Pular para o conteúdo principal



Maior Estátua de Fátima do Mundo fica no Crato




Com 54 metros de altura, a maior estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima no mundo foi entregue aos fiéis nesta quinta-feira (13.11.2025), no Crato, região do Cariri. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia ao lado do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito do Crato, André Barreto; e de outras autoridades.

Marcada pelo espírito romeiro e pela devoção, a região do Cariri carrega um forte viés de turismo religioso. Elmano de Freitas destacou que o monumento é um presente para os romeiros, mas também para todo o Estado. 

- É uma alegria muito grande estar hoje na cidade do Crato, a cidade mais católica do Brasil. Essa nova imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato, do povo do Cariri”, pontuou o governador.



O Governo do Ceará investiu mais de R$ 6 milhões na pavimentação da via de acesso ao monumento. Entregue em 2022, a intervenção consistiu na qualificação da estrada com pavimentação asfáltica, meio-fio, sinalização e serviços complementares, visando à melhoria do acesso.



A Região do Cariri movimenta em média, por ano, R$ 2,5 milhões apenas com o Turismo Religioso. 

- Aqui temos, hoje, pessoas de vários estados. Não é qualquer região que tem a cidade mais religiosa do Brasil, dois santos – Padre Cícero e Menina Benigna – portanto a fé desse povo é diferente, e é isso que destaca o Cariri nesse sentido”, afirmou.



O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, natural do Cariri, enfatizou a importância do monumento para sua terra natal. 

- Essa imagem simboliza esperança, proteção e consolo. Que esse espaço possa ser sempre um espaço de orações e reflexão. Porque o mundo está precisando de amor, fraternidade, carinho e proteção”, pontuou o ministro.



Amor, fé e devoção

Durante toda a tarde desta quinta-feira (13), devotos chegaram de todas as partes do entorno da estátua. Considerada a maior estátua do mundo em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, o evento reuniu mais de 100 caravanas de pelo menos seis estados.



Uma dessas fiéis é Francineide Laurino, de 68 anos. A dona de casa, residente em Juazeiro do Norte, não escondeu o amor e a devoção pela santa. 

- Eu me emociono sempre que tenho que falar dela [Nossa Senhora de Fátima], porque ela me ajudou tanto que eu não sei definir o sentimento”, comentou.

Francineide sofreu um acidente de moto em que quebrou o fêmur, passou muito tempo em uma cadeira de rodas, mas hoje caminha por todos os lugares. Inclusive, acompanhou a imagem peregrina por Barbalha e Juazeiro do Norte. “Foi a minha fé nela que me fez levantar da cadeira de rodas, largar as muletas e hoje voltar a andar. Eu agradecerei quantas vezes for necessário. Foi rogando a ela que consegui minha casa e é a ela que sempre me apego”, contou.



Quem também tem uma história de fé com a santa é Eliane Castro. Empreendedora, ela acredita que Nossa Senhora de Fátima a abençoa todos os dias. 

- Com essa imagem ou com a antiga, Nossa Senhora de Fátima nos abençoa diariamente para que possamos seguir bem e com saúde. Eu acredito nisso”, afirmou.

De acordo com Eliane, que vende imagens sacras há 14 anos, a movimentação aumentou desde o mês passado, quando foi concluída a montagem oficial da estátua. 

- Acredito que essa nova imagem já tem atraído muitos romeiros, e agora que foi inaugurada oficialmente, vai aumentar ainda mais. Estou muito feliz, porque trabalho aqui há 14 anos e tiro meu sustento desta loja”, ressaltou.



À frente das celebrações, o bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, falou com alegria sobre o novo ponto de encontro da fé. 

- Estamos em uma região em que a fé faz parte da alma. Aqui temos a vivência da fé, que é necessária para a transformação do coração”, celebrou.



Arte que vem do coração

A estátua de 54 metros nasceu da mente — e do coração — de Ranilson Viana. O artista petrolinense relembrou parte de sua trajetória até este momento. 

- Tudo começou com o sonho de fazer um quarto para o meu filho, e cheguei até aqui. Meu filho não está mais comigo, mas ele veio para me transformar em um escultor”, recordou.

Ranilson também relatou a emoção de viver esse momento que, além de marcar o Cariri cearense, registra a história de devoção de fiéis pelo mundo. 

- Através das minhas esculturas, posso levar conexão e a criação do nosso Criador. Eu nem tenho mais lágrimas para chorar; é muito gratificante estar aqui neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o mundo”, concluiu.
Com informações de Isabella Campos e fotos de  Estácio Júnior e George Braga.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...