Pular para o conteúdo principal

Festival Boca Rica chega ao TJA

O Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco - FIB continua de amanhã (25) a segunda-feira (27), no Theatro José de Alencar (TJA), em Fortaleza, cidade em que o bonequeiro viveu e mais mostrou sua arte.


Com o evento, que terá programação inteiramente gratuita, a Escola Ponto de Cultura Teatro da Boca Rica encerra os festejos do aniversário de 80 anos do multiartista, nascido em 16 de novembro de 1936 na cidade de Ocara, que sediou a parte I em novembro de 2017.

Com espetáculos, mostra de vídeos, seminário e exposição sobre o Mestre Pedro Boca Rica, entre fotografias, acervo de figuras de Boi e Reisado, a parte II do evento chegará ao ápice no encerramento da programação com Folia Brasileira, espetáculo temático de brincadeiras populares do nordeste a partir da arte do mamulengo com atuação e direção de Valdeck de Garanhuns. A apresentação acontecerá no palco principal do teatro no dia 27 a partir das 19 horas com participação especial do grupo Regional de Ocara e do sanfoneiro e bonequeiro Wagner dos Santos Oliveira, sobrinho de Pedro Boca Rica.

A diretora da Escola Ponto de Cultura Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, conta que o projeto “surgiu de um encontro de afetos e criações, de memórias e lembranças alegres e saudosas do Mestre, entre o Teatro da Boca Rica e o bonequeiro Halen Oliveira dos Santos, filho do saudoso Pedro”. Além de celebrar os 80 anos de nascimento do homenageado, completados em novembro de 2016, o evento fortalece o processo de criação do Memorial Mestre Pedro Boca Rica, que será instalado em Ocara.

Programação - A abertura oficial será a partir das 18 horas deste sábado (25), no foyer do TJA, seguida da mostra audiovisual sobre a vida e a obra do mestre de influência marcante na cultura cearense. No mesmo dia, a partir das 19 horas, a Exposição Mestre Pedro Boca Rica: entre afetos, memórias e criações reúne bonecos, figuras de boi e fotografias do artista na Praça Mestre Pedro Boca Rica. Para encerrar o primeiro dia de programação, o palco principal do teatro receberá o espetáculo Criaturas de Papel do grupo Bricoleiros Teatro de Bonecos.

O segundo dia (domingo-26) contará com o Seminário: Mestre Pedro Boca Rica: entre afetos, memórias e criações no Teatro Morro do Ouro a partir das 14 horas. Com estudiosos e admiradores de Pedro Boca Rica, o seminário vai proporcionar à plateia presente um debate aberto a perguntas sobre a vida e a obra do multiartista e terá como encerramento, às 19 horas, a apresentação do grupo MiraIra com o espetáculo Felicidade Interna Bruta sob o comando da professora e multiartista Lourdes Macena. As inscrições para participar do seminário são gratuitas e poderão ser feitas no local e horário do evento com direito à certificação. Na Praça Mestre Pedro Boca Rica, o grupo Calu Maravilha apresentará, a partir das 17 horas, o espetáculo infantil A Bruxa e a Natureza, seguido do Boi Coração e Boi Catavento, de Ocara, às 18 horas.

Espetáculos de boneco e apresentação de boi encerram o festival na segunda (27). O grupo Bricoleiros Teatro de Bonecos voltará ao palco principal do teatro com o espetáculo infantil Olha o Olho do Menino às 14 horas. Logo em seguida, às 15h30, é a vez do Grupo Formosura subir ao palco com a apresentação O Boi Estrela. Com participação especial do grupo Regional de Ocara e do bonequeiro Wagner dos Santos Oliveira, Folia Brasileira é a grande atração da noite com o bonequeiro, e amigo pessoal de Pedro Boca Rica, Valdeck de Garanhuns.

O Festival conta com o patrocínio do Facebook e do Banco do Nordeste por meio do Ministério da Cultura com a Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet e apoio da Prefeitura de Ocara por meio da Secretaria da Cultura e Juventude, da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, da Secretaria da Cultura do Ceará por meio do Theatro José de Alencar e do Instituto Dragão do Mar.

Homenageado - Pedro dos Santos de Oliveira morreu jovem, em 28 de março de 1991, vítima de câncer. Com 55 anos, o Mestre Boca Rica, que ganhou o apelido em razão de ter alguns dentes inferiores revestidos de ouro, formou artistas na família de sangue e na da arte e tem sua obra reverenciada em museus do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e outros. Imortalizou dezenas de personagens da tradição sagrada e profana, que tinham nomes e almas de entidades religiosas ou não. Em seu leito de morte, compôs os versos com que queria ser recebido lá em cima “La vem, lá vem o bonequeiro/ com seus bonecos de empanada/ ele traz boneco presepeiro/ que faz a gente dar risada/ Tem Casimiro, João Redondo e Baltazar/ Manoel Fugarça, Paruara e Tiridá/ Também tem o Capitão Arunge/ que é calunga da cultura popular” (Oswald Barroso).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Confira os nomes dos dez conselheiros tutelares eleitos em Caucaia para 2020-2024

A votação para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Caucaia para o quadriênio 2020-2024 registrou 32.661 eleitores durante eleição realizada neste domingo (6), em 125 seções e 68 locais. Do total, 31.951 votos foram válidos, 80 votos foram em branco e 630 votos foram nulos. Os cinco conselheiros tutelares eleitos para atuar na Sede Caucaia são: Juliana Miranda. James Barros. Débora Lima. Jennyfer do Bandeira. Lucilene Lu. Os cinco conselheiros que atuarão na Grande Jurema são: Natanael Azevedo. Marcus Bento. Giovan Dodó. Francisca Freitas. Josiel Melo. No total, 42 pessoas se candidataram (21 homens e 21 mulheres). Para dar suporte ao processo de escolha, 400 mesários colaboraram.  Confira a lista com o nome dos conselheiros eleitos, os suplentes e a quantidade de votos que receberam: Eleitos Sede Caucaia Juliana Miranda 1.532 votos James Barros 1.412. Débora Lima 1.226. Jennyfer do Bandeira 1.166. Lucilene Lu 1.046. Suplent

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Confira os nomes dos dez conselheiros tutelares eleitos em Caucaia para 2020-2024

A votação para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Caucaia para o quadriênio 2020-2024 registrou 32.661 eleitores durante eleição realizada neste domingo (6), em 125 seções e 68 locais. Do total, 31.951 votos foram válidos, 80 votos foram em branco e 630 votos foram nulos. Os cinco conselheiros tutelares eleitos para atuar na Sede Caucaia são: Juliana Miranda. James Barros. Débora Lima. Jennyfer do Bandeira. Lucilene Lu. Os cinco conselheiros que atuarão na Grande Jurema são: Natanael Azevedo. Marcus Bento. Giovan Dodó. Francisca Freitas. Josiel Melo. No total, 42 pessoas se candidataram (21 homens e 21 mulheres). Para dar suporte ao processo de escolha, 400 mesários colaboraram.  Confira a lista com o nome dos conselheiros eleitos, os suplentes e a quantidade de votos que receberam: Eleitos Sede Caucaia Juliana Miranda 1.532 votos James Barros 1.412. Débora Lima 1.226. Jennyfer do Bandeira 1.166. Lucilene Lu 1.046. Suplent

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon