O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu pela necessidade do envio de tropas federais para reforçar a segurança dos eleitores de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, no dia da votação, sete de outubro próximo.
Em abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionou todos os TREs sobre a necessidade do envio de forças federais.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira (foto TRE-CE), solicitou, naquela oportunidade, que a Comissão de Segurança Permanente do tribunal fizesse um levantamento com juízes eleitorais de todo o Estado.
De posse dessa consulta, a comissão, presidida pelo juiz do Pleno, Eduardo Scorsafava, indicou a indispensabilidade desse auxílio à segurança na eleição.
Após, abriu-se vista ao procurador regional eleitoral, Anastácio Nóbrega Tahim, que apresentou manifestação favorável à demanda.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro explicou o trâmite a ser seguido:
A presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro explicou o trâmite a ser seguido:
"Iremos apresentar toda esta argumentação ao governador do Estado, Camilo Santana, para que este nosso pedido seja encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral. Reconhecemos o esforço da Polícia Militar, da Polícia Civil, no entanto, temos que trabalhar com prevenção e buscar algo mais para somar às forças de segurança do nosso Estado. Tivemos um critério objetivo, escolhendo esses cinco municípios com mais de 100 mil eleitores, para que tivessem a presença das forças federais".
Comentários
Postar um comentário