Pular para o conteúdo principal

Começa Futura Trends 2020

O X Seminário Futura Trends traz uma série de novidades: além de ser realizado de forma totalmente Online, neste ano, em vez de apenas um dia, serão quatro dias seguidos de evento, desta segunda (26) a quinta (29 de outubro), a partir das seis da noite. A coordenação é do jornalista Nazareno Albuquerque.


“Dilemas humanos Pós-Covid-19” é o Tema Central do Encontro, que será abordado a partir de quatro dimensões: 
  1. Saúde, Ciência e Política.
  2. Educação, Família e Ócio.
  3. Economia, Riqueza e Trabalho.
  4. Vida, Natureza e Espiritualidade.
Cada palestrante terá 90 minutos para falara sobre cada um dos recortes propostos. Para abrir a Programação, nesta segunda (26), haverá a palestra “Saúde, Ciência e Geopolítica: o que nos revela a Pandemia da Covid-19? Onde erramos e para onde vamos? Quais cenários e sinais a pandemia nos deixa?”, ministrada pelo professor Boaventura de Sousa Santos. O Tema será moderado pela jornalista Neila Fontenele e pelo doutorando sociólogo João Martins Neto.

Nesta terça (27) será a vez do professor Departamento de Gestão e Empreendedorismo da Arizona State University, Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto, desenvolver o tema “O mundo pós-pandemia: impactos nas empresas, gestores e mercados; caminhos para enfrentar as incertezas e ambiguidades na gestão e no trabalho”. O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Bezerra Leite, a secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Mara Pacobahyba, e a jornalista Adailma Mendes serão os moderadores.

No penúltimo dia do Futura Trends (quarta-feira-28), o assunto central será “Família, educação e ócio: de que forma a Pandemia da Covid-19 afetou o comportamento social das pessoas. A Reinvenção da Educação, do trabalho e dos governos”. A palestra ficará a cargo de Domenico De Masi, referência mundial quando se fala em ócio e trabalho. O professor participou da edição 2015 do Futura Trends. Desta vez, ele estará acompanhado da head de Recursos Humanos (RH) da Nutrilite e do Grupo Amway, Elizabeth Parente, e da presidente da BPW Brasil, Margarida Yassuda, que atuarão como moderadoras.

Para fechar a edição 2020 do Futura Trends, na quinta (29) o convidado especial é o padre Fábio de Melo. O sacerdote vai falar acerca da “Pandemia da Covid-19: as vítimas, os indiferentes e o amor. Os efeitos espirituais e humanos do distanciamento”. A moderação ficará a cargo da professora e doutora em Educação, Cristiane Holanda, e do frei Wilter Malveira, diácono da Arquidiocese de Fortaleza.

Divulgação - Realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), o seminário tem promoção do O Povo, patrocínio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFiec), Morphus, Grupo Marquise, Sebrae e Unimed Fortaleza. Tem o apoio Centro Universitário Christus (Unicrhistus), CDL Fortaleza e Grupo Aço Cearense. Divulgação: Blog do Lauriberto.

Mais sobre cada um dos palestrantes:
  1. Boaventura de Sousa Santos: professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin (USA); Global Legal Scholar da Universidade de Warwick; Coordenador de programas de doutoramento da Universidade de Coimbra; dezenas de seus livros encontram-se publicados em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão. Foi um dos principais articuladores na criação do Fórum Social Mundial. É considerado um dos maiores pensadores sociais do mundo no presente século.
  2. Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto: PHD professor do Departamento de Gestão e Empreendedorismo da Arizona State University; autor de dois best sellers publicados no Brasil sobre inovação, empreendedorismo e gestão do Conhecimento; Great Medal of Honor Federal Council of Business, Brasil; indicado Best Business Professor of the Year Award – The Economist Intelligence Unit – 2013; presidente e CEO da HSM Brasil 2014 a 2016; publicou “Gestão do Conhecimento no Contexto de Organizações Atuantes no Brasil – uma mudança em Direção ao Conceito de Gestão de Conceitos Capacitantes”, no Caderno de Ideias da Fundação Dom Cabral
  3. Domenico De Masi: professor de Sociologia e das Profissões na Universidade de la Sapienza, Itália; um dos principais pensadores do mundo no campo da Sociologia do Trabalho; membro do Comitê Científico da Fundação Veronesi; presidente da Fundação Ravello e colabora com os principais jornais italianos; publicou vários livros sobre sociologia urbana e do desenvolvimento, do trabalho e das organizações e dos processos criativos; membro do Comitê Científico da revista Sociologia do Trabalho.
  4. Padre Fábio de Melo: sacerdote católico, filósofo, escritor, professor universitário, artista e apresentador. Seus discos já venderam mais de três milhões de cópias no Brasil e na América Latina, além de três e meio milhões de livros, destacando-se “Crer ou não Crer”, em parceria com o filósofo Leandro Karnal, “O Discípulo da Madrugada” e “Por Onde for o teu Passo, que lá esteja o teu Coração”; em 2019 entrou no ranking do Instituto Qualibest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Serviço

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.