Pular para o conteúdo principal



Dia da Música com Gastronomia


Música e Gastronomia: quando notas e temperos dançam juntos na mesa.

Para celebrar hoje o Dia da Música, o timbaleiro Buja Ferreira compartilha sua trajetória, onde sons e sabores se encontram em perfeita sintonia

Talvez não seja coincidência a analogia entre Música e Gastronomia. A cozinha se transforma em um grande palco onde o artista, o chef, conduz, como maestro, a banda cheirosa e sensorial que embala sua criação. As panelas marcam o compasso, e os talheres, instrumentos inquietos, fazem chegar à mesa o alimento, tradução de uma deliciosa composição e harmonia.

A analogia cabe como uma luva em muitos músicos cozinheiros, cuja energia também vai para o prato que criam. Buja Ferreira, cujo nome de batismo é Gladson Ferreira Santana e que tem a gastronomia no seu DNA, nasceu e cresceu entre as panelas, pois os pais tinham um restaurante. Ele é cantor, compositor e músico da Timbalada.

Criativo, o timbaleiro inventou o peixe com banana-da-terra, além de ter batizado um prato que o inspirou em uma das suas viagens: a amendoada. O cantor, compositor e cozinheiro fez uma versão criativa da iguaria que o encantou e segue sendo sua trilha “sonora” de quase todos os dias. A história é deliciosa.

“Um certo dia eu estava viajando pra Juazeiro–Petrolina e tinha uma feijoada de amendoim. Aquilo ficou na minha cabeça. A gente [ele e o compadre Cabo Jaca] gosta muito de cozinhar e, quando chegamos em casa, eu disse: rapaz, vamos tentar fazer a receita! E a gente colocou as carnes secas com amendoim. Rapaz, vamos inventar um nome! Eu botei o nome ‘amem’, que é de amendoim, e ‘ada’, de feijoada: amendoada!”. Hoje, a amendoada acompanha o músico e seus colegas da banda, que se reúnem sempre que podem para compor e saborear o prato favorito feito por Buja.

Tanto na música quanto na gastronomia existe o conceito de harmonia. Harmonia de sabores, com a combinação equilibrada de ingredientes; na harmonia musical, uma combinação equilibrada de notas. O fato é que a música é intrínseca ao ser humano, tanto quanto a comida.

Muitos cozinheiros, em todo o mundo, já declararam que ouvem música enquanto cozinham. São vários os estilos musicais que acompanham os cozinheiros, alterando o estado emocional e, talvez, influenciando o modo de preparo da iguaria. Na verdade, quem nunca usou a música como suporte para suas criações — seja na gastronomia, na pintura, no labor da costura ou mesmo nos estudos, tendo como pano de fundo uma trilha sonora?

Jorge Washington, referência na Bahia como chef, ator e integrante do Bando de Teatro Olodum, sempre teve na música uma aliada da gastronomia.

“Eu sempre cozinhei ouvindo música. Eu cozinho cantando. Por isso eu criei o Projeto Culinária Musical, que é esse encontro da gastronomia, em que a música é um dos elementos mais fortes do encontro. Não é porque é um evento de culinária que interage com outras linguagens, mas a música está sempre ali. E, quando estou em casa ou faço aula-show, eu chamo Dan, eu chamo Denise, eu chamo Aira Soares. Sempre tem um músico do meu lado. A gente vai conversando, tocando música e cozinhando. Dessa forma que eu sempre faço.”

Tereza Paim, referência em culinária na Bahia, diz que na cozinha a música faz parte do processo. “Adoro MPB ou folk rock, tipo Jack Johnson, para o dia. Pela manhã ouço muita música clássica, sendo a 8ª Sinfonia de Beethoven o que me alinha para começar o dia. Tomo café ouvindo quase todos os dias. Já para a noite, adoro um remix lounge bem variado. Tenho um personal DJ, Elias Goca, que faz as playlists de nossa casa, e eu amo”, relata a chef.

E Buja, qual é a trilha sonora na gastronomia do timbaleiro? E Buja, qual é a trilha sonora na gastronomia do timbaleiro? Vamos ouvir o que diz o músico e chef. “Quando eu tô cozinhando, eu gosto de escutar muito Benito de Paula e AGP. Eu sempre começo ouvindo AGP.

Ele reforça: “A gastronomia com a música tem tudo a ver, porque nos encontros eu sou compositor, né? E meus amigos: ‘E aí, Bujão, vai ter o quê hoje? Quais são as delícias do Bujão?’ Eu falo: rapaz, tem amendoada, tem peixe-banana, tem o frango com abacaxi, tomam vinho, uma cerveja, e a gente começa a comer, a degustar as delícias do Bujão e a fazer música, e vêm as inspirações. Por isso que tem tudo a ver, a música e a gastronomia”, afirma.

Buja Ferreira entrou na Timbalada pelas mãos de Carlinhos Brown, que ouviu uma das suas composições por meio de um dos músicos de Brown, Jaguar Andrade. Jaguar assistiu a uma das apresentações de Buja e, ao final, gostou tanto que o chamou para compor com ele.

E aí a gente fez cinco músicas. Ele colocou no pendrive e foi pra Marrocos. Quando ele botou no carro, o pendrive… o carro que ia levar Carlinhos não foi. Aí Brown entrou [no carro de Jaguar], começou a tocar a música e falou: ‘Quem é esse cara, que banda é essa?’ Ele respondeu: ‘Rapaz, o cara é cantor, compositor, cozinheiro, Brown. Eu quero botar ele na minha banda’. E hoje eu sou o cantor da Timbalada”, conta, feliz e orgulhoso!

Além de tudo isso, o cantor e compositor faz um trabalho social com pacientes em alguns hospitais de Salvador. Com a sua banda, leva alegria para os que precisam de algum tipo de conforto na alma.

A Música e a Gastronomia parecem ter em comum a experiência sensorial que constrói emoções e memórias, por meio de sabores e sons, que costumam marcar grandes momentos das vidas de todos nós. Hoje, Dia da Música, uma homenagem a todos os músicos desta Bahia e do Brasil, infinitos e plurais; aos chefs, gastrônomos e curiosos da culinária que, com muito sabor e música, sabem trazer felicidade para os que celebram a vida! Viva a música! E a Gastronomia também.

E você que está curioso e quer experimentar a amendoada do timbaleiro Buja Ferreira, prepare-se para uma mistura de sabores e aromas que transformam a cozinha em palco. Esta receita rende cerca de 1 quilo.

Amendoada-Ingredientes:

  • 1 kg de amendoim (verde)
  • 300 g de carne de sertão
  • 300 g de bacon
  • 3 calabresas
  • 3 tomates
  • 3 cebolas
  • 3 pimentões
  • 1 cabeça de alho grande
  • Coentro a gosto
  • Cominho a gosto
  • Corante a gosto


Modo de preparo:
Preparando o amendoim: Comece escolhendo o amendoim verde, que você encontra em feiras, casas de farinha ou supermercados tradicionais. O amendoim japonês também funciona, mas esqueça aquele que assa ou o vermelho — eles não servem para esta receita. Lave bem os grãos e reserve, deixando-os prontos para entrar na panela.

As carnes: Corte a carne de sertão, o bacon e a calabresa em pedaços médios. Coloque na panela, lembrando de tirar o excesso de sal da carne de sertão.

O molho: Pegue os tomates, cebolas, pimentões, alho e coentro, coloque no liquidificador junto com coMúsica e gastronomia: quando notas e temperos dançam juntos na mesa.

Cozinhando: Misture tudo — carnes, amendoim e molho — em uma panela grande de pressão. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.

Dica: A amendoada fica ainda melhor com arroz branco, molho lambão e farinha.

  • @isabel _qoliveira
  • belaoliveira2729@gmail.com
  • Isabel Oliveira ( facebook)


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...