Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Pandemia da Covid-19 alterou de maneira drástica as rotinas pessoais e profissionais, afetando pessoas e de empresas em todo o mundo.


No Brasil e com o Jornalismo não foi diferente.

Em meados de março, os primeiros casos começaram a aparecer no país e alguns Estados, como o Ceará, partiram para as medidas de Isolamento Social.

Com muita gente dentro de casa, empresas paradas e hospitais em ritmo frenético, a necessidade por informação de qualidade, especialmente sobre a pandemia do novo coronavírus, ampliou-se e ganhou corpo na sociedade.

Em paralelo, as redações dos veículos de comunicação tiveram que operar com muitos jornalistas em home office, as notícias falsas ganharam impulsionamento nas redes sociais e as pessoas passaram a ser bombardeadas diariamente com uma quantidade enorme de informações. Com isso, as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de negócio e estar atentas à sua comunicação com os diversos públicos.

Impulsionada pela tecnologia digital, a rotina de produção jornalística vem agregando o conceito de curadoria, que ficou mais forte e necessário neste cenário de crise. Neste processo, o texto informativo é construído a partir de dados e declarações de outros canais, sempre preservando os critérios jornalísticos na seleção das informações e na construção do texto, como a indicação da referência às fontes consultadas.

Com este foco, a AD2M Engenharia de Comunicação, com sede em Fortaleza (CE), criou o Cenário Covid-19, um produto de curadoria de notícias, com o panorama informativo do dia, focado no Ceará, incluindo principais assuntos e manchetes do Brasil e do mundo; textos exclusivos de análise da crise; notícias locais; checagem e esclarecimento sobre notícias falsas e divulgação de dados oficiais sobre a Pandemia. 

O boletim chegou à 100ª edição ininterrupta, desde o dia 23 de março, sendo distribuído diariamente pelo WhatsApp, disponibilizado para leitura também na plataforma Issuu e divulgado no Instagram e no Facebook. É a união entre o Jornalismo de qualidade e a Comunicação Corporativa exercida com responsabilidade e cidadania.

“A AD2M, atenta à tendência de mercado de gerar conteúdo de qualidade, inovou com o Cenário Covid-19 enquanto produto e estratégia, trazendo a seus clientes e parceiros, diariamente, um conteúdo de qualidade, inteligente e informativo. Queremos contribuir, enquanto jornalistas e cidadãos, no combate à difusão da desinformação e somarmos forças aos colegas que, nas redações, têm feito um importante trabalho em favor da informação correta e confiável”, destaca o diretor Mauro Costa.

São seções do Cenário Covid-19 os Panoramas Ceará, Brasil e Mundo, com os principais assuntos locais, nacionais e mundiais na data; o editorial; o combate às fake news; as manchetes do dia, e o Acontece, destacando notícias dos clientes e parceiros da agência, especialmente campanhas de doações e novas estratégias de negócios. Todos os dias também o boletim traz a evolução da pandemia com os números de casos e de mortes no Ceará e no Brasil, total de pessoas recuperadas no mundo e quadros com conteúdo diverso – dicas de saúde, pesquisas sobre vacinas e estudos sobre o Novo Coronavírus.

“Sabemos que a internet ampliou o acesso a diferentes fontes de informações mas, ao mesmo tempo, gerou uma proliferação de notícias falsas e também um volume muito grande de dados que, em tempos como o que vivemos, acabam angustiando as pessoas ao invés de informá-las bem. O Cenário Covid-19 é um serviço de inteligência da AD2M, sem fins lucrativos, movido pelo interesse público de propagar a informação de qualidade. Diante do feedback que estamos recebendo, ele vem promovendo o alívio do público frente ao fenômeno da obesidade informacional provocada pelo excesso de informações atual”, comenta a diretora da AD2M, 
Djane Nogueira

O trabalho desenvolvido está pautado na busca por fontes oficiais com credibilidade reconhecida. Além deste pré-requisito básico, o Cenário Covid-19 traz a devida identificação das fontes das notícias e links para conteúdos originais, reconhecendo e valorizando, assim, os veículos de comunicação e os especialistas que produziram aquela informação. Tudo isso vem embalado em uma forma prática de se ler. "A concepção visual do produto está alinhada com o consumo de informação via Whatsapp, que permite navegar e dar zoom nas páginas facilmente com os dedos, abrindo novas dimensões que o impresso e a leitura tradicional em tela não oferecem", explica Apolônio Aguiar, diretor da AD2M. Assim fica fácil ler com rapidez e examinar os gráficos e quadros que enriquecem o boletim.

A AD2M, com 24 anos de mercado, potencializou seus recursos e envolveu boa parte de sua equipe de jornalistas e designers na elaboração dos quadros, produção do conteúdo, checagem de informações, revisão e distribuição do boletim. A novidade foi bem recebida pelo público, que se inscreve para receber o Cenário Covid-19 e costuma repassá-lo para grupos de sua afinidade.

Entre os feedbacks recebidos, o empresário Edmilson Pinheiro destaca: “Minha atualização diária sobre a Covid-19 é feita através do Cenário, pois são informações compiladas dos acontecimentos diários de maneira muito precisa, imparcial e abordadas de forma bastante leve”. A executiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Clivânia Teixeira, também acompanha o conteúdo da AD2M. “Parabéns pelos alertas lúcidos, dados persistentes e consistentes dos relatórios diários do Cenário Covid-19”, parabeniza.

Sobre AD2M - A AD2M Engenharia de Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação, desenvolvendo um amplo portfólio, mantendo uma forte rede de relacionamentos e com uma equipe altamente qualificada. Com expertise na área de Relações com a Mídia, através de atividades de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training), a AD2M agrega também outras esferas, prezando pelo desenvolvimento da comunicação de forma ampla e integrando os serviços de forma estratégica.

Sobre curadoria de notícias
- Diante do excesso de informações e da profusão de fake news, a curadoria digital do jornalismo vem para organizar a enorme quantidade de dados, gerenciar os conteúdos e reorganizá-los segundo critérios jornalísticos de seleção das informações e de construção do texto, devidamente incluindo as referências às fontes consultadas e, preferencialmente, também os links para o conteúdo original. Neste processo, verifica-se, interpreta-se e emprega-se sentido a textos, áudios e imagens produzidos pelo público e por fontes oficiais.

Sobre obesidade informacional
- O excesso de conteúdos disponíveis hoje gerou o conceito de obesidade informacional: o acúmulo de informações que nunca poderá ser absorvido dada sua quantidade e sua rapidez de atualização. Dentre os perigos da obesidade informacional estão a difícil escolha de qual melhor conteúdo absorver e a falta de conteúdo relevante, que indique soluções inteligentes. Ambos geram perda de uma grande quantidade de tempo. Uma das saídas para evitar a obesidade informacional é direcionar a procura para sites confiáveis e que tenham um conteúdo rico sobre o assunto.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n