Pular para o conteúdo principal



Pague Menos promove Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho

No universo corporativo, as pautas de diversidade e inclusão ganharam força nos últimos anos impulsionados pelo crescimento da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança em português). No entanto, as boas práticas podem estar perdendo força. Grandes corporações anunciaram recentemente demissões em massa de profissionais ligados à área, além de reduzirem programas voltados à inclusão.

De acordo com o levantamento Experiências LGBTQIAPN+ no Ambiente de Trabalho, realizado pela Travessia – Estratégias em Inclusão, 53% dos profissionais LGBTQIAPN+ entrevistados já testemunharam situações de discriminação no ambiente de trabalho. 60% dos entrevistados afirmam que suas empresas não possuem metas institucionais para a inclusão desse público. Caminhando na contramão desses números e perspectiva do mercado, a Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do País e a primeira a estar presente em todos os estados da Federação, tem fortalecido suas políticas e ações afirmativas para questões de diversidade e inclusão, sobretudo na comunidade LGBTQIAPN+.

Iniciativas: Em 2023, a Companhia revisou sua Política de Diversidade e Inclusão, com novas diretrizes específicas para inclusão de pessoas com deficiência; integração de diferentes gerações; igualdade de oportunidades para pessoas LGBTQIAPN+ e equidade racial e de gênero. No ano seguinte, a Companhia foi reconhecida como uma das empresas mais inclusivas do País, segundo a pesquisa ETHOS/Época de Inclusão 2024, que contou com 204 participantes com foco na diversidade e inclusão dentro das organizações de todos os setores do Brasil.

Além disso, neste mesmo ano, a Pague Menos implantou o Programa de Acolhimento para Pessoas Trans, com objetivo de promover um ambiente inclusivo e acolhedor, garantindo que esse público se sinta representado e seguro para expressar sua verdadeira identidade. A iniciativa oferece suporte e direcionamento psicológico, jurídico e médico, além de apoio em questões internas da Companhia. Em outra frente de trabalho, a rede de farmácias também possui diversos Grupos de Afinidade, sendo um deles voltado à comunidade LGBTQIAPN+, com foco em promover debates sobre respeito, gênero, diversidade e a importância de políticas que celebram as diferentes identidades e orientações.


Para Girassol Lino de Paula, pessoa transfeminina e que atualmente ocupa a posição de designer educacional sênior na Pague Menos, o mercado de trabalho ainda precisa aprimorar suas ações voltadas à comunidade. 

- Em primeiro lugar, recrutamento e seleção. Antes de pensar em qualquer vaga afirmativa, é preciso reforçar o compromisso com a vida, a escuta e a dignidade. A transformação começa na base”, pontua. 

Sobre sua jornada na Companhia, ela explica, que tem encontrado, desde a sua chegada, um ambiente e times preparados para acolhê-la. 

- Encontrei um lugar em que a diversidade é tomada com ética e cuidado, sem o papo de somos nós e eles, ou de considerar, que não existe nada em mim além do fato de eu ser uma pessoa trans”.

De acordo com Rosi Puccetti, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Estratégia da Pague Menos, a Companhia conta atualmente com 13% de pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+. 

- O ritmo da diversidade, que existe hoje é fruto do que estamos construindo há muitos anos, e isso nos impulsiona a atuarmos de forma cada vez mais assertiva, certos de que não queremos seguir apenas um movimento de mercado, mas sim fortalecer o tema como parte da nossa cultura corporativa. Temos em nosso DNA diversas culturas, cores, crenças, intelectos e histórias. Valorizamos a pluralidade e as pessoas, prezando pelo respeito, propiciando um ambiente seguro e inclusivo, oportunizando desenvolvimento pessoal e profissional”, explica a VP.

Ainda nesta seara, a Pague Menos participa do Fórum de Empresas de Direito LGBTQIAPN+, que desde 2022 atua junto a outras organizações pelos direitos dessa comunidade. A novidade para este ano é o patrocínio da a Maratona do Orgulho - um dos principais eventos de Diversidade, Inclusão e Equidade no mundo corporativo nacional. O objetivo da iniciativa é conscientizar, celebrar e debater pautas voltadas ao Mercado de Trabalho e a Comunidade LGBTQIAPN+, impactando positivamente na sociedade, demonstrando um compromisso genuíno com a transformação social. O evento ocorre nesta segunda-feira (30/6/2025), no Teatro Vivo, em São Paulo, e contará com transmissão online gratuita por meio do site oficial.

Referências-O papel da liderança também é essencial na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo. Em suas palavras, Girassol destaca a figura de Renato Camargo, vice-presidente de Clientes da Pague Menos. O VP da Companhia figurou, em 2024, lista internacional compilada pela INvolve, que elenca os principais profissionais, líderes e aliados da causa LGBT. 

- Ele exerce seu papel de liderança comprometida com a construção de um ambiente de trabalho digno, sem qualquer possibilidade de renunciar a isso. Que bonito ver uma pessoa LGBTQIAPN+ sendo quem ela é e lutando para que outras pessoas da comunidade possam ser quem são. É preciso, que nossas histórias deixem de ser exceção e passem a ser referência”, pontua a designer educacional.

Segundo Marcio Holanda, profissional LGBTQIAPN+ e atualmente gerente de marketing da Pague Menos, iniciativas voltadas para essa comunidade dentro das empresas são fundamentais para promover ambientes de trabalho mais inclusivos, criativos e produtivos. 

- A presença de líderes abertamente LGBTQIAPN+ tem um efeito transformador. Isso representa possibilidades e inspira mudanças culturais profundas. Quando alguém se vê refletido na liderança, sente-se autorizado a existir com plenitude. Nada substitui o comprometimento genuíno das lideranças em construir um ambiente onde ninguém precise se moldar para caber. Inclusão não é sobre marketing, é sobre criar estruturas reais de pertencimento e oportunidades”, destaca.

Não é de hoje, que a Pague Menos tem compromisso com a diversidade e esse fator é levado em consideração desde o início da jornada do colaborador na Companhia. Em 2024, a rede investiu cerca de R$ 150 mil em iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão, com foco na eliminação de preconceitos e na oferta de oportunidades a grupos sociais subrepresentados. 

- Em momento algum, nem mesmo durante o processo seletivo, fazemos qualquer distinção, seja por cor, raça, religião, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência, idade ou outros. Todos são tratados com respeito e igualdade. Esse é o nosso compromisso”, finaliza a vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Estratégia.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma-A Rede de Farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.600 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 26 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, atualmente a rede é o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos do Clinic Farma em todas as Regiões do Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...