Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (8/4/2024), para:
- 54 anos de Valber Benevides (charge para Ziraldo).
- 50 anos de Jacqueline Braga.
- 48 anos de Neto Maia.
- 43 anos de Reginaldo Martins de Holanda Santana.
- 29 anos do jornalista Douglas Alves.
- Radialista José Vilar Marques.
- Isadora Fonseca Nunes.
Arquivo Nirez para 8 de abril na História do Ceará:
- 1842 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o jornalista, crítico e político Pedro Pereira da Silva Guimarães.
- 1866 - A Associação de Instruções Religiosas de Fortaleza lança o primeiro número de seu jornal Tribuna Católica, impresso na Tipografia Industrial.
- 1885 - Pela manhã, tem lugar a inauguração e bênção da Igreja de São Benedito, na Avenida do Imperador. À tarde acontece a trasladação das imagens de S. Benedito, Sta. Tereza de Jesus, S. Roque e S. Caetano, da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio para o novo templo. Essa igreja foi construída pelo abolicionista José Joaquim Telles Marrocos, para que os "pretos" tivessem assistência religiosa. Ela deve ter sido construída entre 1881 e 1882. Pena que tenha sido destruído na década de 1970.
- 1888 - Inaugurada a primeira estátua erigida em Fortaleza, a do general Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (General Tibúrcio), que ainda hoje está no centro da praça que tem o seu nome e que o povo apelidou de Praça dos Leões. O general cearense havia falecido no ano anterior, no dia 28 de março. A segunda estátua foi a do General Sampaio (1900), na Praça Castro Carreira, e a terceira a de Pedro II (1913) na Praça da Sé. Em 1847 grandes chuvas causaram escavações no largo do Palácio e o presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos mandou fazer uma enorme muralha, para sustentar o aterro, dotando a Capital de um local aprazível, de passeio público, pois foram levantados pilares e gradarias de ferro e foram feitas escadarias para descida à Rua de Baixo. Nascia assim, a futura Praça General Tibúrcio, que foi Largo do Palácio, Pátio do Palácio, Praça do Palácio, conhecida hoje como Praça dos Leões, que tem o privilégio de abrigar a primeira estátua erigida em Fortaleza, assentada em pedestal de granito do Estado, de 2m50cm; é de bronze fundido e tem dois metros de altura. A estátua foi fundida nas oficinas de Thiebaut Fréres, e o pedestal de mármore foi esculpido, em Fortaleza, pelo artista Frederico Skinner, e foi inaugurada quando a praça já era General Tibúrcio, há um ano. Em 1891, por iniciativa do vereador José Albano, a praça teve um alinhamento iniciado. Em 16 de fevereiro de 1892, uma revolta do Colégio Militar iniciou um bombardeio contra o Palácio da Luz, ocupando a praça, e um tiro acertou a estátua, que caiu de pé. Foi deposto o presidente do Estado, José Clarindo de Queirós. A estátua voltou ao seu lugar, sobre um pedestal mais elegante, em 24/5/1893. Em 1912, quando da deposição do comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli e consequente deposição do intendente coronel Guilherme César da Rocha (Guilherme Rocha), assumiu o filho de José Albano, Ildefonso Albano, que logo cuidou de prosseguir o trabalho de seu pai, desapropriando várias casas em redor da praça e formando o atual quadrilátero, obra iniciada em 1913 e terminada em 1914.
- 1903 - Aparece em Fortaleza o jornal Unitário, editado por Cunha Ferro & Cia., com redação de João Brígido dos Santos e Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza). Encerrou suas atividades em 1918. Depois reapareceu em 2ª fase.
- 1912 - Mudam-se os escritórios da Fábrica de Charutos Havaneza para Rua Sena Madureira nº 25-27 (antigos), prédio anexo à fábrica e seu proprietário, J. Fernandes avisa que seus charutos “Turcos” encontram-se à venda na charutaria da Maison Art Nouveau, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira.
- 1924 - Criada a Escola Politécnica do Ceará, pelo Instituto Politécnico do Ceará, iniciando as aulas no dia 15 de maio do mesmo ano, tendo como diretor o engenheiro Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho).
- 1926 - A Escola de Gazeteiros Padre Mororó, fundada pela Associação dos Jornalistas Cearenses, hoje Associação Cearense de Imprensa - ACI, promove sua aula inaugural, quando compareceram apenas 15 alunos.
- 1929 - Criada pelo Decreto Estadual 1.251, a Escola Profissional do Regimento Policial do Estado, depois Escola Profissional da Força Pública. No governo do Estado estava José Carlos Matos Peixoto e no comando da Força Pública, o Capitão do Exército Brasileiro, comissionado Coronel de Polícia Militar Edgard Facó. É hoje a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó
- 1930 - No embarque do deputado Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça) muitas pessoas estavam no viaduto Moreira da Rocha (Ponte Metálica) fazendo com que o peso causasse o desabamento de parte do piso, projetando ao mar dezenas de pessoas saindo várias feridas. Entre as vítimas estavam: deputado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), prefeito de Fortaleza, deputado Costa Sousa e senhora, Arthur Salgado e senhora, uma sobrinha do deputado Moreira da Rocha, madame Romero Estellita, senhorinhas Stella e Helena Rubens, Almir de Matos Peixoto, Sílvio Gentil de Lima, deputado Rui Garcia Guedes (Rui Guedes) e senhora, Wicar de Paula Pessoa, Marcello Benevides, coronel Adolfo Gonçalves Siqueira (Adolfo Siqueira), Acrísio Moreira da Rocha, Guilardo Moreira da Rocha, Leandro Lira, Carlos Perdigão de Oliveira, engenheiro dos Correios e Telégrafos, José Lino da Silveira e senhora, Salles Correia, Edgard de Alencar, secretário da Assembleia e Luís Costa.
- 1931 - Reaberta, com novas instalações, na Rua Guilherme Rocha, a Casa Parente, de I. G. Parente & Irmão, formada por Inácio Gomes Parente (Inácio Parente e José Cavalcante Parente). O corpo de auxiliares é formado por Alberto Ayres, gerente; Antônio Nobre Carvalho, Ildeburque Parente, Expedicto Cavalcante Gomes, Raymundo Felício Netto e senhorinhas Maroquinha Juaçaba, Maria Luísa Fontenele, Maria Luísa Mendes e Júlia Romcy. A casa foi fundada em 10/6/1914.
- 1934 - Pilotando um avião, chega em Fortaleza, a aviadora estadunidense Laura Ingalis, a primeira mulher a fazer a travessia aérea da Cordilheira dos Andes.
- 1949 - Afixada, na casa em que nasceu Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), e onde residiu seu pai, Antônio Felino Barroso, falecido em janeiro, na Rua Barão do Rio Branco, uma placa alusiva ao fato.
- 1951 - Inauguração da Capela de São Vicente de Paulo, construída pela Sociedade Vicentina, na Avenida Desembargador Moreira, na Estância Castelo, bairro que chamou-se simplesmente Estância e que hoje chama-se Dionísio Torres, homenagem a Dionísio de Oliveira Torres, doador do terreno.
- 1951 - Realiza-se a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1950, no Estádio Municipal, quando o Ferroviário Atlético Cearense derrota o Ceará Sporting Club pelo escore mínimo, sagrando-se Campeão.
- 1968 - Assume a 10ª Região Militar o general cearense Oscar Jansen Barroso, que recebe o comando das mãos do coronel Hernani Moreira de Castro que vinha exercendo interinamente desde o dia 16 de março.
- 1978 - O compositor e flautista Altamiro Aquino Carrilho (Altamiro Carrilho) grava depoimento para a posteridade no Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), na Rua Professor João Bosco, 560, no Rodolfo Teófilo.
- 1978 - Morre, no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, a poetisa Júlia Galeno de Santana (Julinha Galeno), a única filha de Juvenal Galeno que ainda estava viva. Pertencia à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
- 1980 - Morre, aos 63 anos de idade, Clodoaldo Arruda “Godô”, vulto popular de família tradicional, conhecido pela sua generosidade e desprendimento. Nascera em 1917. Hoje é nome de rua em Messejana.
- 1983 - Morre, em Fortaleza, o coronel de infantaria do Exército José Rabelo Machado, ex-pracinha, foi o primeiro presidente da Associação dos Ex-combatentes do Ceará, ex-secretário de Segurança Pública, presidiu a Citelc e o Saps. Nascera a 4/2/1914 em Cachoeira, hoje Solonópole, CE.
- 1985 - Morre, aos 78 anos de idade, o ex-farmacêutico e depois médico, Edson Braga, da Farmácia São José.
- 1992 - Toma posse na Cadeira 39 da Academia Cearense de Letras-ACL, Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides), sendo saudado por José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins).
- 1993 - O artista plástico cearense Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica) morre, 22h30, aos 85 anos de idade, vítima de problemas vesiculares. É sepultado no dia seguinte, sexta-feira da Paixão, às 16 horas, no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Juazeiro do Norte nascido 10/3/1908, chegando em Fortaleza em 1925. Morou no Rio de Janeiro 30 anos.
- 2000 - Inaugurada, no Monte Castelo, a Capela de Mãe Rainha.
- 2008 - Criada, em Assembleia Geral da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Regional de Fortaleza-ANVFEB, a Medalha Heróis Expedicionários do Ceará.
- Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Com informações da:
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-Apcdec.
- Facebook.
- Wikipedia.
- Frisson News.
- Arquivo Nirez.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário