Governador do Ceará, Elmano de Freitas-@elmanooficial: Informo, que escolhi o procurador Marcos William Leite de Oliveira (foto) para assumir como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ele compõe a lista tríplice enviada pelo Ministério Público, tendo sido o mais votado. A nomeação será publicada já no Diário Oficial desta terça-feira (30/4/2024). Desejo sucesso e excelente trabalho ao desembargador na nova função. A nomeação será publicada já no Diário Oficial desta sexta-feira (3/5/2024). Desejo sucesso e excelente trabalho ao desembargador na nova função".
Marcos William Leite vai ocupar a vaga do TJCE destinada ao quinto constitucional, dispositivo jurídico que confere 20% (1/5) dos assentos existentes nos tribunais aos membros do Ministério Público e advogados. A escolha é uma prerrogativa do governador do Estado, a partir de uma lista tríplice enviada pelo Tribunal de Justiça após votação dos seis nomes indicados pelo MP. Na sessão do Pleno do TJ, ocorrida em 11 de abril, Marcos William obteve 42 votos, figurando em primeiro lugar na disputa.Após a nomeação, o futuro desembargador comemorou. “Estou feliz pela indicação para ocupar o cargo de desembargador no TJCE numa vaga destinada ao quinto constitucional pelo Ministério Público. Ciente da grande responsabilidade, tentarei levar a visão de Justiça que adquiri nos 28 anos de MP, para o bem maior da sociedade, fim último do nosso trabalho”, completou.
Perfil: O procurador de Justiça Marcos William Leite de Oliveira ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1996. Antes disso, atuou como procurador federal por um ano. No MP do Ceará, iniciou as atividades pela comarca de Graça, passando também por Pedra Branca e Quixeramobim, até chegar à Entrância Final, em Fortaleza, em 1998. Na capital, atuou em promotorias de Justiça de Combate aos Delitos de Crimes de Drogas e na área Criminal. Somente na Entrância Final, atuou em 514 designações diversas da titularidade.
Em 2021, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça. Atualmente é coordenador da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). É conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (CSMP) e já ocupou uma série de cargos relevantes no MP do Ceará, como assessor, integrante ou coordenador de órgãos de investigação, segurança institucional e inteligência. Representou o MP junto ao Programa Estadual de Proteção às Vítimas e às Testemunhas (PROVITA) e integrou a comissão especial que apurou os conflitos ocorridos nas manifestações de policiais militares em 2020. Também participou de comissões que acompanharam a recuperação de ativos e a prática de ilícitos contra a economia popular na pandemia. É bacharel em Direito e em Engenharia Civil e especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal.

Comentários
Postar um comentário