Pular para o conteúdo principal



CMFor homenageia 100 anos do Fortaleza e entrega Medalha Ayrton Senna para Rogério Ceni

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou através de uma sessão solene, na noite desta segunda-feira (22), o primeiro centenário de fundação do Fortaleza Esporte Clube. Na oportunidade no auditório Ademar Arruda foi entregue a Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna, ao treinador Rogério Ceni, que foi representado pelo presidente do Fortaleza, Marcelo Cunha da Paz.


As homenagens foram propostas pelos vereadores Benigno Junior-PSD (100 anos do Fortaleza) e Acrísio Sena-PT (Medalha Ayrton Senna para Rogério Ceni).

Benigno Júnior, em sua saudação aos presentes, agradeceu a seu pai por levá-lo aos estádios. 

Sou de 1969, iniciei a torcer em 1974. Lembro em 1982, o timaço do Ney Rebouças, com o retorno do Sílvio Carlos, tinha Luizinho das Arábias, Paulo César, Celso. Em 1984, com Sérgio Monte, fazendo grandes defesas. Em 1985, com o time do Pepe, ganhamos o campeonato quando poucos acreditavam. Em 1987, lembro da cabeçada do Mauro Portalupe que nos deu o campeonato, eu era mascote. Em 1990 a 2000 foram anos difíceis para Fortaleza, mas entre 2000 a 2010, foi a era de ouro. De 10 títulos, ganhamos oito e dois acessos para a Série A”, enumerou.

Lembrou os anos de sofrimento na Série C, e a conquista do acesso sob a presidência de Luiz Eduardo Girão para a Série B. “Ele agora disputou a eleição para o Senado e venceu. É uma pessoa iluminada”, pontuou

Segundo Benigno, “há 100 anos 18 de outubro de 1918, surgia o tricolor com as cores da França. Já que Alcides Santos presenciou a festa da Bastilha, em Paris e voltou entusiasmado com o que viu. Ninguém poderia prever que aquele clube que nascia seria um dos maiores do Nordeste e do Brasil. Ou talvez sequer imaginavam, que Fortaleza se tornasse uma festa viva. Sua torcida é apaixonada e vibrante e uma das mais presentes. Fortaleza está perto de mais um acesso, mercê de uma campanha inquestionável. Hoje destacado sete pontos à frente do segundo colocado. Já com o pé na série A. Pode mirar não só o acesso para a elite, mas até sonhar com o título de campeão da Série B,” comentou.

Lembrou que a história é repleta de renascimentos. “Nesse momento de festa convêm parabenizar o tricolor citando alguns heróis: centroavante Croinha; o ponta esquerda Mimi, que trabalha aqui conosco, Mozar e Moésio, que depois foram técnicos. O gigante Pedro Basílio, Lulinha, Lucinho, Geraldino Saravá, Amilton Melo, Amilton Rocha, Louro, Chinesinho, Cicero Capacete, Celso Gavião, Salvino Damião, Joãozinho, Sandro, Clodoaldo, dentre tantos outros”, comentou.

Com relação aos dirigentes e torcedores destacou os nomes de: Blanchard Girão, Nei Rebouças, Fares Cândido Lopes, Sílvio Carlos Vieira Lima, Osvaldo Azim, Ribamar Bezerra, Carlos Rolim, Marcelo Paz, Péricles Mulatinho, Jorge Mota, Cleiton Veras, José Raimundo Costa, que criou o slogan Clube da Garotada, Luiz Eduardo Girão, Gumercindo Gomes.

O Leão se move teve como marca registrada, a máxima daquelas camisas e o grande número de meninos mascotes que entram em campo com o time. A torcedora Toinha, o massagista Manoelzinho, mais de 42 anos de trabalhos dedicados ao Fortaleza Esporte Clube e Betinho Studart”, detalhou.

O Leão, como dizia o radialista Carlos Fred, nasceu pra ser grande. Fortaleza time de glória e tradição, Fortaleza, tantas vezes campeão. Fortaleza, querido idolatrado está sempre guardado sempre no meu coração (…). Receba o sincero abraço da torcida tão leal, meu tricolor de aço”.

Benigno Júnior em seguida entregou um troféu pelos 100 anos do Fortaleza ao presidente Marcelo da Paz, que também recebeu a medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna em nome de Rogério Ceni, que não pode comparecer à solenidade, pois estava treinando o time no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú, para o jogo desta sexta-feira (26), contra o Ponte Preta (SP), na Arena Castelão, pelo Brasileirão 2018 Série B. A medalha Ayrton Senna foi entregue pelo vereador Acrísio Sena.

Em nome do clube falou o presidente Marcelo Paz. 

O Rogério Ceni é um homem globalizado, recebe propostas e cartas de todo o mundo, mas está muito feliz aqui, tenho certeza que essa experiência marcante vai ficar no coração dele. Digo que já surpreendemos o Brasil uma vez contratando o Rogério Ceni e podemos surpreender muito mais com sua permanência por mais tempo. Fortaleza é um clube de vanguarda, de criatividade, de coragem e surpreendente, como é o caso do mosaico que impressiona. A torcida que faz. Essa sinergia da torcida como clube que faz diferença. Nosso trabalho é para fazer as pessoas felizes. Quando Fortaleza ganha é uma alegria na cidade. E essa vitória é para ser comemorada com paz, nada de torcer contra. Estamos vivendo aqui para sermos felizes. Temos que nos acostumar com a felicidade e esquecer o trauma. Mas vencer com ética, garra, sem qualquer desvio de comportamento, no campo, gerando essa energia do bem. Me sinto honrado de estar nesse cargo e com responsabilidade maior ainda, agradeço a Deus por isso! Peço a Deus censo de justiça e saúde para poder tocar, viajar estar junto e representar o clube, é com alegria que faço isso”, observou.
Marcelo apontou que no Futebol, "o clube está na reta final para o acesso, não garanto nada ainda. Nenhum clube subiu com 60 pontos, teremos que ter o 0,7% a mais para subir. Por isso que os jogadores não estão participando das festas porque estão com o foco em vencer e dar essa alegria para a torcida, vendemos sonhos e temos que entregar ele para o torcedor”, concluiu.

No final, Acrísio disse que em dez anos na Câmara é a primeira vez que a sessão foi encerrada com hino duplo, o do Fortaleza Esporte Clube e da Cidade de Fortaleza.

A mesa dos trabalhos contou com a presença do presidente Marcelo Paz; dos vereadores Benigno Júnior, Acrísio Sena e Edmar Freitas; Quintino Vieira, secretário-executivo da Casa Civil, representando o governador Camilo Santana; Euler Barbosa, secretário do Esporte do Ceará; desembargador do Trabalho, Francisco José Gomes da Silva, representando o presidente do TRT-7ª , Plauto Porto; Renan Vieira, ex-presidente do Fortaleza; João de Deus Costa, ex-presidente do Fortaleza; e Celso Gavião, ex-jogador do Fortaleza, representando os atletas.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da CMFor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...