Pular para o conteúdo principal

Cearenses entre os premiados do 8º Prêmio Grão de Música

 Anualmente, ​​compositores, compositoras e intérpretes recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato a cada edição do Prêmio Grão de Música. Esta 8ª edição, apresenta uma nova seleção de 15 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais, selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra. 

Para que cada seleção seja perpetuada, colocando igualmente a música como protagonista, o prêmio produz a coletânea Grão de Música, onde os premiados e premiadas têm uma faixa representativa de sua obra registrada. O disco com arte de capa também assinada pelo artista Elifas, pela primeira vez será distribuído apenas no formato digital. O lançamento vem simultâneo ao anúncio dos contemplados, ouça no Spotify aqui (disponível nas demais plataformas digitais) ou pelo site do PGM (http://premiograodemusica.com.br).

O Prêmio Grão de Música tem um único requisito para premiação, o gênero canção é o foco deste garimpo sonoro em prol da valorização da música brasileira. Os 15 artistas premiados e premiadas de 2021 representam 14 dos Estados Brasileiros:

  • Abidoral Jamacaru (CE)
  • Bado (RO)
  • Bernadete (SP)
  • Cacique Pequena (CE)
  • Cláudia Simone (PI)
  • Cléber Eduão (BA)
  • Djuena Tikuna (AM)
  • Dorina (RJ)
  • Fernanda de Paula (MG)
  • João Ormond (MT)
  • Lia Sophia (PA)
  • Oliveira de Panelas (PE)
  • Salomão di Pádua (DF​​)
  • Silvia Sol (RN)
  • Zé Moreira (ES)

CONHEÇA CADA ARTISTA https://bit.ly/PREMIADOS8PGM

- Pela primeira vez na história do PGM temos a presença indígena. Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas. Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas. As colonizações europeias no mundo, impregnadas pela cultura da exploração e da violência deixaram um rastro de destruição que nos põe agora no limiar da extinção como espécie. Vamos reaprender com os povos originários a cuidar da nossa aldeia comum”, compartilha a idealizadora e realizadora do prêmio, Socorro Lira.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, mais uma vez online, a partir do Teatro D, em São Paulo, o que permite ser assistida por público ainda maior, em qualquer localidade. Nela, além da entrega do troféu, acontecem apresentações musicais e performances.

Socorro complementa, “Entendemos que é mais prudente e seguro fazermos novamente o evento virtualmente, com artistas e plateia em casa. Temos responsabilidades e é importante dar o melhor exemplo quanto a prevenção de contágio e suas consequências. E será lindo! Até em honra às mais de 535 mil vidas encerradas por causa da Covid-19 e das escolhas enviesadas enquanto sociedade diante do problema”.

A missão da premiação é ampliar o olhar por todo o país, a fim de conseguir revelar ou destacar artistas de grande valor em meio ao imensurável cenário nacional, já que a maioria não chega ao conhecimento do grande público. O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira. 

O PGM 2021 tem apoio da Consolidar, Bandeja Organizadora Inpot, Instituto Economia ao Natural e conta mais uma vez com a parceria e patrocínio da empresa Metanoia - Propósito nos negócios e Palavra Acesa editora.

Confira faixa a faixa a Coletânea GRÃO DE MÚSICA 2021:

​​01. Lava a Alma Brasil (Abidoral Jamacaru) com Abidoral Jamacaru

02. O Samba é a Minha Verdade (Juninho Boemia, Robert Giolo e Rodrigo Estabel) com Bernadete

03. Padedê dos Sararás (Zé Moreira) com Zé Moreira

04. Incendeia (Lia Sophia) com Lia Sophia

05. São Gabriel Blues (Cléber Eduão e Gury Eduão) com Cléber Eduão

06. O Mesmo Blues (Josias Sobrinho e Betto Pereira) com Salomão di Pádua

07. Peça Desculpas (Fátima Guedes) com Dorina

08. Fim de Mundo (Patricia Mellodi) com Cláudia Simone

09. Nas Águas do Mar (Oliveira de Panelas) com Oliveira de Panelas

10. Serenada (Leonardo Costa) com Silvia Sol

11. Mundos (Bado e Baaribu Nonato) com Bado

12. Paetaguruu Utuu (O Som Encantado) (Djuena Tikuna) com Djuena Tikuna

13. Quariterê (João Ormond e Batista dos Santos) com João Ormond

14. Gira Menina (Milton Storalli e Lisa Kahuna) com Fernanda de Paula

15. Coco Chachado (Cacique Pequena) com Cacique Pequena

Entre parênteses estão considerados os autores da composição.


O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. 

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de "garimpar" e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público. 

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017), com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A estas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira. 

A escolha dos premiados e premiadas segue, a rigor, as diretrizes da premiação: obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados. Desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos.

Em 2020, o PGM trouxe uma novidade, a ação paralela Circuito PGM em Casa, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores. O principal objetivo foi beneficiar economicamente estes e estas profissionais por conta da pandemia que afeta o setor artístico, além de incentivar a profissionalização de aparições online.

Ouça as coletâneas de todas as edições: http://premiograodemusica.com.br/coletaneas

Curadorias Regionais: http://premiograodemusica.com.br/curadorias/

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap