Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Sopa

É no inverno que começa uma necessidade maior de ingerir os alimentos mais quentinhos e “acolhedores “ para os estômagos ávidos por uma refeição com a cara da estação mais fria do ano. E a sopas, os caldos, são uma dessas refeições simples, que se perpetuam há milênios, e até hoje estão presentes nas mais simples casas às mais sofisticadas.

No dicionário Aurélio a Sopa é definida como uma especialidade gastronômica à base de carnes e legumes, massa ou alguma outra substância sólida, um espessante, na verdade, substância que dá corpo, densidade aos alimentos.

A invenção da sopa, como muitos alimentos ao longo da evolução da humanidade, não tem uma história com informações precisas.  Mas muitos contam que provavelmente a forma de fazer vem de uma era em que o cozimento tem a ver com os vulcões, muito antes do aparecimento do fogo. Assim, para o surgimento do acepipe aproveitou-se esse elemento da natureza.  Mas também há quem questione e diga que essa história  é apenas uma lenda.

O professor do curso de pós graduação em Cozinha Brasileira da Unifacs, Isac Rabelo, conta que a origem dos caldos e sopas surgiram quando o homem passou a comer alimentos cozidos.  

Açorda, espécie de sopa portuguesa: “A sopa e o caldo têm a mesma raiz dos ensopados. Daí o nome ensopado. Mas se pegamos o livro do professor Ariovaldo Franco ele fala que a sopa como a gente conhece, feita para ser um caldo que se toma, foi divulgada na França mais ou menos entre os séculos XVII para XVIII onde um dono de uma estalagem teria deixado pregado na porta a seguinte frase: “Aqui se servem sopas e caldos, restauradores divinos”. Conta a lenda que o nome restaurante teria vindo dessa propaganda. "Restaurante de caldo restaurador, de sopa restauradora, vendida para os viajantes pelas estradas europeias”.

É a sopa restauradora da Dona Isaura Nunes da Silva que mobiliza dezenas de pessoas atraídas pela “sustança” e acolhimento que o prato sempre desperta nos moradores das redondezas do bar e restaurante, o Pingo da Sopa, localizado na Mangueira, em Massaranduba. Dona Isaura diz que a necessidade levou-a a comercializar sopas.

O alimento era feito com algumas variações, mas os clientes gostam mesmo é de ver uma composição mais forte, como conta Dona Isaura.

‘Hoje a minha sopa é feita à base de verduras, cenoura, chuchu, batata, feijão passado no liquidificador e o osso de boi, que não pode faltar. Na hora de servir, coloco na mesa alguns molhos que o cliente finaliza, como o molho de salsa, de alho e o azeite extra virgem. E acrescento à refeição um pão e o café com leite. O povo não dispensa”, diz, rindo.  

Há 18 anos no mercado, a sopa é uma das mais requisitadas da região, e foi ela quem deu condições para dona Isaura sustentar a família. A comida é vendida sempre de segunda a quinta-feira, das 17h até às 20h e sai a R$6.

Dona Isaura é o exemplo vivo do comércio de sopas no país. Simples, dizem que é comida de pobre, ela realmente revela o quanto a sopa no Brasil é muito popular e vista em quase qualquer lugar do país, mesmo nas regiões mais quentes, como no Nordeste brasileiro.  Feita com um espessante, ela é um clássico, mas as cozidas com verduras são as clássicas das clássicas.

“A sopa é um caldo ensopado, que teve adição de um espessante. Além disso, pode ou não ter pedaços de alimentos dentro. Ele pode levar o puré, pode levar sangue, fígado, molho branco, aipim, batata, inhame, gema de ovo, farinha de trigo, todos esses são espessantes. Ela tem que ficar grossinha e aí pode levar pedaços de legumes e carnes vermelhas, frango ou só legumes. O prato mais clássico, atualmente, é sopa de legumes”, esclarece o professor Isac.

O gastrônomo, especializado em culinária francesa, além de pesquisador na área de história da alimentação, também explica que há algumas diferenças entre sopas, caldos e consommés, esta última, uma especialidade francesa.  É que muita gente acaba confundindo as características entre esses alimentos, aparentemente parecidos. Mas todos deliciosos, que servem muito bem para os dias frios.

“Existe uma diferença de caldos e sopas. Temos três nomenclaturas: o caldo, consommé e a sopa. O caldo é um cozido com líquido e sedimentos, alimentos sedimentares. Pode ser ossos, pode ser pedaço de carne, com camarão, o peixe ou ave. Mas a característica do caldo, é que ele não é engrossado com nenhum espessante, como acontece com a sopa.  Já o consommé, da alta gastronomia, é um caldo filtrado e purificado, servido puro, sem nada, para que a pessoa tenha uma sensação de limpeza do paladar. Normalmente, são muito suaves e agradáveis e tem uma cor linda”, diz.

Mas, é preciso levar em consideração que a regionalização dos pratos clássicos acaba por considerar uma espécie de licença poética e os conceitos se misturam às técnicas na aculturação do feitio do alimento em determinadas regiões. Assim, o caldo de sururu, por exemplo, não seria bem um caldo, mas uma sopa.

“Existe uma diferença entre a conceituação teórica e a habilidade do chefe de cozinha. A diferença que fazemos de caldo, consommmé e sopa é uma diferença conceitual, técnica, mas na prática ele pode sofrer novas nomeações para determinada região. Um caldo, por exemplo, que não costuma ser espesso, aqui na Bahia temos o hábito de espessar. Nós temos como exemplo o caldo de sururu. É sururu, castanha, amendoim e camarão batido. O sururu é posto junto com aquele caldo que foi batido espessando. Seria na verdade uma sopa, mas a gente chama de caldo porque é uma característica regional”, explica.

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela