Pular para o conteúdo principal

Morre Walfrido Salmito Filho



Morreu nesta terça-feira (20 de setembro de 2022),  em Fortaleza, aos 88 anos o advogado, filósofo e economista Valfrido Salmito Filho. Ele nasceu, em São Benedito-Ceará, em 24 de junho de 1934, filho de Valfrido Salmito de Almeida e Maria Filizola Salmito.

Em 1955 iniciou o Curso de Filosofia no Seminário São Francisco em Olinda (PE), concluindo-o no ano seguinte. Em seguida, ingressou no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1957. Durante o Curso, participou do Programa de Treinamento em Desenvolvimento Econômico (PTDE) no Instituto de Economia da UFC, em 1960. No ano seguinte bacharelou-se em Direito.

Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) entre 1959 e 1962, nesse último ano fez o curso da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) de Recife. Ainda em 1962 foi admitido como analista de projetos têxteis desta autarquia. Dois anos depois foi promovido a chefe da divisão de programas especiais, no programa de recuperação da Indústria Têxtil do Nordeste.

Prosseguindo com seus estudos superiores, entre julho de 1965 e março de 1966, participou de um treinamento em programas de assistência à pequena e média empresas, nos institutos de economia das cidades alemãs de Hamburgo, Kiel e Berlim Ocidental. Ao regressar ao Brasil, assumiu a chefia da divisão de pequena e média empresa do Departamento de Indústria da Sudene. Em 1967 foi transferido para a divisão de análise de projetos e ainda neste mesmo ano foi promovido a diretor-adjunto do mesmo departamento. Em 1970, participou de um treinamento em distritos industriais e assistência à pequena e médias empresas na Índia (Nova Délhi, Bangalore e Hyderabad), no Japão (Tóquio) e na Coréia do Sul (Seul).

Em 1972 tornou-se diretor do departamento de indústria da Sudene, cargo no qual permaneceu até 1974. Nesse ano, afastou-se da autarquia, assumindo a diretoria do departamento rural e cooperativo do BNB. Em 1978 tornou-se membro do conselho de administração do BNB. Nesse mesmo ano retornou à Sudene, nomeado superintendente do órgão, em substituição a José Lins de Albuquerque. A nomeação de Salmito — que iniciara sua carreira na Sudene ainda nos tempos de Celso Furtado, o fundador e primeiro superintendente da autarquia, nos anos de 1959 e 1960 — quebrou um tabu que se instaurara desde a saída deste economista do órgão, quando foi cassado pelo regime militar: a nomeação de militares e técnicos de outras áreas, que evitassem a retomada das idéias de Furtado. No clima da abertura política, o recém-empossado chegou inclusive a convidar o economista para contribuir com suas idéias junto à equipe do órgão.

Ao ser empossado, Valfrido Salmito demonstrou preocupação com o momento de abertura política e democrática que se instaurara no país e suas repercussões no Nordeste. Ele temia “o surgimento de lideranças mal inspiradas e que possam acirrar as massas desempregadas, levando-as a uma exacerbação de descontentamento maior que a de antes da Revolução, uma vez que se identifique um agravamento das disparidades entre os estágios de desenvolvimento em que vivem o Centro-Sul e o Nordeste”. Com essa perspectiva, ao assumir o cargo, defendeu uma reavaliação do papel da Sudene, através de um reposicionamento das questões básicas da região e cobrar do governo federal uma atuação mais profunda junto aos problemas do Nordeste.

Em março de 1979 anunciou que a Sudene, numa ação conjunta com o Banco do Nordeste, estava elaborando um programa especial para estimular a criação de empregos na região. O projeto diferia dos anteriores por não estar vinculado à criação de indústrias. Em junho seguinte, ao participar de um simpósio sobre a Sudene na Câmara dos Deputados, conclamou os parlamentares a voltarem a cooperar nas discussões sobre os problemas do nordeste e a lutarem por medidas efetivas que possibilitassem o desenvolvimento da região. Segundo o superintendente, “o Nordeste tem 25 anos de prioridade retórica que não se transforma nunca em prioridade orçamentária”.

Em outubro de 1980 surgiram rumores de sua saída do órgão, devido ao descontentamento de certos setores com sua política de inscrição de trabalhadores rurais para o recebimento de assistência financeira, em virtude da grande seca que assolou toda a Região Nordestina.

Salmito foi obrigado a cancelar 90 mil inscrições consideradas irregulares, o que teria desagradado algumas lideranças locais. No entanto, deixou o cargo somente em outubro de 1984, sendo substituído por Marlos Jacob Tenório de Melo. Nessa ocasião, tornou-se assessor do Ministério do Interior em programas de desenvolvimento do Nordeste, aí permanecendo até maio de 1990.

Ao deixar o Ministério de Interior, retornou à Sudene como superintendente adjunto. Aposentado em maio de 1991, foi em seguida reintegrado aos quadros do BNB, na condição de assessor do gabinete do presidente da instituição.

Foi conselheiro editorial do jornal O Povo de 1989, no Ceará, escrevendo esporadicamente artigos para a imprensa, 
tendo participado da elaboração, junto com outros profissionais, da Carta de Princípios do Grupo O Povo.

Casou-se com Adeilda Rigaud Salmito, com quem teve três filhos.

Publicou Agroindústria para o Nordeste (1977).

Nazareno Albuquerque - É um dos autores do livro "50 anos de desenvolvimento industrial do Ceará: de Paulo Afonso ao Pecém", juntamente com Pedro Jorge Ramos Vianna e Nazareno Albuquerque.

- O professor Salmito está no rol dos grandes cearenses, na academia e na vida pública, pelo seu legado como economista e cidadão nordestino”, afirma Nazareno Albuquerque.

Corecon-CE - A presidente do Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE), Silvana Parente, ressalta que Salmito faz parte da história do desenvolvimento industrial do Ceará e do Nordeste, iniciada por Celso Furtado.

- Para além de suas posições de superintendente da Sudene e diretor do BNB, atuou fortemente como assessor parlamentar da bancada nordestina na Assembleia Nacional Constituinte de 1888, sendo responsável pelas grandes conquistas com respeito aos instrumentos de desenvolvimento regional, hoje tão ameaçados", diz Silvana Parente.

- Nosso grande respeito e gratidão pela sua luta em prol da redução das desigualdades regionais", finaliza em sua manifestação de pesar a presidente do Corecon-CE.

O velório de Walfrido Salmito aconteceu, na Funerária Ehternus. A Missa de Corpo Presente foi às três da tarde, seguida do sepultamento no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, na tarde deste terça-feira (20).

Com informações do jornal O Povo; Globo (10 de outubro de 1980); INF. BIOG.; Jornal do Brasil (1, 7 e 13 de julho de 1978 e 4 e 13 de janeiro, 27 de março e 27 de junho de 1979); Veja (12 de julho de 1978); O Estado (17 de setembro de 2009).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a