Pular para o conteúdo principal

Cearenses entre os premiados do 8º Prêmio Grão de Música

 Anualmente, ​​compositores, compositoras e intérpretes recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato a cada edição do Prêmio Grão de Música. Esta 8ª edição, apresenta uma nova seleção de 15 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais, selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra. 

Para que cada seleção seja perpetuada, colocando igualmente a música como protagonista, o prêmio produz a coletânea Grão de Música, onde os premiados e premiadas têm uma faixa representativa de sua obra registrada. O disco com arte de capa também assinada pelo artista Elifas, pela primeira vez será distribuído apenas no formato digital. O lançamento vem simultâneo ao anúncio dos contemplados, ouça no Spotify aqui (disponível nas demais plataformas digitais) ou pelo site do PGM (http://premiograodemusica.com.br).

O Prêmio Grão de Música tem um único requisito para premiação, o gênero canção é o foco deste garimpo sonoro em prol da valorização da música brasileira. Os 15 artistas premiados e premiadas de 2021 representam 14 dos Estados Brasileiros:

  • Abidoral Jamacaru (CE)
  • Bado (RO)
  • Bernadete (SP)
  • Cacique Pequena (CE)
  • Cláudia Simone (PI)
  • Cléber Eduão (BA)
  • Djuena Tikuna (AM)
  • Dorina (RJ)
  • Fernanda de Paula (MG)
  • João Ormond (MT)
  • Lia Sophia (PA)
  • Oliveira de Panelas (PE)
  • Salomão di Pádua (DF​​)
  • Silvia Sol (RN)
  • Zé Moreira (ES)

CONHEÇA CADA ARTISTA https://bit.ly/PREMIADOS8PGM

- Pela primeira vez na história do PGM temos a presença indígena. Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas. Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas. As colonizações europeias no mundo, impregnadas pela cultura da exploração e da violência deixaram um rastro de destruição que nos põe agora no limiar da extinção como espécie. Vamos reaprender com os povos originários a cuidar da nossa aldeia comum”, compartilha a idealizadora e realizadora do prêmio, Socorro Lira.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, mais uma vez online, a partir do Teatro D, em São Paulo, o que permite ser assistida por público ainda maior, em qualquer localidade. Nela, além da entrega do troféu, acontecem apresentações musicais e performances.

Socorro complementa, “Entendemos que é mais prudente e seguro fazermos novamente o evento virtualmente, com artistas e plateia em casa. Temos responsabilidades e é importante dar o melhor exemplo quanto a prevenção de contágio e suas consequências. E será lindo! Até em honra às mais de 535 mil vidas encerradas por causa da Covid-19 e das escolhas enviesadas enquanto sociedade diante do problema”.

A missão da premiação é ampliar o olhar por todo o país, a fim de conseguir revelar ou destacar artistas de grande valor em meio ao imensurável cenário nacional, já que a maioria não chega ao conhecimento do grande público. O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira. 

O PGM 2021 tem apoio da Consolidar, Bandeja Organizadora Inpot, Instituto Economia ao Natural e conta mais uma vez com a parceria e patrocínio da empresa Metanoia - Propósito nos negócios e Palavra Acesa editora.

Confira faixa a faixa a Coletânea GRÃO DE MÚSICA 2021:

​​01. Lava a Alma Brasil (Abidoral Jamacaru) com Abidoral Jamacaru

02. O Samba é a Minha Verdade (Juninho Boemia, Robert Giolo e Rodrigo Estabel) com Bernadete

03. Padedê dos Sararás (Zé Moreira) com Zé Moreira

04. Incendeia (Lia Sophia) com Lia Sophia

05. São Gabriel Blues (Cléber Eduão e Gury Eduão) com Cléber Eduão

06. O Mesmo Blues (Josias Sobrinho e Betto Pereira) com Salomão di Pádua

07. Peça Desculpas (Fátima Guedes) com Dorina

08. Fim de Mundo (Patricia Mellodi) com Cláudia Simone

09. Nas Águas do Mar (Oliveira de Panelas) com Oliveira de Panelas

10. Serenada (Leonardo Costa) com Silvia Sol

11. Mundos (Bado e Baaribu Nonato) com Bado

12. Paetaguruu Utuu (O Som Encantado) (Djuena Tikuna) com Djuena Tikuna

13. Quariterê (João Ormond e Batista dos Santos) com João Ormond

14. Gira Menina (Milton Storalli e Lisa Kahuna) com Fernanda de Paula

15. Coco Chachado (Cacique Pequena) com Cacique Pequena

Entre parênteses estão considerados os autores da composição.


O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. 

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de "garimpar" e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público. 

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017), com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A estas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira. 

A escolha dos premiados e premiadas segue, a rigor, as diretrizes da premiação: obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados. Desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos.

Em 2020, o PGM trouxe uma novidade, a ação paralela Circuito PGM em Casa, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores. O principal objetivo foi beneficiar economicamente estes e estas profissionais por conta da pandemia que afeta o setor artístico, além de incentivar a profissionalização de aparições online.

Ouça as coletâneas de todas as edições: http://premiograodemusica.com.br/coletaneas

Curadorias Regionais: http://premiograodemusica.com.br/curadorias/

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi