Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi atingido na tarde desta sexta-feira (7.11.2025) por fortes ventos, que provocaram destruição generalizada. Até o momento, a Defesa Civil do Estado registra seis mortes e mais de 700 feridos.


Equipes regionais da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Secretaria de Saúde foram mobilizadas para a cidade, que enfrenta uma situação de emergência. Outros órgãos estaduais e municipais também atuam no local para prestar atendimento às vítimas e avaliar os danos.
De acordo com o levantamento inicial, mais de 50% da área urbana do município foi afetada. Diversos imóveis, incluindo residências, comércios e prédios públicos, sofreram destelhamentos — muitos deles totais. Houve ainda colapsos estruturais, danos à malha viária e à Rede Elétrica, o que deixou parte da população sem Energia.
A Defesa Civil estima que cerca de 10 mil pessoas tenham sido impactadas pelos ventos. Até o momento, 28 pessoas estão desabrigadas e 1.000 desalojadas. Os desabrigados estão sendo encaminhados a abrigos montados no município vizinho de Laranjeiras do Sul, onde foi disponibilizado transporte emergencial.
Segundo o Governo do Estado, as equipes seguem em atendimento e prosseguem com os levantamentos para mensurar a extensão total dos estragos.
Outras cidades atingidas na Região:
- Quedas do Iguaçu: dois desalojados, destelhamento de posto de saúde e alagamentos
- Espigão Alto do Iguaçu: prefeitura parcialmente destelhada
- Três Barras: falta de energia
- Guaraniaçu: três casas atingidas
- Foz do Iguaçu: duas residências com telhados severamente danificados, cerca de 15 árvores/galhos quebrados, cabos de energia rompidos e alguns postes da rede elétrica quebrados.
Com informações da Agência Brasil.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no Tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas. Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para a região. Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas. Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário".
Ministra Gleisi Hoffmann @gleisi: Estamos partindo esta manhã para Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, com o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, Armin Braun, acompanhando duas equipes da Defesa Civil. Também estará conosco o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni. A missão é levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado que atingiu cidades na região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução, em coordenação das prefeituras com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente @LulaOficial determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense.


Comentários
Postar um comentário