Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Dia do Chocolate

 
Hoje é o dia desta delícia! Quem resiste a um delicioso Chocolate? 

Não é à toa que a iguaria está presente em muitos discursos, seja no Cinema, na Literatura, na Música, nas Artes, dentre outras efemérides, que ressaltam suas propriedades sensoriais e seus efeitos psicológicos.

Quase uma unanimidade, o Chocolate é um dos maiores casos de amor entre as relações humanas e um alimento. Com características sensoriais que combinam o doce, o amargo e a cremosidade, não há quem resista ao apelo involuntário de um Chocolate que está entranhado em nossa cultura.

Segundo especialistas, as substâncias em sua composição, como a teobromina e a feniletilamina, podem estimular o cérebro, proporcionando sensação de prazer e bem-estar. É desse modo que muitas pessoas associam o chocolate ao conforto emocional e prazer, vivência que pode ser reforçada por experiências pessoais e culturais.

Muito especial é a colocação da nutricionista Renata Oliveira sobre o prazer e bem-estar promovido pela iguaria. Consumidores do mimo, alegrai-vos com a parte positiva dos benefícios ressaltados pela nutri.

“O consumo moderado do chocolate pode ser benéfico para a saúde, bem como proporcionar prazer e felicidade para muitas pessoas. Isso porque o chocolate contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e alivia o estresse”, explica.

Para Rita Dorotéa, proprietária da chocolateria Marrom Marfim, no Pelourinho, casa dedicada à fabricação de guloseimas à base de chocolate, não há espírito que não fique em paz depois de comer um chocolatezinho, uma prova do poder que a iguaria possui.

“Há clientes que são chocólatras. Quando estão tristes ou ansiosos, sentam para comer chocolate. Elas dizem que o chocolate faz uma transformação no organismo, na cabeça, faz elas se sentirem melhor. O comportamento das pessoas, a fisionomia, mudam, o humor muda quando começam a comer o chocolate”, conta entusiasmada.

Este conforto também é observado pela nutricionista Renata no consultório. “É cada vez mais comum observar na prática clínica nutricional o chocolate sendo incluído na culinária de forma diversa, assim como a dependência, a ponto de, em uma primeira consulta, receber a seguinte informação do paciente: ‘se precisar, retire tudo, menos o meu chocolate, ele me alivia, ele me acolhe, principalmente nos momentos de ansiedade”, conta.

E nada melhor que um chocólatra para falar desse saboroso assunto. Vitor Husmani tem paixão pela iguaria. 

“O Chocolate é algo que desperta sentimentos porque quando a gente está triste, a gente come chocolate, quando a gente está feliz, a gente celebra com chocolate. O chocolate é símbolo, até no calendário festivo, nos períodos de renovação. Sempre quando há grandes comemorações, existem ali preparações e alimentos feitos com Chocolate”.

Observação certeira de Husmani. Presente em muitas celebrações ao redor do mundo, como o Natal, Dia das Mães, dos Namorados, e Páscoa - período de maior produção e venda do produto - o chocolate mantém continuamente sua tradição e cultura. Não é à toa que a iguaria está presente em muitos discursos, seja no cinema, na literatura, na música, nas artes, dentre outras efemérides, que ressaltam suas propriedades sensoriais e seus efeitos psicológicos.

Inesquecível o tema tratado em “A Fábrica de Chocolate" do diretor Roald Dahl, que explora a conexão entre a ambição, desejo e recompensa. Já no filme "Chocolate" com as estrelas Juliette Binoche e Johnny Depp, a iguaria nos conduz ao foco narrativo da quebra de barreiras culturais e sociais. Já na música, geralmente o chocolate é usado para evocar as memórias afetivas da infância, celebrações ou tradições familiares. Chocolate é sinônimo de conforto.

Na Gastronomia, nem se fala. A iguaria serve de inspiração para chefs e confeiteiros na criação de receitas que naturalmente transmitem sensações de prazer e felicidade somente na primeira olhada.

O incrível é o seu poder de versatilidade, principalmente na contemporaneidade, aguçando cada vez mais a criatividade dos chefs e confeiteiros. O chocolate tanto pode ser usado em sobremesas, bolos, sorvetes, bebidas e até pratos principais, a depender da cultura a qual está inserida.

Sobre estas nuances, onde estão embutidos os mais versáteis ingredientes, a historiadora e gastrônoma Uerisleda Moreira tem uma observação interessante sobre a relação do chocolate, sua composição culinária, com as nossas emoções.

“O que pode agregar às questões afetivas é pensar na característica sensorial, no gosto, em como esse chocolate é percebido no paladar. Você tem esse produto no mercado extremamente doce ou um chocolate 100% cacau. É interessante quando pensamos nas nuances emocionais e nas nuances de textura que podem estar presentes no chocolate. Por exemplo, se faço um mousse de chocolate, terei uma percepção mais aerada, pois estou incorporando o ar. No paladar, ele terá outra representação. E essa maleabilidade do chocolate faz com que possamos aplicá-lo em vários contextos nos nossos diálogos diários. Com o chocolate muito doce ou mais quente, conseguimos encaixar a relação do chocolate com o que sentimos, não só emocionalmente, mas também pela percepção do paladar que ele provoca”.

A variedade de formas e sabores, como o branco, ao leite, meio amargo, amargo, além da incorporação de diferentes ingredientes, como frutas secas, dentre outras variedades - até com sal e pimenta - tem sido não somente desafiadora, mas demonstra a evolução da gastronomia e sua infinitude que vai dos ingredientes à forma de fazer, e a criatividade sem fim.

Esses fatores combinados ajudam a explicar por que o chocolate é tão apreciado e visto de forma positiva por muitas pessoas ao redor do mundo.

E vamos celebrar com uma receitinha fácil oferecida pela chocolateira do Marrom Marfim, Joelma Oliva, há 35 anos elaborando essas delícias.

Trufa de Café na Casquinha de Chocolate

Ingredientes

200 g de chocolate (para 4 casquinhas)

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria ou micro-ondas.

Uma vez derretido, coloque o chocolate dentro de forminhas de silicone. Em seguida, coloque na geladeira para modelar e reserve. As forminhas vão abrigar o recheio, cuja receita segue na sequência.

Recheio de Trufa de Café

1 kg de chocolate tipo nobre (percentual amargo e ao leite)

30 g de creme de leite

25% de um pacote de 50 g de café solúvel tradicional

Modo de Preparo

Misture o creme de leite com o café solúvel até que se transforme em um creme homogêneo. Reserve.

Depois de derreter o chocolate nobre, misture com o creme reservado.

Em seguida, coloque este recheio na casquinha de chocolate previamente modelada.

Agora é só saborear!

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag