Conhecida como uma Campanha de Conscientização criada preferencialmente com o objetivo de dialogar acerca do Suicídio, o Setembro Amarelo busca ampliar o debate sobre a temática, uma vez que ela é uma situação motivada por diversos acontecimentos, além da Depressão.
De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o Mundo.
No Brasil, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de Suicídios no País em 2020 cresceu 0,4% em relação a 2019. Os Estados que apresentaram maior número, repetindo o ano anterior (2019), foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
- É importante que as pessoas se atentem ao fato de que, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a Saúde Mental foi cada vez mais impactada. Ou seja, o luto, o desemprego, o avanço do vírus e o isolamento social resultaram em crescentes níveis de ansiedade e depressão, o que pode levar ao Suicídio”, pontua a líder do Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza, Martha Porto.
No Grupo Mulheres do Brasil, o Projeto Escuta com Afeto disponibiliza o número 085-99835-8603, canal de atendimento para pessoas que buscam uma oportunidade de conversar.
Canais de Comunicação - No Brasil, há disponíveis os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além das Unidades de Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que são alternativas para momentos extremos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza canais como o telefone 181, gratuito e disponível 24 horas por dia, de domingo a sábado.
Sobre o Grupo Mulheres do Brasil - O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País.
Composto por mais de 95 mil mulheres oriundas de vários segmentos, organizadas em núcleos espalhados em todo o Brasil e em alguns países do Mundo, o grupo tem como propósito construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino.
Trabalha ativamente em conjunto com outras organizações e engajando suas integrantes para discutir, propor e realizar ações em temas ligados à
- Educação.
- Empreendedorismo.
- Igualdade de Gênero e Racial.
- Combate à Violência contra a Mulher.
- Outros temas de Interesse Social.
Tem uma agenda propositiva com Planos de Ação para pensar e agir focando no todo, por um país melhor. O grupo é suprapartidário, levanta a bandeira de uma causa: o Brasil.

Comentários
Postar um comentário