Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Pandemia da Covid-19 alterou de maneira drástica as rotinas pessoais e profissionais, afetando pessoas e de empresas em todo o mundo.


No Brasil e com o Jornalismo não foi diferente.

Em meados de março, os primeiros casos começaram a aparecer no país e alguns Estados, como o Ceará, partiram para as medidas de Isolamento Social.

Com muita gente dentro de casa, empresas paradas e hospitais em ritmo frenético, a necessidade por informação de qualidade, especialmente sobre a pandemia do novo coronavírus, ampliou-se e ganhou corpo na sociedade.

Em paralelo, as redações dos veículos de comunicação tiveram que operar com muitos jornalistas em home office, as notícias falsas ganharam impulsionamento nas redes sociais e as pessoas passaram a ser bombardeadas diariamente com uma quantidade enorme de informações. Com isso, as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de negócio e estar atentas à sua comunicação com os diversos públicos.

Impulsionada pela tecnologia digital, a rotina de produção jornalística vem agregando o conceito de curadoria, que ficou mais forte e necessário neste cenário de crise. Neste processo, o texto informativo é construído a partir de dados e declarações de outros canais, sempre preservando os critérios jornalísticos na seleção das informações e na construção do texto, como a indicação da referência às fontes consultadas.

Com este foco, a AD2M Engenharia de Comunicação, com sede em Fortaleza (CE), criou o Cenário Covid-19, um produto de curadoria de notícias, com o panorama informativo do dia, focado no Ceará, incluindo principais assuntos e manchetes do Brasil e do mundo; textos exclusivos de análise da crise; notícias locais; checagem e esclarecimento sobre notícias falsas e divulgação de dados oficiais sobre a Pandemia. 

O boletim chegou à 100ª edição ininterrupta, desde o dia 23 de março, sendo distribuído diariamente pelo WhatsApp, disponibilizado para leitura também na plataforma Issuu e divulgado no Instagram e no Facebook. É a união entre o Jornalismo de qualidade e a Comunicação Corporativa exercida com responsabilidade e cidadania.

“A AD2M, atenta à tendência de mercado de gerar conteúdo de qualidade, inovou com o Cenário Covid-19 enquanto produto e estratégia, trazendo a seus clientes e parceiros, diariamente, um conteúdo de qualidade, inteligente e informativo. Queremos contribuir, enquanto jornalistas e cidadãos, no combate à difusão da desinformação e somarmos forças aos colegas que, nas redações, têm feito um importante trabalho em favor da informação correta e confiável”, destaca o diretor Mauro Costa.

São seções do Cenário Covid-19 os Panoramas Ceará, Brasil e Mundo, com os principais assuntos locais, nacionais e mundiais na data; o editorial; o combate às fake news; as manchetes do dia, e o Acontece, destacando notícias dos clientes e parceiros da agência, especialmente campanhas de doações e novas estratégias de negócios. Todos os dias também o boletim traz a evolução da pandemia com os números de casos e de mortes no Ceará e no Brasil, total de pessoas recuperadas no mundo e quadros com conteúdo diverso – dicas de saúde, pesquisas sobre vacinas e estudos sobre o Novo Coronavírus.

“Sabemos que a internet ampliou o acesso a diferentes fontes de informações mas, ao mesmo tempo, gerou uma proliferação de notícias falsas e também um volume muito grande de dados que, em tempos como o que vivemos, acabam angustiando as pessoas ao invés de informá-las bem. O Cenário Covid-19 é um serviço de inteligência da AD2M, sem fins lucrativos, movido pelo interesse público de propagar a informação de qualidade. Diante do feedback que estamos recebendo, ele vem promovendo o alívio do público frente ao fenômeno da obesidade informacional provocada pelo excesso de informações atual”, comenta a diretora da AD2M, 
Djane Nogueira

O trabalho desenvolvido está pautado na busca por fontes oficiais com credibilidade reconhecida. Além deste pré-requisito básico, o Cenário Covid-19 traz a devida identificação das fontes das notícias e links para conteúdos originais, reconhecendo e valorizando, assim, os veículos de comunicação e os especialistas que produziram aquela informação. Tudo isso vem embalado em uma forma prática de se ler. "A concepção visual do produto está alinhada com o consumo de informação via Whatsapp, que permite navegar e dar zoom nas páginas facilmente com os dedos, abrindo novas dimensões que o impresso e a leitura tradicional em tela não oferecem", explica Apolônio Aguiar, diretor da AD2M. Assim fica fácil ler com rapidez e examinar os gráficos e quadros que enriquecem o boletim.

A AD2M, com 24 anos de mercado, potencializou seus recursos e envolveu boa parte de sua equipe de jornalistas e designers na elaboração dos quadros, produção do conteúdo, checagem de informações, revisão e distribuição do boletim. A novidade foi bem recebida pelo público, que se inscreve para receber o Cenário Covid-19 e costuma repassá-lo para grupos de sua afinidade.

Entre os feedbacks recebidos, o empresário Edmilson Pinheiro destaca: “Minha atualização diária sobre a Covid-19 é feita através do Cenário, pois são informações compiladas dos acontecimentos diários de maneira muito precisa, imparcial e abordadas de forma bastante leve”. A executiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Clivânia Teixeira, também acompanha o conteúdo da AD2M. “Parabéns pelos alertas lúcidos, dados persistentes e consistentes dos relatórios diários do Cenário Covid-19”, parabeniza.

Sobre AD2M - A AD2M Engenharia de Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação, desenvolvendo um amplo portfólio, mantendo uma forte rede de relacionamentos e com uma equipe altamente qualificada. Com expertise na área de Relações com a Mídia, através de atividades de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training), a AD2M agrega também outras esferas, prezando pelo desenvolvimento da comunicação de forma ampla e integrando os serviços de forma estratégica.

Sobre curadoria de notícias
- Diante do excesso de informações e da profusão de fake news, a curadoria digital do jornalismo vem para organizar a enorme quantidade de dados, gerenciar os conteúdos e reorganizá-los segundo critérios jornalísticos de seleção das informações e de construção do texto, devidamente incluindo as referências às fontes consultadas e, preferencialmente, também os links para o conteúdo original. Neste processo, verifica-se, interpreta-se e emprega-se sentido a textos, áudios e imagens produzidos pelo público e por fontes oficiais.

Sobre obesidade informacional
- O excesso de conteúdos disponíveis hoje gerou o conceito de obesidade informacional: o acúmulo de informações que nunca poderá ser absorvido dada sua quantidade e sua rapidez de atualização. Dentre os perigos da obesidade informacional estão a difícil escolha de qual melhor conteúdo absorver e a falta de conteúdo relevante, que indique soluções inteligentes. Ambos geram perda de uma grande quantidade de tempo. Uma das saídas para evitar a obesidade informacional é direcionar a procura para sites confiáveis e que tenham um conteúdo rico sobre o assunto.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".