Pular para o conteúdo principal



Sustentabilidade é ingrediente essencial na receita da Cozinha Bom Jardim



Conheça as iniciativas de uma das 317 cozinhas reconhecidas pelo Governo do Ceará com o prêmio Cozinha Transformadora
 
Um ingrediente que não falta na receita da cozinha Associação Solidária para a Comercialização (Giro Social), localizada no Bom Jardim, em Fortaleza, é a sustentabilidade. No local, vidas são nutridas e transformadas, ao mesmo tempo em que iniciativas sustentáveis são desenvolvidas. A cozinha, que faz parte do programa Ceará Sem Fome desde agosto de 2023, é uma das 317 Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs) reconhecidas pelo Governo do Ceará com o prêmio Cozinha Transformadora – Ceará Sem Fome.

A primeira edição do prêmio celebra práticas inovadoras e o engajamento dos agentes populares de segurança alimentar — pessoas que atuam nas cozinhas — no combate à fome e fortalecimento das comunidades onde as unidades estão inseridas. Para isso, a premiação conta com três categorias: Qualificação e Renda; Sustentabilidade e Inovação; e Participação Social e Mobilização da Comunidade.
A unidade do Bom Jardim funciona de segunda a sexta-feira, produzindo mais de 100 refeições para atender beneficiários do Ceará Sem Fome e pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Maria Eurilene Maciel, presidente da Associação, e as cozinheiras Joana Paula e Regina Rodrigues tocam diretamente esse trabalho na cozinha, que foi premiada na categoria Sustentabilidade e Inovação.

Leia também: 
Ceará Sem Fome: cozinha transformadora é um abraço de solidariedade no Conjunto Palmeiras

O objetivo, defende Eurilene, é nutrir o indivíduo integralmente e minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente. “Não é só nutrir, é capacitar, pensando junto ao nosso grupo de mulheres empreendedoras como reutilizar os resíduos da cozinha. O ser humano é responsável por tudo que ele faz, incluindo o bem”.
A cozinha tornou-se referência no aproveitamento integral dos insumos, reduzindo desperdícios e otimizando o preparo das refeições. “Fazemos o aproveitamento do alimento em seu todo. Também montamos uma pequena horta para os resíduos. As cascas dos legumes, principalmente cenoura e beterraba, que são riquíssimas em nutrientes, também são aproveitadas para fazer os sucos, e os outros resíduos voltam à panela para enriquecer o sabor “, explica a presidente da Associação.

A mente criativa de Eurilene já projeta os próximos passos para reduzir o impacto do descarte das marmitas de isopor. “Eu pesquisei e encontrei um produto que dissolve a marmita, transformando-a em um verniz. A gente testou e deu certo. A ideia é que o usuário devolva a marmita limpa, quebrada, para que ela passe por uma nova limpeza e seja transformada nesse verniz”, detalha.
Empatia e conhecimento nutrem autoestima
A presidente da Associação acredita que cada ideia ou conhecimento compartilhado carrega uma força vital para o desenvolvimento pleno do ser humano. Essa foi uma lição que ela aprendeu dentro de casa. “O meu pai não estudou, mas ele queria que a gente estudasse, então o amor dele era demonstrado nos livros que ele comprava. A minha mãe oferecia todos os anos, em dezembro, o almoço para os idosos do Bom Jardim, e depois a gente ficou oferecendo refeições em ações pontuais”, lembra Eurilene, que chegou ao bairro aos dois anos de idade.

Criada em 2012, a Associação promove ações com empreendedores e artesãos associados, bem como a comunidade no entorno, fomentando atividades produtivas. A chegada do Ceará Sem Fome, com as refeições e qualificação profissional, fortaleceu esse propósito. “Trouxemos cursos de cabeleireiro, costura, entre outros, para que essas pessoas que estão na pobreza tenham a visão de que podem ter renda, que são amadas e queridas”, enfatiza.
O sorriso da costureira Tânia Nascimento, 40, expressa a autoestima resgatada a cada oportunidade abraçada. No Giro Social, ela conheceu iniciativas como o Ceará Sem Fome, o Ateliê de Corte, Costura e Modelagem, realizado em parceria com o Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), e o programa Reciclocidades, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Ela começou como aluna bolsista do Ateliê do CCBJ. O valor da bolsa foi investido na compra das duas primeiras máquinas de costura. Com o Ceará Sem Fome, a costureira e o marido puderam enfrentar com mais tranquilidade o período em que ficaram desempregados. “Está com mais de um ano que eu deixei de ser beneficiária, mas foi uma oportunidade que eu também abracei”, registra.
Hoje, Tânia tem orgulho em dizer que é especialista na produção de bolsas de material reciclado, figurando como destaque na comercialização dos produtos por meio do Reciclocidades. “Eu nunca me imaginava fazendo uma bolsa, e hoje em dia sou conhecida como a costureira de bolsas”, sorri.

Segundo ela, a próxima etapa é ampliar o negócio no digital e conquistar mais clientes e mercados. “Meu projeto para o futuro é fazer uma loja virtual para vender as bolsas que já faço, mas também outros modelos diferentes”, deseja.


Ceará Sem Fome
O programa Ceará Sem Fome, criado em 2023, é uma política pública do Governo do Estado, com três frentes emergenciais: uma rede com mais de 1.300 cozinhas sociais, responsáveis por servir mais de 130 mil refeições diárias; o Cartão Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300, que beneficia mais de 47 mil famílias; e campanhas solidárias que já arrecadaram mais de 500 toneladas de alimentos em grandes eventos.

O eixo Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, iniciado em 2024, tem como objetivo criar oportunidades de autonomia econômica e social para beneficiários e voluntários do programa. A iniciativa integra qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e crédito produtivo orientado, valorizando os saberes locais, fortalecendo o protagonismo comunitário e incentivando alternativas sustentáveis de geração de renda.

Mais de 20 mil pessoas foram capacitadas entre junho de 2024 e setembro de 2025, com cursos em áreas como Beleza, Empreendedorismo, Gastronomia, Serviços, Tecnologia da Informação, entre outras. A meta é formar 55 mil pessoas até o fim de 2026. O programa já inseriu quase 7 mil beneficiários no mercado de trabalho.

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos 
Yuri Leonardo - Casa Civil - infográfico 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...