Pular para o conteúdo principal



Eunício comemora os trinta anos da Constituição Cidadã

O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), conduziu, nesta terça-feira (6), a sessão conjunta do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que comemorou os 30 anos de promulgação da Constituição Federal. Segundo Eunício, o Congresso Nacional vive hoje um dia histórico ao reunir, democraticamente, um presidente da república no exercício do cargo e um presidente eleito.

Foto: Divulgação
- O Parlamento brasileiro tem a honra de proporcionar o primeiro passo de um processo de transição que, eu ouso a afirmar, respeita exatamente o espírito da Constituição Cidadã promulgada há 30 anos. De fato, a Constituição de 1988 é uma obra eloquente do avanço institucional, social e legislativo da civilização brasileira. Bastaria, para louvá-la, remetermo-nos à sua eficácia no plano da realidade”, afirmou Euíncio destacando que a Carta de 1988 marcou a transição para o mais longo período democrático da República Federativa do Brasil contemporâneo. “Cumpre-nos, portanto, lembrar daquele momento histórico”, declarou.

Durante o discurso, o Presidente do Senado relembrou Antônio Paes de Andrade, que sempre se orgulhou de ter sido um dos 603 deputados e senadores que em diferentes momentos participaram da constituinte:

- Paes de Andrade deixou para a posteridade, em parceria com Paulo Bonavides, a obra ‘História Constitucional do Brasil’”, na qual revela que a proposta de uma nova constituição remonta a julho de 1972, quando o grupo autêntico do movimento democrático brasileiro, o MDB, decidiu transformá-la na sua principal bandeira. Apesar da resistência inicial da cúpula moderada do partido, o tema sempre esteve presente na atuação dos autênticos, que se incorporaram à campanha de Ulysses Guimarães à presidência da República, em 1973. A partir de 1977, a pregação constituinte ganhou ímpeto especial. Primeiro, no âmbito parlamentar, por meio de pronunciamentos da direção do MDB. Posteriormente, lembram os autores, em manifestações por todo o brasil, culminando com o lançamento, em São Paulo, da Carta aos Brasileiros, lida em ato cívico na faculdade de direito do Largo do São Francisco. Paes e Bonavides assinalam que a Assembleia de 1988 foi a primeira Constituinte brasileira que não se originou de uma ruptura institucional, nem foi precedida de um ato de independência. A convocação da Assembleia Nacional Constituinte foi resultado de compromisso firmado durante a campanha presidencial de Tancredo Neves e José Sarney, que nos honra com a sua presença hoje. Após a morte de Tancredo, José Sarney assumiu o Palácio do Planalto e, três meses depois de empossado, honrou todos os acordos estabelecidos. Assim, convocou a Assembleia Nacional Constituinte por meio da Emenda Constitucional 26, de 27 de novembro de 1985. A chama da mudança, a partir de então, passou a iluminar o Congresso Nacional, lembrou Eunício.

O presidente do Senado chamou a atenção para o entusiasmo que tomou conta dos parlamentares que participaram daquele momento histórico:

- Os corredores deste Congresso Nacional fervilharam de brasileiras e brasileiros de todas as profissões, raças, cores, lugares e classes sociais. Imbuídos do propósito de fazer reerguer, sem prévio esboço, a democracia liberal e a justiça social, a participação popular direta foi marcante. Ulysses Guimarães estimava em dez mil pessoas o trânsito cotidiano nas dependências do Congresso, o que representava, aproximadamente, a participação de milhões de pessoas em todo o evento. Foi assim que o povo brasileiro, ao cruzar as portas do Congresso, fez dele – de fato e mais do que nunca – a casa do povo brasileiro. O Parlamento, por sua vez, soube corresponder ao voto de confiança popular.

Eunício também recordou a grande participação da sociedade, que se materializou em 122 emendas populares, apoiadas por mais de 12 milhões de assinaturas e em mais de 71 mil sugestões enviadas pelos correios.

- O trabalho daquela assembleia resultou em 5 anteprojetos, 4 projetos, mais de 61.000 emendas - sem contar as mais de 20.000 emendas das subcomissões e comissões - e quase 5.000 destaques. Os números evidenciam a intensa atividade dos constituintes. As estatísticas impressionam e comprovam a magnitude do trabalho daqueles Parlamentares, superando todos os recordes de produção legislativa. Contabilizaram-se 182 audiências públicas, 330 sessões plenárias, mais de mil votações, 2.400 horas de discursos e 15 mil pronunciamentos. Tudo isso esclarece a razão de se ter transformado na mais longa constituinte de nossa história, transcorrendo de 1º de fevereiro de 1987 a 5 de outubro de 1988.

O presidente do Senado defendeu que as constituições refletem o momento histórico em que nascem. E naquele momento o povo brasileiro soube, como hoje sabe, que é na democracia que se escreve o futuro com as próprias mãos:

- Parlamentares históricos como Cristina Tavares, Lisânias Maciel, Fernando Lyra, Alencar Furtado, Freitas Nobre e Michel Temer -- nosso presidente que na constituinte se destacou na subcomissão do judiciário e do ministério público --, e tantos outros, demonstraram que atuar com civismo cria laços de respeito à população. Essa é a história da nossa Constituição. Por isso, devemos respeitá-la e, principalmente, cumpri-la.

De acordo com o presidente do Senado, hoje, foi dado início à transição entre governos, na qual prevaleceu o voto democrático:

- Deputados distritais, estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República foram escolhidos de acordo com o princípio da soberania popular, o voto direto. Neste dia, como não lembrar também as sábias palavras proferidas por Ulysses Guimarães, há exatos trinta anos: ‘a persistência da constituição é a sobrevivência da democracia’. Essas palavras me inspiraram durante toda minha vida pública. À frente deste Congresso Nacional, mesmo nos momentos mais tensos, procurei sempre lembrar que a constituição é a personificação jurídica de nossa pátria, que está acima de todos.

Ao finalizar o discurso de comemoração dos 30 anos da Constituição Federal, Eunício destacou que a Carta Magna de 1988 é a expressão do pacto social firmado por todos os brasileiros, de viverem em cooperação leal, de respeitarem uns os direitos dos outros, de defenderem a nação, de amarem a liberdade e de conduzirem-se com justiça:

- Assim, diante de um ex-presidente da República, José Sarney, do atual e do presidente eleito, tenho certeza de que, com um novo governo e uma nova legislatura, vamos honrar os que vieram antes de nós. E continuar caminhando juntos rumo a um futuro de prosperidade, justiça e paz social para todos, sempre sob a luz da democracia e da Constituição Cidadã. Pois nela, no plano econômico, permita-me observar, presidente eleito Jair Bolsonaro, vossa excelência também encontrará o enquadramento jurídico adequado para dar ao Brasil em um círculo virtuoso e permanente de desenvolvimento sustentável. Tenho certeza que esse é o sonho e o propósito de todos nós, brasileiros. Que Deus ilumine a todos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...