CAIXA CULTURAL FORTALEZA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO
Agenda traz oficinas gratuitas, contação de história, exposições e um espetáculo teatral bilingue que une arte, consciência ambiental e acessibilidade.
|
A CAIXA Cultural Fortaleza divulga a programação de setembro. Na agenda, oficinas gratuitas, contação de história, exposições de artistas premiados com recorde de visitação e o espetáculo teatral Floresta dos Mistérios, para as crianças e toda a família.
Todas as oficinas e vivências são gratuitas, e as inscrições são realizadas no site da CAIXA Cultural.
Oficinas, vivências, workshop e contação de histórias:
Cordéis em Bordado-A oficina Cordéis em Bordado propõe uma imersão sensível e manual, valorizando o fazer artístico coletivo e os vínculos culturais, afetivos e identitários. A atividade cria uma experiência de aprendizado através da união de duas expressões marcantes da cultura nordestina: a literatura de cordel e o bordado. A oficina acontece no sábado (6), às 14h, e é voltada para o público a partir de 16 anos com experiencia prévia em bordado.
Linoleogravura: Entre Luz e Linha-Uma atividade, que une teoria e prática a partir da técnica da linoleogravura. Explorando os contrastes entre luz e sombra, os participantes serão convidados a transformar percepções visuais em matrizes gráficas individuais, por meio do desenho, do entalhe e da impressão manual. A oficina acontece no domingo (7), às 14h, voltada para o público a partir de 16 anos.
Contos e Encantos: Uma tarde com animais fantásticos – contação de histórias
Em um ambiente acolhedor, narrativas protagonizadas por animais ganham vida por meio de recursos cênicos e trilhas sonoras envolventes, despertando a imaginação e promovendo valores como amizade, empatia e pertencimento. A cada domingo, às 16h, uma nova história convida o público a explorar mundos poéticos e diversos, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.
No primeiro domingo (7), “Leo e a Baleia”, do autor Benji Davies, traz a história do pequeno Leo e de uma baleia, revelando, que pequenos gestos de cuidado podem unir corações distantes. No dia 14, é a vez da “A Festa da Muriçoca” da autora Fabiana Guimarães, sobre uma história divertida, que celebra a diversidade da fauna e da cultura popular brasileira. No dia 21, a obra “E o dente ainda doía”, da autora Ana Terra, mostra a união dos animais da floresta para ajudar um jacaré com dor de dente. No último domingo (28), é vez de contar a história do livro “Lino”, de André Neves, sobre um porquinho doce, que vive em uma loja e se encanta por uma coelha chamada Lua.
Workshop Gestão & Produção Cultural Criativa-O workshop acontece na quarta e quinta-feira (10 e 11), às 18h, e é voltado para artistas, produtores, coletivos e agentes culturais. O encontro será conduzido pela gestora cultural Bia Ribeiro, especialista em articulação cultural, leis de incentivo e cooperação internacional.
A atividade de formação dinâmica estimula a reflexão crítica, o compartilhamento de experiências e de práticas inovadoras no campo da cultura, com foco na compreensão das linguagens, critérios e objetivos do mercado cultural.
Montagem Criativa: Composição em Colagem-A oficina é uma experiência artística, que convida os participantes a explorar a composição visual por meio de recortes de revistas, propondo uma abordagem prática e reflexiva. A colagem é apresentada como uma linguagem sensível e crítica, capaz de revelar aspectos subjetivos e simbólicos a partir da reorganização de imagens do cotidiano. A oficina acontece no sábado (13), às 10h, voltada para o público a partir de 12 anos, acompanhado por responsável.
Vivência Artística com Nonato Oliveira-A atividade é uma experiência prática e interativa, que aproxima os participantes do processo criativo do artista. Baseada no modelo de live painting, a atividade permite acompanhar, em tempo real, o nascimento de uma nova obra, enquanto o artista compartilha reflexões e técnicas. A oficina conduzida pelo artista multifacetado, Nonato Oliveira, acontece no sábado (13), às 14h, voltada para o público a partir de 14 anos.
A Arte do Kirigami: O papel reluz na Terra do Sol-A oficina convida o público a explorar a técnica tradicional japonesa de cortar ((kiru) e dobrar (kami) papel para criar formas tridimensionais. Inspirada no kirigami, a atividade estimula a criatividade e a sensibilidade, por meio de uma experiência artística e educativa, transformando o papel em paisagens, personagens e composições únicas. A oficina acontece no domingo (14), às 14h, voltada para crianças de 7 a 12 anos acompanhadas por responsável.
Corpo, Arte e Moda: Desenhando Croquis
A oficina convida os participantes a refletirem sobre como as imagens artísticas moldam formas de ver, vestir e representar o corpo ao longo da história e no presente. Por meio de conversas, provocações visuais e práticas de desenho, os participantes são convidados a discutir padrões estéticos, de gênero, raça e classe, que atravessam a arte, a moda e a mídia. A atividade acontece no sábado (20), às 10 horas, voltada para público a partir de 16 anos.
Cinema: Do Roteiro à Fotografia-Durante os dois encontros, os participantes poderão explorar as etapas, que transformam roteiros originais e excertos literários em composições visuais carregadas de intenção estética e significado. É uma experiência formativa, que convida a mergulhar nos processos criativos, que conectam texto e imagem no universo cinematográfico. A oficina acontece no sábado (20) e no domingo (21), às 14 horas, voltada para o público a partir de 16 anos.
ABC em Libras: Brincando com os Sinais-A oficina bilíngue e inclusiva é voltada para crianças surdas e ouvintes, em atenção ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro). A atividade une acessibilidade, teatro e contação de histórias, criando um espaço afetivo de troca e aprendizado, com jogos, brincadeiras e personagens teatrais. A oficina acontece no sábado (27), às 10 horas, voltada para crianças de 6 a 12 anos, surdas e ouvintes, acompanhadas por responsável.
Argila: do barro à arte de esculpir-A atividade busca explorar a prática manual com a argila e estimula a experimentação, a sensibilidade tátil e a expressão criativa, promovendo um diálogo entre arte, território e saberes populares. A oficina artística e formativa acontece no sábado (27), às 14h, voltada para o público a partir de 14 anos.
Teatro
O espetáculo Floresta dos Mistérios traz uma montagem lúdica e educativa voltada para toda a família, e une arte, acessibilidade e consciência ambiental em uma narrativa envolvente protagonizada por três crianças e personagens do folclore brasileiro, como o Saci, a Iara e o Boitatá.
O espetáculo é bilíngue e acessível: todas as sessões contam com tradução em Libras e audiodescrição, integradas à dramaturgia e às músicas, que são cantadas ao vivo por um elenco de manipuladores-cantores. As apresentações acontecem de 5 a 21 de setembro, sempre de sexta a domingo. Nas sextas-feiras, às 14h30, sábados, às 16 e às 18 horas e aos domingos, às 16 horas.
O acesso é gratuito para as apresentações às sextas-feiras, com retirada prévia de ingressos na bilheteria, no dia das apresentações, a partir de uma hora antes do início da sessão. Para os demais dias, os ingressos podem ser adquiridos pelo site e também na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). No sábado (6), a sessão das 18 hpras será gratuita para clientes CAIXA.
Exposições
|
A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, do premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado (1944-2025), reúne 52 imagens emblemáticas registradas, na década de 1980, no maior garimpo a céu aberto do mundo. As fotos capturam não apenas o esforço físico, mas também a esperança, a luta e as consequências sociais e ambientais desse capítulo da história recente do Brasil.
A exposição já atraiu mais de 5.500 visitantes e segue em cartaz, com entrada gratuita, até 30 de novembro.
A mostra coletiva Festival Internacional de Arte Naif – FIAN 2025 reúne um acervo composto por 96 obras de artistas de 20 estados brasileiros e de outros 15 países, e aborda a arte naif, um estilo de representação normalmente produzida por artistas autodidatas. A mostra segue em cartaz até o dia 14 de setembro, com entrada gratuita.
A exposição “Antônio Poteiro - A Luz Inaudita do Cerrado" é uma celebração do centenário de nascimento do artista plástico português-brasileiro Antônio Poteiro (1925-2010) e reúne obras do acervo do artista com sua paleta de cores vibrantes, composições densas e temáticas do cotidiano, como a religiosidade e as festividades. A mostra pode ser visitada gratuitamente, até 2 de novembro.
Outras informações sobre a programação e atividades do mês podem ser conferidas no site da CAIXA Cultural.
Serviço
- CAIXA Cultural Fortaleza.
- Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
- Horários: terça a sábado, das 10 às 20 horas. Domingo e feriados, das 10 às 19 horas
- Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram:@caixaculturalfortal
eza - Bilheteria: (85) 3453-2770 / (85) 99418-9453
- Acesso para pessoas com deficiência.
Comentários
Postar um comentário