A Enel Distribuição Ceará registrou, ao longo de 2025, 1.088 ocorrências na rede elétrica provocadas por colisões contra postes. Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Beberibe e Itarema concentraram o maior número de registros no período. O número representa uma leve redução em relação a 2024, quando foram contabilizados 1.112 casos, reforçando o alerta permanente à população sobre segurança na rede elétrica.
As ocorrências provocam danos a postes, cabos e outros equipamentos do sistema elétrico, impactando diretamente o fornecimento de energia para mais de meio milhão de clientes em todo o estado.
Apesar da leve redução, a Região Norte manteve-se como a área com maior número de ocorrências, somando 390 registros, seguida por Fortaleza (318), Região Sul (315) e Região Metropolitana (65). O levantamento considera exclusivamente acidentes de trânsito que provocaram danos à rede elétrica, não abrangendo postes de iluminação pública ou de telecomunicações.
Em 2024, a distribuidora havia registrado 1.112 ocorrências relacionadas a colisões contra postes. Naquele ano, Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Caucaia e Acopiara figuraram entre os municípios com maior número de casos.
Alerta para a segurança na rede elétrica
A Enel ressalta, que acidentes envolvendo postes de energia oferecem riscos não apenas aos ocupantes dos veículos, mas também a pedestres e moradores das áreas atingidas. Em casos de colisão, a distribuidora deve ser acionada imediatamente para que as equipes técnicas possam avaliar as condições da rede, adotar os protocolos de segurança e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível.
- Uma colisão contra postes pode comprometer a integridade da rede elétrica, provocar a queda de estruturas e expor a população a riscos como o choque elétrico. Por isso, é essencial que as pessoas não se aproximem de cabos no chão e acionem imediatamente a distribuidora. Ao mesmo tempo, temos aprimorado nossa atuação com planejamento, reforço das equipes e ampliação das ações preventivas, o que nos permite responder com mais agilidade e reduzir os impactos dessas ocorrências para os clientes”, afirma Marcelo Gomes, gerente de Manutenção da Enel Ceará.
Para situações emergenciais, a Enel Ceará conta com três subestações móveis, que podem ser acionadas como suporte caso alguma subestação fixa seja afetada. Dentro do planejamento para a quadra chuvosa, a distribuidora também mantém geradores disponíveis para atendimento a unidades públicas essenciais, como escolas e hospitais, garantindo a continuidade dos serviços mesmo em cenários adversos. Além disso, conta com cerca de cinco mil equipamentos telecomandados, capazes de realizar manobras na rede elétrica, permitindo a rápida recomposição do fornecimento de energia aos clientes.
Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Comentários
Postar um comentário