Pular para o conteúdo principal



Deputados da Alece destacam expectativas para 2022

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em entrevista à Agência de Noticias da Alece sobre suas expectativas para o ano de 2022, apontam a importância do controle da pandemia da Covid-19 a partir da vacinação e continuidade dos cuidados e alertas sobre as variantes, uma vez que as diversas áreas da sociedade e o próprio trabalho Legislativo, são diretamente impactadas pela situação sanitária.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) acredita que a ampla vacinação da população dará mais tranquilidade à sociedade e ressalta o esforço do governador Camilo Santana e a participação da AL nas reuniões sobre as decisões acerca da pandemia. Ele ressalta ainda a retomada gradual das ações da Casa Legislativa, respeitando as regras sanitárias estaduais. “Tenho certeza absoluta que, em 2022, vamos poder construir mais, ter um estado muito mais transparente e a Assembleia Legislativa tem trabalhado nesse sentido”, diz.

Ao avaliar que o período segue delicado, o deputado Renato Roseno (Psol) afirma que o primeiro desafio é continuar a lutar pela vida e imunização completa para toda a população. O parlamentar aponta a importância de garantir a proteção social da população em situação de alta vulnerabilidade e apoio à população diante de um cenário de fome, carestia e crise aguda de desemprego. Somada à crise social e econômica, o deputado chama atenção ainda para a crise política e a queda do Brasil nos indicadores internacionais de democracia.

O deputado João Jaime (DEM) acredita que o próximo ano será muito difícil e depende diretamente de como a pandemia e as novas variantes da Covid-19 se comportarão no Brasil. Ele enaltece os altos índices da vacinação na população adulta, o que pode ser uma grande proteção, mas pondera a situação atual da Europa e EUA. O parlamentar afirma esperar que a dose de reforço auxilie o Brasil e comenta que áreas como a política, saúde e educação estão diretamente atreladas à crise 

Marcelo Sobreira (PDT) avalia que 2022 será um ano ainda mais atípico do que 2021, pois a perspectiva inicial é continuar com o cenário de pandemia e algumas regras de isolamento e distanciamento em decorrência de novas variantes e do processo de ‘pré-campanha política’. Sobre o trabalho na Alece, o parlamentar destaca a importância de pautar projetos importantes para a sociedade, mesmo que haja um grande foco no processo das eleições.

Após um ano atípico em decorrência da Pandemia, o deputado Nelinho (PSDB) acredita na melhora da situação pandêmica pelo acesso às vacinas decorrente do trabalho do governador Camilo Santana. Ele acha que, em 2022, o trabalho legislativo será mais produtivo. 

- Estou preparado para que, em 2022, a gente possa trabalhar cada vez mais para o estado do Ceará e, obviamente, atendendo a nossa população”, diz.

DESAFIOS E AVANÇOS - Júlio César Filho (Cidadania) espera que 2022 seja um ano muito produtivo, principalmente no cenário de pós-pandemia, com o avanço da vacinação. O parlamentar pontua que 2020 e 2021, na Assembleia, a ênfase foram para matérias referentes às medidas de prevenção e restrição, auxílios e medidas com foco na retomada de crescimento. O líder do Governo na Casa acrescenta que seguirá buscando o diálogo e o aprimoramento de propostas para a população cearense, buscando ainda que o processo eleitoral não atrapalhe os trabalhos no Legislativo.

Com expectativas positivas para 2022, Fernando Santana (PT) espera que a pandemia seja vencida e o trabalho na Alece possa se intensificar ainda mais, fortalecendo as parcerias com o Governo do Estado. O 1º vice-presidente da Alece afirma que as eleições impactam na rotina, mas especialmente no primeiro semestre haverá uma grande ação da Alece em levar sessões para regiões do interior do Estado, garantindo diversos serviços para a população.

Jeová Mota (PDT) indica preocupação com áreas como Economia, educação e saúde. Ele afirma que o presidente da República toma decisões sobre essas áreas que não são o que o País ou a população precisa,  e ressalta a importância da vacina como único instrumento para sair da Pandemia.


Érika Amorim Para Érika Amorim-PSD (foto Júnior Pio), 2022 será um ano de muitos desafios, elencando que as projeções na economia não apontam para crescimento e a questão da empregabilidade preocupa toda a população. A parlamentar destaca ainda a necessidade de atenção e união para a área da educação, que sofre com o aumento da evasão escolar e, por isso, precisa de força tarefa e planos conjuntos, complementando a necessidade de seguir avançando com a vacinação da população.

Bruno Pedrosa - O deputado Bruno Pedrosa (PP) demonstra preocupação com o cenário nacional em decorrência do acirramento das questões políticas partidárias e os impactos para a economia e geração de emprego. Apesar disso, o parlamentar afirma que o Ceará deve seguir mantendo o nível de investimento que gera emprego, avança na qualidade da Educação, fortalecendo a saúde pública e ampliando a segurança pública e infraestrutura.

Audic Mota - Audic Mota (PSB) destacou os debates macroeconômicos que foram retomados com o arrefecimento da Pandemia e como isso impacta na capacidade de investimentos e possibilidade de geração de emprego. No Ceará, o parlamentar aponta para a necessidade de destravar a burocracia e utilizar bem os recursos garantidos para induzir também a economia dos pequenos municípios. Audic Mota alertou ainda para grandes desafios na área da educação que, ressalta, foi muito afetada pela pandemia nos últimos dois anos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...