Pular para o conteúdo principal

Morre Walfrido Salmito Filho



Morreu nesta terça-feira (20 de setembro de 2022),  em Fortaleza, aos 88 anos o advogado, filósofo e economista Valfrido Salmito Filho. Ele nasceu, em São Benedito-Ceará, em 24 de junho de 1934, filho de Valfrido Salmito de Almeida e Maria Filizola Salmito.

Em 1955 iniciou o Curso de Filosofia no Seminário São Francisco em Olinda (PE), concluindo-o no ano seguinte. Em seguida, ingressou no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1957. Durante o Curso, participou do Programa de Treinamento em Desenvolvimento Econômico (PTDE) no Instituto de Economia da UFC, em 1960. No ano seguinte bacharelou-se em Direito.

Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) entre 1959 e 1962, nesse último ano fez o curso da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) de Recife. Ainda em 1962 foi admitido como analista de projetos têxteis desta autarquia. Dois anos depois foi promovido a chefe da divisão de programas especiais, no programa de recuperação da Indústria Têxtil do Nordeste.

Prosseguindo com seus estudos superiores, entre julho de 1965 e março de 1966, participou de um treinamento em programas de assistência à pequena e média empresas, nos institutos de economia das cidades alemãs de Hamburgo, Kiel e Berlim Ocidental. Ao regressar ao Brasil, assumiu a chefia da divisão de pequena e média empresa do Departamento de Indústria da Sudene. Em 1967 foi transferido para a divisão de análise de projetos e ainda neste mesmo ano foi promovido a diretor-adjunto do mesmo departamento. Em 1970, participou de um treinamento em distritos industriais e assistência à pequena e médias empresas na Índia (Nova Délhi, Bangalore e Hyderabad), no Japão (Tóquio) e na Coréia do Sul (Seul).

Em 1972 tornou-se diretor do departamento de indústria da Sudene, cargo no qual permaneceu até 1974. Nesse ano, afastou-se da autarquia, assumindo a diretoria do departamento rural e cooperativo do BNB. Em 1978 tornou-se membro do conselho de administração do BNB. Nesse mesmo ano retornou à Sudene, nomeado superintendente do órgão, em substituição a José Lins de Albuquerque. A nomeação de Salmito — que iniciara sua carreira na Sudene ainda nos tempos de Celso Furtado, o fundador e primeiro superintendente da autarquia, nos anos de 1959 e 1960 — quebrou um tabu que se instaurara desde a saída deste economista do órgão, quando foi cassado pelo regime militar: a nomeação de militares e técnicos de outras áreas, que evitassem a retomada das idéias de Furtado. No clima da abertura política, o recém-empossado chegou inclusive a convidar o economista para contribuir com suas idéias junto à equipe do órgão.

Ao ser empossado, Valfrido Salmito demonstrou preocupação com o momento de abertura política e democrática que se instaurara no país e suas repercussões no Nordeste. Ele temia “o surgimento de lideranças mal inspiradas e que possam acirrar as massas desempregadas, levando-as a uma exacerbação de descontentamento maior que a de antes da Revolução, uma vez que se identifique um agravamento das disparidades entre os estágios de desenvolvimento em que vivem o Centro-Sul e o Nordeste”. Com essa perspectiva, ao assumir o cargo, defendeu uma reavaliação do papel da Sudene, através de um reposicionamento das questões básicas da região e cobrar do governo federal uma atuação mais profunda junto aos problemas do Nordeste.

Em março de 1979 anunciou que a Sudene, numa ação conjunta com o Banco do Nordeste, estava elaborando um programa especial para estimular a criação de empregos na região. O projeto diferia dos anteriores por não estar vinculado à criação de indústrias. Em junho seguinte, ao participar de um simpósio sobre a Sudene na Câmara dos Deputados, conclamou os parlamentares a voltarem a cooperar nas discussões sobre os problemas do nordeste e a lutarem por medidas efetivas que possibilitassem o desenvolvimento da região. Segundo o superintendente, “o Nordeste tem 25 anos de prioridade retórica que não se transforma nunca em prioridade orçamentária”.

Em outubro de 1980 surgiram rumores de sua saída do órgão, devido ao descontentamento de certos setores com sua política de inscrição de trabalhadores rurais para o recebimento de assistência financeira, em virtude da grande seca que assolou toda a Região Nordestina.

Salmito foi obrigado a cancelar 90 mil inscrições consideradas irregulares, o que teria desagradado algumas lideranças locais. No entanto, deixou o cargo somente em outubro de 1984, sendo substituído por Marlos Jacob Tenório de Melo. Nessa ocasião, tornou-se assessor do Ministério do Interior em programas de desenvolvimento do Nordeste, aí permanecendo até maio de 1990.

Ao deixar o Ministério de Interior, retornou à Sudene como superintendente adjunto. Aposentado em maio de 1991, foi em seguida reintegrado aos quadros do BNB, na condição de assessor do gabinete do presidente da instituição.

Foi conselheiro editorial do jornal O Povo de 1989, no Ceará, escrevendo esporadicamente artigos para a imprensa, 
tendo participado da elaboração, junto com outros profissionais, da Carta de Princípios do Grupo O Povo.

Casou-se com Adeilda Rigaud Salmito, com quem teve três filhos.

Publicou Agroindústria para o Nordeste (1977).

Nazareno Albuquerque - É um dos autores do livro "50 anos de desenvolvimento industrial do Ceará: de Paulo Afonso ao Pecém", juntamente com Pedro Jorge Ramos Vianna e Nazareno Albuquerque.

- O professor Salmito está no rol dos grandes cearenses, na academia e na vida pública, pelo seu legado como economista e cidadão nordestino”, afirma Nazareno Albuquerque.

Corecon-CE - A presidente do Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE), Silvana Parente, ressalta que Salmito faz parte da história do desenvolvimento industrial do Ceará e do Nordeste, iniciada por Celso Furtado.

- Para além de suas posições de superintendente da Sudene e diretor do BNB, atuou fortemente como assessor parlamentar da bancada nordestina na Assembleia Nacional Constituinte de 1888, sendo responsável pelas grandes conquistas com respeito aos instrumentos de desenvolvimento regional, hoje tão ameaçados", diz Silvana Parente.

- Nosso grande respeito e gratidão pela sua luta em prol da redução das desigualdades regionais", finaliza em sua manifestação de pesar a presidente do Corecon-CE.

O velório de Walfrido Salmito aconteceu, na Funerária Ehternus. A Missa de Corpo Presente foi às três da tarde, seguida do sepultamento no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, na tarde deste terça-feira (20).

Com informações do jornal O Povo; Globo (10 de outubro de 1980); INF. BIOG.; Jornal do Brasil (1, 7 e 13 de julho de 1978 e 4 e 13 de janeiro, 27 de março e 27 de junho de 1979); Veja (12 de julho de 1978); O Estado (17 de setembro de 2009).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".