O Poder Judiciário Cearense terá, a partir desta sexta-feira (18 de fevereiro de 2022), mais uma magistrada como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O evento, marcado para ocorrer às 16 horas na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), dá posse à juíza Joriza Magalhães Pinheiro (foto), magistrada com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau. Será a 16ª mulher a assumir o cargo, chegando, na atualidade, aos 37,20% do total da Corte estadual, que conta com 43 desembargadores. A solenidade será transmitida pelo canal do TJCE no YouTube.
Eleita pelo critério de merecimento, após figurar por três vezes entre os três juízes mais bem pontuados, ela ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. Um fato inédito é que, na história dos 148 anos do Judiciário cearense, a eleição foi marcada pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista que define o novo desembargador.
PERFIL - Natural de Fortaleza, Joriza Magalhães Pinheiro bacharelou-se em Direito em 1991, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização e mestrado também pela UFC, além de MBA em Direito: Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1994, ingressou na magistratura cearense.
Foi titular das Comarcas de Novo Oriente e Icó, da 2ª Vara de Aracati, do Juizado Especial e da 3ª Vara de Sobral. Também atuou como titular da 6ª Vara do Júri e da 9ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. A magistrada compôs a 6ª Turma Recursal de 2009 a 2011 e integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como membro titular na categoria juíza de Direito, por dois biênios. Foi ainda juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE de 2018 a 2021 e é juíza auxiliar da Presidência na atual gestão.
Posse da juíza Joriza Magalhães Pinheiro ao cargo de desembargadora do TJCE
sexta-feira (18 de fevereiro de 20220, às 16 horas.
Esmec - Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz.
Comentários
Postar um comentário