Pular para o conteúdo principal



Cearenses entre os premiados do 8º Prêmio Grão de Música

 Anualmente, ​​compositores, compositoras e intérpretes recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato a cada edição do Prêmio Grão de Música. Esta 8ª edição, apresenta uma nova seleção de 15 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais, selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra. 

Para que cada seleção seja perpetuada, colocando igualmente a música como protagonista, o prêmio produz a coletânea Grão de Música, onde os premiados e premiadas têm uma faixa representativa de sua obra registrada. O disco com arte de capa também assinada pelo artista Elifas, pela primeira vez será distribuído apenas no formato digital. O lançamento vem simultâneo ao anúncio dos contemplados, ouça no Spotify aqui (disponível nas demais plataformas digitais) ou pelo site do PGM (http://premiograodemusica.com.br).

O Prêmio Grão de Música tem um único requisito para premiação, o gênero canção é o foco deste garimpo sonoro em prol da valorização da música brasileira. Os 15 artistas premiados e premiadas de 2021 representam 14 dos Estados Brasileiros:

  • Abidoral Jamacaru (CE)
  • Bado (RO)
  • Bernadete (SP)
  • Cacique Pequena (CE)
  • Cláudia Simone (PI)
  • Cléber Eduão (BA)
  • Djuena Tikuna (AM)
  • Dorina (RJ)
  • Fernanda de Paula (MG)
  • João Ormond (MT)
  • Lia Sophia (PA)
  • Oliveira de Panelas (PE)
  • Salomão di Pádua (DF​​)
  • Silvia Sol (RN)
  • Zé Moreira (ES)

CONHEÇA CADA ARTISTA https://bit.ly/PREMIADOS8PGM

- Pela primeira vez na história do PGM temos a presença indígena. Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas. Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas. As colonizações europeias no mundo, impregnadas pela cultura da exploração e da violência deixaram um rastro de destruição que nos põe agora no limiar da extinção como espécie. Vamos reaprender com os povos originários a cuidar da nossa aldeia comum”, compartilha a idealizadora e realizadora do prêmio, Socorro Lira.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, mais uma vez online, a partir do Teatro D, em São Paulo, o que permite ser assistida por público ainda maior, em qualquer localidade. Nela, além da entrega do troféu, acontecem apresentações musicais e performances.

Socorro complementa, “Entendemos que é mais prudente e seguro fazermos novamente o evento virtualmente, com artistas e plateia em casa. Temos responsabilidades e é importante dar o melhor exemplo quanto a prevenção de contágio e suas consequências. E será lindo! Até em honra às mais de 535 mil vidas encerradas por causa da Covid-19 e das escolhas enviesadas enquanto sociedade diante do problema”.

A missão da premiação é ampliar o olhar por todo o país, a fim de conseguir revelar ou destacar artistas de grande valor em meio ao imensurável cenário nacional, já que a maioria não chega ao conhecimento do grande público. O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira. 

O PGM 2021 tem apoio da Consolidar, Bandeja Organizadora Inpot, Instituto Economia ao Natural e conta mais uma vez com a parceria e patrocínio da empresa Metanoia - Propósito nos negócios e Palavra Acesa editora.

Confira faixa a faixa a Coletânea GRÃO DE MÚSICA 2021:

​​01. Lava a Alma Brasil (Abidoral Jamacaru) com Abidoral Jamacaru

02. O Samba é a Minha Verdade (Juninho Boemia, Robert Giolo e Rodrigo Estabel) com Bernadete

03. Padedê dos Sararás (Zé Moreira) com Zé Moreira

04. Incendeia (Lia Sophia) com Lia Sophia

05. São Gabriel Blues (Cléber Eduão e Gury Eduão) com Cléber Eduão

06. O Mesmo Blues (Josias Sobrinho e Betto Pereira) com Salomão di Pádua

07. Peça Desculpas (Fátima Guedes) com Dorina

08. Fim de Mundo (Patricia Mellodi) com Cláudia Simone

09. Nas Águas do Mar (Oliveira de Panelas) com Oliveira de Panelas

10. Serenada (Leonardo Costa) com Silvia Sol

11. Mundos (Bado e Baaribu Nonato) com Bado

12. Paetaguruu Utuu (O Som Encantado) (Djuena Tikuna) com Djuena Tikuna

13. Quariterê (João Ormond e Batista dos Santos) com João Ormond

14. Gira Menina (Milton Storalli e Lisa Kahuna) com Fernanda de Paula

15. Coco Chachado (Cacique Pequena) com Cacique Pequena

Entre parênteses estão considerados os autores da composição.


O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. 

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de "garimpar" e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público. 

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017), com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A estas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira. 

A escolha dos premiados e premiadas segue, a rigor, as diretrizes da premiação: obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados. Desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos.

Em 2020, o PGM trouxe uma novidade, a ação paralela Circuito PGM em Casa, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores. O principal objetivo foi beneficiar economicamente estes e estas profissionais por conta da pandemia que afeta o setor artístico, além de incentivar a profissionalização de aparições online.

Ouça as coletâneas de todas as edições: http://premiograodemusica.com.br/coletaneas

Curadorias Regionais: http://premiograodemusica.com.br/curadorias/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...