Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Pandemia da Covid-19 alterou de maneira drástica as rotinas pessoais e profissionais, afetando pessoas e de empresas em todo o mundo.


No Brasil e com o Jornalismo não foi diferente.

Em meados de março, os primeiros casos começaram a aparecer no país e alguns Estados, como o Ceará, partiram para as medidas de Isolamento Social.

Com muita gente dentro de casa, empresas paradas e hospitais em ritmo frenético, a necessidade por informação de qualidade, especialmente sobre a pandemia do novo coronavírus, ampliou-se e ganhou corpo na sociedade.

Em paralelo, as redações dos veículos de comunicação tiveram que operar com muitos jornalistas em home office, as notícias falsas ganharam impulsionamento nas redes sociais e as pessoas passaram a ser bombardeadas diariamente com uma quantidade enorme de informações. Com isso, as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de negócio e estar atentas à sua comunicação com os diversos públicos.

Impulsionada pela tecnologia digital, a rotina de produção jornalística vem agregando o conceito de curadoria, que ficou mais forte e necessário neste cenário de crise. Neste processo, o texto informativo é construído a partir de dados e declarações de outros canais, sempre preservando os critérios jornalísticos na seleção das informações e na construção do texto, como a indicação da referência às fontes consultadas.

Com este foco, a AD2M Engenharia de Comunicação, com sede em Fortaleza (CE), criou o Cenário Covid-19, um produto de curadoria de notícias, com o panorama informativo do dia, focado no Ceará, incluindo principais assuntos e manchetes do Brasil e do mundo; textos exclusivos de análise da crise; notícias locais; checagem e esclarecimento sobre notícias falsas e divulgação de dados oficiais sobre a Pandemia. 

O boletim chegou à 100ª edição ininterrupta, desde o dia 23 de março, sendo distribuído diariamente pelo WhatsApp, disponibilizado para leitura também na plataforma Issuu e divulgado no Instagram e no Facebook. É a união entre o Jornalismo de qualidade e a Comunicação Corporativa exercida com responsabilidade e cidadania.

“A AD2M, atenta à tendência de mercado de gerar conteúdo de qualidade, inovou com o Cenário Covid-19 enquanto produto e estratégia, trazendo a seus clientes e parceiros, diariamente, um conteúdo de qualidade, inteligente e informativo. Queremos contribuir, enquanto jornalistas e cidadãos, no combate à difusão da desinformação e somarmos forças aos colegas que, nas redações, têm feito um importante trabalho em favor da informação correta e confiável”, destaca o diretor Mauro Costa.

São seções do Cenário Covid-19 os Panoramas Ceará, Brasil e Mundo, com os principais assuntos locais, nacionais e mundiais na data; o editorial; o combate às fake news; as manchetes do dia, e o Acontece, destacando notícias dos clientes e parceiros da agência, especialmente campanhas de doações e novas estratégias de negócios. Todos os dias também o boletim traz a evolução da pandemia com os números de casos e de mortes no Ceará e no Brasil, total de pessoas recuperadas no mundo e quadros com conteúdo diverso – dicas de saúde, pesquisas sobre vacinas e estudos sobre o Novo Coronavírus.

“Sabemos que a internet ampliou o acesso a diferentes fontes de informações mas, ao mesmo tempo, gerou uma proliferação de notícias falsas e também um volume muito grande de dados que, em tempos como o que vivemos, acabam angustiando as pessoas ao invés de informá-las bem. O Cenário Covid-19 é um serviço de inteligência da AD2M, sem fins lucrativos, movido pelo interesse público de propagar a informação de qualidade. Diante do feedback que estamos recebendo, ele vem promovendo o alívio do público frente ao fenômeno da obesidade informacional provocada pelo excesso de informações atual”, comenta a diretora da AD2M, 
Djane Nogueira

O trabalho desenvolvido está pautado na busca por fontes oficiais com credibilidade reconhecida. Além deste pré-requisito básico, o Cenário Covid-19 traz a devida identificação das fontes das notícias e links para conteúdos originais, reconhecendo e valorizando, assim, os veículos de comunicação e os especialistas que produziram aquela informação. Tudo isso vem embalado em uma forma prática de se ler. "A concepção visual do produto está alinhada com o consumo de informação via Whatsapp, que permite navegar e dar zoom nas páginas facilmente com os dedos, abrindo novas dimensões que o impresso e a leitura tradicional em tela não oferecem", explica Apolônio Aguiar, diretor da AD2M. Assim fica fácil ler com rapidez e examinar os gráficos e quadros que enriquecem o boletim.

A AD2M, com 24 anos de mercado, potencializou seus recursos e envolveu boa parte de sua equipe de jornalistas e designers na elaboração dos quadros, produção do conteúdo, checagem de informações, revisão e distribuição do boletim. A novidade foi bem recebida pelo público, que se inscreve para receber o Cenário Covid-19 e costuma repassá-lo para grupos de sua afinidade.

Entre os feedbacks recebidos, o empresário Edmilson Pinheiro destaca: “Minha atualização diária sobre a Covid-19 é feita através do Cenário, pois são informações compiladas dos acontecimentos diários de maneira muito precisa, imparcial e abordadas de forma bastante leve”. A executiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Clivânia Teixeira, também acompanha o conteúdo da AD2M. “Parabéns pelos alertas lúcidos, dados persistentes e consistentes dos relatórios diários do Cenário Covid-19”, parabeniza.

Sobre AD2M - A AD2M Engenharia de Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação, desenvolvendo um amplo portfólio, mantendo uma forte rede de relacionamentos e com uma equipe altamente qualificada. Com expertise na área de Relações com a Mídia, através de atividades de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training), a AD2M agrega também outras esferas, prezando pelo desenvolvimento da comunicação de forma ampla e integrando os serviços de forma estratégica.

Sobre curadoria de notícias
- Diante do excesso de informações e da profusão de fake news, a curadoria digital do jornalismo vem para organizar a enorme quantidade de dados, gerenciar os conteúdos e reorganizá-los segundo critérios jornalísticos de seleção das informações e de construção do texto, devidamente incluindo as referências às fontes consultadas e, preferencialmente, também os links para o conteúdo original. Neste processo, verifica-se, interpreta-se e emprega-se sentido a textos, áudios e imagens produzidos pelo público e por fontes oficiais.

Sobre obesidade informacional
- O excesso de conteúdos disponíveis hoje gerou o conceito de obesidade informacional: o acúmulo de informações que nunca poderá ser absorvido dada sua quantidade e sua rapidez de atualização. Dentre os perigos da obesidade informacional estão a difícil escolha de qual melhor conteúdo absorver e a falta de conteúdo relevante, que indique soluções inteligentes. Ambos geram perda de uma grande quantidade de tempo. Uma das saídas para evitar a obesidade informacional é direcionar a procura para sites confiáveis e que tenham um conteúdo rico sobre o assunto.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…