Pular para o conteúdo principal

Faec quer mais empresas no Ramo de Laticínios no CE



Nos próximos dez anos, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) quer dobrar o agronegócio no Ceará, principalmente a pecuária leiteira. Para isso, segundo o presidente da entidade, Amilcar Silveira, é preciso investir em capacitação e implementar concorrência no setor industrial.

Nesse sentido, de acordo com Silveira, uma série de medidas estão sendo adotadas pela Faec. Uma delas é buscar uma grande empresa de laticínios para que se instale no Ceará. Atualmente, a Betânia é a maior compradora dos produtores de leite do Estado.

- Nada contra a empresa. Mas há uma concentração muito grande nas mãos da Betânia. Precisamos visitar outros lacticínios e convidá-los a se instalar no Ceará”, pontua o presidente da Faec. Duas empresas foram visitadas. Uma delas foi a Laticínios Porto Alegre, localizada na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A empresa produz 1,2 milhão de litros de leite e conta com cinco unidades industriais, sendo três em Minas, uma no Espírito Santo e outra no Rio de Janeiro.

- Existe uma negociação. Houve, da nossa parte, um convite para eles conhecerem o Ceará”.

Uma outra medida passa pela regulamentação de pequenos fabricantes. “Com o apoio do Sebrae, nós estamos regularizando 100 laticínios para que eles possam atuar no mercado formal. A ideia é organizar a cadeia produtiva, dando mais opções de comercialização”, explica o líder classista. “E todos saem ganhando”, reforça.

Além da regulamentação, Silveira explica que o Sebrae está tentando também qualificar as queijarias, dando assistência técnica para que elas possam produzir um produto de melhor qualidade. Em paralelo, a Faec está tentando junto à Prefeitura de Fortaleza instalar um mercado voltado aos produtores lácteos, principalmente, para o queijo. “Existe uma tratativa com a Prefeitura, e nós estamos nos organizando para ter um local em Fortaleza só para comercializar queijo produzido no Ceará”, informou.




Laticínios do Ceará para o Mundo - Marca de origem cearense, a Betânia carrega uma história de 50 anos na produção de laticínios. É hoje a mais importante compradora da produção leiteira local e também a maior produtora de laticínios do Nordeste brasileiro. Bruno Girão, CEO da empresa, não teme uma concorrência justa. Ao contrário, acredita que ela pode ser muito salutar para o mercado, na medida em que contribui para o desenvolvimento da economia local. 

- Além de nos fazer evoluir cada dia mais para garantir a preferência dos nossos consumidores”, destaca.

A Betânia é uma marca do Grupo Alvoar que atua com bastante relevância no Ceará: é líder em leite, iogurtes, além de ocupar as primeiras posições nas demais categorias como creme de leite, leite condensado dentre outros. 

- Estamos sempre atentos à atuação dos concorrentes no nosso Estado”, afirma o empresário.

O Grupo Alvoar foi criado em janeiro deste ano, após processo de fusão aceito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Senado, entre Betânia, Embaré e o fundo Arlon Latam. “Agora, somos uma única empresa, com atuação nacional e que está entre os 5 maiores grupos lácteos do Brasil”, diz Bruno Girão.

- Alvoar é a marca corporativa do grupo. Betânia, Camponesa e Caramelos Embaré continuam no mercado como marcas de produtos, mantendo suas respectivas estratégias de comercialização. A diferença para o setor é que, agora, estamos atuando com um portfólio mais forte e completo, com mais de 220 produtos para atender os consumidores. Vamos obter melhorias na prestação dos serviços e ganhar maior capacidade de distribuição”.

De acordo com ele, no Nordeste, a Alvoar conta com a parceria de mais de 3.500 famílias produtoras de leite distribuídas por cerca de 130 municípios do sertão nordestino.

- Processamos, diariamente, 1,5 milhão de litros de leite por dia em toda a região”, destaca.

A receita do sucesso, segundo Bruno Girão, é acompanhar as tendências globais e, primordialmente, atuar com o objetivo de endereçar os movimentos locais, das regiões onde é fomentado uma importante cadeia de produção, desde a origem até o seu destino final. 

- Para nós este é o segredo: atuar de forma relevante e significante dentro do nosso ecossistema. Acreditamos que negócio bom só é possível com geração de valor, com responsabilidade e parceria”, ressalta.

A questão ambiental também é uma prioridade para a empresa. 

- Na Alvoar, temos buscado constantemente novas maneiras e tecnologias que agridam menos o meio ambiente e que sejam renováveis, sempre de acordo com o cumprimento da legislação ambiental vigente nos níveis municipal, estadual e federal”, diz.

De acordo com Bruno Girão, no Nordeste, a Alvoar segue um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, com reciclagem de tudo que é descartado durante a produção, e é feito o reaproveitamento das cinzas das caldeiras para adubação.

No Sudeste, a destinação correta dos resíduos também faz parte da rotina de trabalho, assim como o tratamento de efluentes industriais e a geração de energia limpa, com redução das emissões de carbono. O uso consciente da água e medidas de conservação de energia também são adotadas pela empresa.

Com informações de Carmen Pompeu, do trendsce.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".