Pular para o conteúdo principal

Fortaleza discute Doenças Raras

Para comemorar o Dia Mundial das Doenças Raras, em 29 de fevereiro, a Associação Cearense de Doenças Genéticas (ACDG) promove o 1º Simpósio Cearense de Doenças Raras, que terá o suporte do Hospital Infantil Albert Sabin, centro de referência em doenças raras. O evento acontece no sábado (29), a partir das 8 horas, e reunirá médicos de diversas especialidades, como Genética, Neurologia, Cardiologia e Pediatria.

Estima-se que existam 13 milhões de pessoas com doenças raras no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar de poucos médicos especializados na área e carência de pesquisa clínica feita no Brasil, o “universo dos raros” reúne uma série de desafios. Entre os principais entraves, estão a falta de conhecimento e informação, o preconceito, o diagnóstico tardio, a falta de políticas públicas e o acesso ao tratamento.

“Além da longa jornada até o diagnóstico correto, os pacientes com doenças raras ainda sofrem com as limitações impostas por sua condição -- que vão desde restrições a mobilidade até complicações cardíacas e respiratórias mais severas, dependendo da patologia”, complementa a médica geneticista Erlane Ribeiro, geneticista do Hospital Infantil Albert Sabin e diretora do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Saúde.

Segundo a advogada Monica Aderaldo, presidente da ACDG, falar sobre doenças raras é essencial para alertar sobre todas as questões que envolvem o tema. “Nosso objetivo consiste em divulgar e educar a sociedade, assim como a classe médica e demais profissionais envolvidos no tratamento das doenças genéticas raras, trazendo conhecimento e oportunidades para se discutir o tema no atual cenário nacional”.

Além do simpósio, para marcar o Dia Mundial das Doenças Raras, a ACDG convida para um Marcha pelos Raros, na sexta (28), a partir das 16 horas, no Aterro da Praia de Iracema.

Casos no Nordeste - O Nordeste é a região onde está a maioria das pessoas acometidas por doenças raras, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Genética Médica e Populacional (Inagemp), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Entre os casos mais diagnosticadas no Nordeste estão as mucopolissacaridoses (MPSs), doenças genéticas raras de depósito lisossômico que, por ausência de algumas enzimas, causa um acúmulo de substâncias tóxicas nas células do corpo, implicando em uma série de efeitos colaterais, como baixa estatura, face grosseira, problemas ortopédicos e nas articulações, comprometimento cardíaco e respiratório e até deficiência neurológica.
Programação médica do 1º Simpósio Cearense de Doenças Raras.
Janaira Fernandes (Alergia e Imunologia) André Pessoas (Neurologista) Erlane Ribeiro (Geneticista) Marcelo Alcantara (Pneumologista) Carina Marques (Pediatra) Katia Liliane (Nefrologista) Norma Martins (Neurologista) Charle Marques Lourenço (Geneticista) Alisson Dantas (Neurologista) Carlos Ruchaud (Cardiologista).
Hospital São Mateus (Avenida Santos Dumont, 5753), das 8 às 18 horas.
Sobre o Hospital Infantil Albert Sabin - O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) é um órgão da administração pública estadual, subordinado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que tem como missão: “prestar assistência terciária à criança e ao adolescente, de forma segura e humanizada, sendo instituição de ensino e pesquisa”. A entidade é reconhecida como um dos principais centros de referência do país em doenças raras.


Homenagem  Câmara Municipal de Fortaleza realizou, no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem entidades e personalidades que se destacaram na promoção dos direitos das pessoas com doenças raras. A solenidade é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), requerimento nº 329/2020.

O Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado em 29 de fevereiro, em busca de chamar atenção para a temática, a vereadora Larissa Gaspar proporcionou o debate na Casa Legislativa. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. As doenças raras podem ser: degenerativas e proliferativas.

“A gente espera conter essas doenças raras e esse é um dos grandes desafios. A gestão pública precisa investir em tratamentos, como por exemplo, na atuação de pesquisas, estudos, medicamentos, para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Segundo dados, existem cerca de 6 mil a 8 mil tipos de doenças raras, e eu acredito que seja um desafio para os pesquisadores. Precisamos pensar políticas públicas que possam garantir atenção às pessoas com doenças raras permitindo que tenham prioridade nos atendimentos, nas terapias, nos medicamentos. Na Casa, solicitei a criação da frente parlamentar em defesa das pessoas com doenças raras e em breve faremos a instalação”, disse a vereadora Larissa Gaspar propositora da solenidade.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB-CE, Alexandre Costa, enalteceu a iniciativa da vereadora Larissa Gaspar por atuar na área dos Direitos Humanos. “Precisamos de uma voz ativa no Legislativo para defender os direitos das pessoas com doenças raras, pois são pessoas sem visibilidade social. Aqui vejo vários representantes de tantas outras acometidas por doenças raras. Falo com muito carinho sobre a Comissão que presido na OAB-CE, é a primeira Comissão voltada para o assunto no Brasil. Nunca vi um evento como este tão plural, um espectro de doenças raras. Só há como lutar pelo direitos das pessoas raras se houver essa união”, evidenciou.

Homenageados

  • Margarida Mororó Barroso – presidente da Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPMC;
  • Celmar da Costa Feitosa Viana – presidente da Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose – ACEAM;
  • Francisco Marcelino Rogério Filho – presidente da ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS DO ESTADO DO CEARÁ – AHECE);
  • Maria Djanete de Macêdo – presidente da Associação de Amigos e Portadores de Acromegalia e Doenças Neuroendócrinas do Ceará – APADOM;
  • Fatima Lelda Braga Vaz – presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal – ABRAME;
  • Marta Maria Serra Azevedo – presidente do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos Ceará – GARCE;
  • Gabriela Joca Martins – médica neurologista do Hospital Geral de Fortaleza;
  • André Luiz Santos Pessoa – médico neuropediatra do Hospital Albert. Sabin;
  • João Moises Landim Santana – médico nefrologista;
  • Caesar Augustus Barros Fontes – médico geneticista;
  • José Ítalo Soares Mota – médico endocrinologista do Hospital Geral de Fortaleza;
  • Soraya Maria do Nascimento Rebouças Viana – Fisioterapeuta do Hemoce e do Hospital Universitário;
  • Maria Socorro Lopes de Sousa – mãe de criança com distrofia muscular;
  • Ana Carolina Filgueiras Rios Alves – mãe de criança com doença rara;
  • Klailton Eumendes Campos Bessa – pessoa com doença rara.
Composição da mesa: vereadora Larissa Gaspar (PT), Alexandre Costa; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB-CE, José Ítalo Soares Mota; médico endocrinologista do Hospital Geral de Fortaleza, Alexandre Costa; diretor do Instituto Vidas Raras, Igor Sanatiel e Ana Carolina Filgueiras.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".