Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Isabel Oliveira


Jornalista Isabel Oliveira
-A coluna Histórias & Sabores entra agora em um breve período de férias. Mas não se preocupem, voltarei em breve com todo o entusiasmo de sempre, trazendo novas histórias deliciosas e receitas irresistíveis, como fiz ao longo desses incríveis quatro anos de encontros saborosos. Agradeço imensamente pelo carinho e companhia de todos e prometo que, ao retornar, trago ainda mais novidades para compartilhar com vocês! Hoje você fica com o delicioso carpaccio de beterraba do incrível chef Kaywa, um guardião de tradições e criador de novidades. Um beijo e até logo!

Quando chegou à região da Praia do Forte, além de admirar as possibilidades que o local oferecia, o chef Kaywa Hilton decidiu que o diferencial do seu restaurante Maré estava justamente na ideia de celebrar o território e sua identidade, valorizando os pequenos produtores locais como parte integrante da sua proposta de cozinha.

“Eu não queria vir para trazer as coisas de fora... Eu queria realmente poder agregar de alguma maneira à cultura local, à economia local. Quando a gente pensou em abrir o Maré, começamos a fazer essa busca, esse garimpo dos pequenos produtores daqui da região, que são grandes produtores, com produtos realmente em um padrão e uma qualidade altíssimos, que eu acho que é um dos elementos que mais me inspiram hoje na gastronomia”, conta.




A criatividade do chef está na simplicidade com que vê as coisas e transforma os ingredientes. A aposta na cadeia produtiva local aguçou ainda mais a criatividade do chef, que atua, de certa forma, como guardião de tradições e criador de novidades.

“Quando eu penso num prato, faço o caminho contrário: não penso no prato para depois ir atrás do ingrediente. Eu acho o ingrediente e penso no prato. Então, o que me inspira a criar meus pratos é o ingrediente”, explica.



Mas, por trás dessas percepções, da valorização dos produtos e da técnica com que executa o prato, há uma interessante trajetória do chef franco-baiano — filho de mãe francesa e pai baiano de origem libanesa — que mistura técnica francesa e viagens pelo mundo para apostar na identidade local. Mineiro do Vale do Matutu, cresceu entre a Normandia e Salvador, até se mudar para Paris aos 17 anos. Lá, formou-se na École de Paris des Métiers de la Table,além de ter passado pelos restaurantes como o Le Pré Catelan e o La Grande Cascade. Todo esse processo reflete em pratos cheios de personalidade.




“A questão da escolha da técnica vem muito da minha base de experiência dentro da gastronomia. Comecei aos 17 como jovem aprendiz em Paris, fiquei seis anos lá, então minha base mais sólida vem de lá. Depois fui para o Rio de Janeiro, depois fui para o Uruguai ser chefe executivo do Sofitel. Esse mix todo é usado em conjunto com o ingrediente local. A gente acaba trazendo alguns ingredientes que muitas pessoas locais já conhecem, mas de uma forma diferente. Talvez de uma forma que até o público local fique surpreendido com isso”, ressalta.

Não foi à toa que o chef Kaywa foi convidado para participar da 19ª edição do consolidado Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, de 11 a 21 de dezembro, na Praia do Forte, que aposta na cadeia produtiva local como parte do sabor e da experiência. Os restaurantes vão participar a partir do tema “Sabores da Terra”, que brinca com os diversos elementos locais, como mel, coco, farinha, queijos de cabra, cachaça, pimenta, hortaliças, raízes e uma infinidade de produtos deliciosos que os produtores locais comercializam.



“Sou muito grato a todos aqueles que fazem a gastronomia se movimentar. A gente precisa unir forças para fazer com que essa mensagem chegue para mais pessoas e possamos evoluir construindo juntos”, enfatiza Kaywa.

Os pratos autorais dos chefs no Festival chamam atenção e misturam raízes e ousadia, muitos com uma reinterpretação dos ingredientes locais, como o carpaccio de beterraba, proposta gastronômica de Kaywa que tem muito a ver com a filosofia particular do chef.



“Eu faço o caminho inverso, né? As pessoas geralmente pensam no prato para procurar os ingredientes. Eu gosto de ver os ingredientes, o que está à minha disposição aqui, onde o Maré se encontra. E, em cima do que eu encontro e do que me inspira, porque o que me inspira a fazer um bom prato é um bom ingrediente, aí sim eu construo os pratos, as texturas, tudo aquilo que eu quero para poder sublimar esse produto para os nossos clientes”, diz, saboreando cada palavra, como se saboreia a iguaria.

Kaywa encerra nos apresentando uma das suas iguarias simples, mas surpreendente, que une a técnica francesa e os ingredientes locais. A confecção é muito simples, leve e convidativa. Para o verão que já está às portas, ela simplesmente é incrível! Com vocês, o criativo Carpaccio de Beterraba!

Ingredientes-Para a beterraba
  • Beterrabas inteiras
  • Água
  • Sal
Para o tempero e montagem
  • Azeite
  • Sal (ajustar a gosto)
  • Mel de abelha uruçu (ou mel comum, se não tiver)
  • Coalhada de leite de cabra.
  • Amendoim torrado picado (para finalizar)
  • Ervas frescas (salsinha, hortelã ou as de sua preferência)
Modo de preparo
  • Lave bem as beterrabas, retirando qualquer resíduo da casca.
  • Cozinhe em água com sal até ficarem macias. Para verificar o ponto, espete com um palito: se entrar sem resistência, está pronta.
  • Assim que cozinhar, retire imediatamente da água fervente e transfira para um banho-maria invertido (água com gelo) para interromper a cocção e preservar a cor.
  • Após esfriar, descasque as beterrabas e corte em lâminas bem finas (use mandolina, se possível).
  • Disponha as lâminas no fundo do prato, formando uma camada harmoniosa.
  • Tempere com azeite, sal e um fio de mel de uruçu (ou mel comum).
  • Acrescente pequenas porções da coalhada de leite de cabra sobre as lâminas.
  • Finalize com o crocante de amendoim torrado e ervas frescas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...