. Sobre metas de descarbonização, destacou o exemplo do setor aéreo brasileiro, que deve adotar o Combustível Sustentável para Aviação (SAF) com metas crescentes até 2037, e o setor marítimo europeu, com regulamentação para reduzir a intensidade de emissões de navios com mais de cinco mil toneladas.

Dois painéis complementaram as discussões. O primeiro, "Diálogos Porto-Cidade: construindo as bases hoje para um amanhã sustentável", e o segundo, "Os trabalhadores portuários em perspectiva inovadora: visões e versões para obtenção de novas capacidades funcionais", este com a participação do Assessor para Transição Energética do SENAI Ceará, Felipe Frutuoso.

No período da tarde, três apresentações institucionais, dois painéis técnicos e pitches de startups movimentaram o encontro. Foram debatidos temas como inovação no Complexo do Pecém, desafios portuários sob a ótica de ciência e tecnologia — com a participação do Economista-Chefe da FIEC e Gerente do Observatório da Indústria Ceará, Guilherme Muchale — proteção da propriedade intelectual, oportunidades no mercado livre de energia e inserção de startups no setor. Empreendedores apresentaram soluções voltadas para educação, logística e tecnologias digitais, reforçando as Caravanas como espaço de articulação e vitrine de ideias.

Portos cearenses em destaque no corredor logístico do Arco Norte-Ao sediar o evento, a FIEC reafirmou seu compromisso com a cultura de inovação na indústria e na logística, alinhada à agenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e às diretrizes federais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A escolha do Ceará evidenciou o papel estratégico do estado no Arco Norte, corredor logístico formado por portos das regiões Norte e Nordeste, acima do paralelo 16°S. A rota se consolidou como alternativa essencial para o escoamento de grãos, frutas, aço e outros produtos, diversificando a matriz logística brasileira e reduzindo a sobrecarga nos portos do Sul e Sudeste.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...