Pular para o conteúdo principal



Na Caixa Cultural Fortaleza em setembro

 CAIXA CULTURAL FORTALEZA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

 

Agenda traz oficinas gratuitas, contação de história, exposições e um espetáculo teatral bilingue que une arte, consciência ambiental e acessibilidade.

 

Espetáculo Floresta dos Mistérios / Foto: Sílvia Machado

 

A CAIXA Cultural Fortaleza divulga a programação de setembro. Na agenda, oficinas gratuitas, contação de história, exposições de artistas premiados com recorde de visitação e o espetáculo teatral Floresta dos Mistérios, para as crianças e toda a família.

 

Todas as oficinas e vivências são gratuitas, e as inscrições são realizadas no site da CAIXA Cultural.

 

Oficinas, vivências, workshop e contação de histórias:

 

Cordéis em Bordado-A oficina Cordéis em Bordado propõe uma imersão sensível e manual, valorizando o fazer artístico coletivo e os vínculos culturais, afetivos e identitários. A atividade cria uma experiência de aprendizado através da união de duas expressões marcantes da cultura nordestina: a literatura de cordel e o bordado. A oficina acontece no sábado (6), às 14h, e é voltada para o público a partir de 16 anos com experiencia prévia em bordado.

 

Linoleogravura: Entre Luz e Linha-Uma atividade, que une teoria e prática a partir da técnica da linoleogravura. Explorando os contrastes entre luz e sombra, os participantes serão convidados a transformar percepções visuais em matrizes gráficas individuais, por meio do desenho, do entalhe e da impressão manual. A oficina acontece no domingo (7), às 14h, voltada para o público a partir de 16 anos.

 

Contos e Encantos: Uma tarde com animais fantásticos – contação de histórias

Em um ambiente acolhedor, narrativas protagonizadas por animais ganham vida por meio de recursos cênicos e trilhas sonoras envolventes, despertando a imaginação e promovendo valores como amizade, empatia e pertencimento. A cada domingo, às 16h, uma nova história convida o público a explorar mundos poéticos e diversos, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

 

No primeiro domingo (7), “Leo e a Baleia”, do autor Benji Davies, traz a história do pequeno Leo e de uma baleia, revelando, que pequenos gestos de cuidado podem unir corações distantes. No dia 14, é a vez da “A Festa da Muriçoca” da autora Fabiana Guimarães, sobre uma história divertida, que celebra a diversidade da fauna e da cultura popular brasileira. No dia 21, a obra “E o dente ainda doía”, da autora Ana Terra, mostra a união dos animais da floresta para ajudar um jacaré com dor de dente. No último domingo (28), é vez de contar a história do livro “Lino”, de André Neves, sobre um porquinho doce, que vive em uma loja e se encanta por uma coelha chamada Lua.

 

Workshop Gestão & Produção Cultural Criativa-O workshop acontece na quarta e quinta-feira (10 e 11), às 18h, e é voltado para artistas, produtores, coletivos e agentes culturais. O encontro será conduzido pela gestora cultural Bia Ribeiro, especialista em articulação cultural, leis de incentivo e cooperação internacional.

 

A atividade de formação dinâmica estimula a reflexão crítica, o compartilhamento de experiências e de práticas inovadoras no campo da cultura, com foco na compreensão das linguagens, critérios e objetivos do mercado cultural.

 

Montagem Criativa: Composição em Colagem-A oficina é uma experiência artística, que convida os participantes a explorar a composição visual por meio de recortes de revistas, propondo uma abordagem prática e reflexiva. A colagem é apresentada como uma linguagem sensível e crítica, capaz de revelar aspectos subjetivos e simbólicos a partir da reorganização de imagens do cotidiano. A oficina acontece no sábado (13), às 10h, voltada para o público a partir de 12 anos, acompanhado por responsável.

 

Vivência Artística com Nonato Oliveira-A atividade é uma experiência prática e interativa, que aproxima os participantes do processo criativo do artista. Baseada no modelo de live painting, a atividade permite acompanhar, em tempo real, o nascimento de uma nova obra, enquanto o artista compartilha reflexões e técnicas. A oficina conduzida pelo artista multifacetado, Nonato Oliveira, acontece no sábado (13), às 14h, voltada para o público a partir de 14 anos.

 

A Arte do Kirigami: O papel reluz na Terra do Sol-A oficina convida o público a explorar a técnica tradicional japonesa de cortar ((kiru) e dobrar (kami) papel para criar formas tridimensionais. Inspirada no kirigami, a atividade estimula a criatividade e a sensibilidade, por meio de uma experiência artística e educativa, transformando o papel em paisagens, personagens e composições únicas. A oficina acontece no domingo (14), às 14h, voltada para crianças de 7 a 12 anos acompanhadas por responsável.

 

Corpo, Arte e Moda: Desenhando Croquis

A oficina convida os participantes a refletirem sobre como as imagens artísticas moldam formas de ver, vestir e representar o corpo ao longo da história e no presente. Por meio de conversas, provocações visuais e práticas de desenho, os participantes são convidados a discutir padrões estéticos, de gênero, raça e classe, que atravessam a arte, a moda e a mídia. A atividade acontece no sábado (20), às 10 horas, voltada para público a partir de 16 anos.

 

Cinema: Do Roteiro à Fotografia-Durante os dois encontros, os participantes poderão explorar as etapas, que transformam roteiros originais e excertos literários em composições visuais carregadas de intenção estética e significado. É uma experiência formativa, que convida a mergulhar nos processos criativos, que conectam texto e imagem no universo cinematográfico. A oficina acontece no sábado (20) e no domingo (21), às 14 horas, voltada para o público a partir de 16 anos.

 

ABC em Libras: Brincando com os Sinais-A oficina bilíngue e inclusiva é voltada para crianças surdas e ouvintes, em atenção ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro). A atividade une acessibilidade, teatro e contação de histórias, criando um espaço afetivo de troca e aprendizado, com jogos, brincadeiras e personagens teatrais. A oficina acontece no sábado (27), às 10 horas, voltada para crianças de 6 a 12 anos, surdas e ouvintes, acompanhadas por responsável.

 

Argila: do barro à arte de esculpir-A atividade busca explorar a prática manual com a argila e estimula a experimentação, a sensibilidade tátil e a expressão criativa, promovendo um diálogo entre arte, território e saberes populares. A oficina artística e formativa acontece no sábado (27), às 14h, voltada para o público a partir de 14 anos.

 

Teatro

 

O espetáculo Floresta dos Mistérios traz uma montagem lúdica e educativa voltada para toda a família, e une arte, acessibilidade e consciência ambiental em uma narrativa envolvente protagonizada por três crianças e personagens do folclore brasileiro, como o Saci, a Iara e o Boitatá. 

 

O espetáculo é bilíngue e acessível: todas as sessões contam com tradução em Libras e audiodescrição, integradas à dramaturgia e às músicas, que são cantadas ao vivo por um elenco de manipuladores-cantores. As apresentações acontecem de 5 a 21 de setembro, sempre de sexta a domingo. Nas sextas-feiras, às 14h30, sábados, às 16 e às 18 horas e aos domingos, às 16 horas.

 

O acesso é gratuito para as apresentações às sextas-feiras, com retirada prévia de ingressos na bilheteria, no dia das apresentações, a partir de uma hora antes do início da sessão. Para os demais dias, os ingressos podem ser adquiridos pelo site e também na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). No sábado (6), a sessão das 18 hpras será gratuita para clientes CAIXA.

 

Exposições

 

Exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada – Sebastião Salgado - em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza / Foto: Divulgação CAIXA

 

A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, do premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado (1944-2025), reúne 52 imagens emblemáticas registradas, na década de 1980, no maior garimpo a céu aberto do mundo. As fotos capturam não apenas o esforço físico, mas também a esperança, a luta e as consequências sociais e ambientais desse capítulo da história recente do Brasil.
 

A exposição já atraiu mais de 5.500 visitantes e segue em cartaz, com entrada gratuita, até 30 de novembro.

 

A mostra coletiva Festival Internacional de Arte Naif – FIAN 2025 reúne um acervo composto por 96 obras de artistas de 20 estados brasileiros e de outros 15 países, e aborda a arte naif, um estilo de representação normalmente produzida por artistas autodidatas. A mostra segue em cartaz até o dia 14 de setembro, com entrada gratuita.

 

A exposição “Antônio Poteiro - A Luz Inaudita do Cerrado" é uma celebração do centenário de nascimento do artista plástico português-brasileiro Antônio Poteiro (1925-2010) e reúne obras do acervo do artista com sua paleta de cores vibrantes, composições densas e temáticas do cotidiano, como a religiosidade e as festividades. A mostra pode ser visitada gratuitamente, até 2 de novembro.

 

Outras informações sobre a programação e atividades do mês podem ser conferidas no site da CAIXA Cultural. 

Serviço

  • CAIXA Cultural Fortaleza.
  • Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
  • Horários: terça a sábado, das 10 às 20 horas. Domingo e feriados, das 10 às 19 horas
  • Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram:@caixaculturalfortaleza
  • Bilheteria: (85) 3453-2770 / (85) 99418-9453
  • Acesso para pessoas com deficiência.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...