Pular para o conteúdo principal

'Memórias das Flores' narra vida de mulheres do projeto Criança Feliz

Durante a última edição do Projeto 'Histórias e Quintais', em nove de novembro passado, na Casa de José de Alencar, em Messejana (Fortaleza), foi lançado o livro 'Memória das Flores - narrativa de mulheres que fiam a vida bordando' (foto Bruna Maia que ilustra o livro com George Hudson Santiago em performance).



Trata-se de uma coletânea de vivências do grupo de mães existente no Projeto Criança Feliz, instituição, que atende 1.932 crianças, adolescente e jovens, dos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade, na Zona Oeste de Fortaleza.

O livro todo feito à mão resulta dos encontros, que aconteciam quinzenalmente, onde as mães utilizavam-se do bordado e outros fazeres, para trocarem experiências e dificuldades vivenciadas na comunidade, encontrando assim, respostas ou possíveis soluções para as dificuldades comuns.

O projeto do livro 'Memória das Flores' foi contemplado pelo edital das artes da Secretaria de Cultura de Fortalezas (SecultFor), e organizado pela educadora Isabel Cristina Cardoso. Todos os textos foram mantidos em linguagem original, sem qualquer intervenção gramatical e editorial.

O grupo de mães é uma das atividades da instituição, e tem como objetivo fortalecer vínculos e laços comunitários a partir das relações estabelecidas e dos aprendizados.
Projeto Histórias e Quintais

O 'Histórias e Quintais' acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, com o objetivo de estreitar laços de convivência comunitária; proporcionar a troca de saberes e vivências vinculadas às histórias de vida, às memórias dos moradores, aos causos e contos do lugar. Proporcionando o fortalecimento da identidade cultural através dos relatos, do resgate, das lembranças, estabelecendo ligações entre passado e presente, buscando recuperar a memória da comunidade através dos relatos individuais e coletivos. Trazendo às novas gerações um conhecimento sobre a memória social a qual pertencem, estabelecendo vínculos afetivos e despertando-os para o sentimento de coletividade.

Esses encontros buscam identificar manifestações e atores culturais; possibilitar por meio da música, da contação de histórias, da poesia, da dança espontânea, uma visão mais ampla do trabalho artístico que é realizado dentro do projeto. Além de proporcionar uma maior aproximação do Projeto Criança Feliz com as famílias, estreitando os laços de convivência e estimulando os mesmos a uma participação mais ativa nas ações sociais promovidas dentro dessas comunidades.

A importância do 'Histórias e Quintais' ultrapassou as fronteiras da comunidade e fez se chegar ao Percursos Urbanos, atividade desenvolvida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza).

Em novembro de 2012, os participantes saíram do CCBNB-Fortaleza em direção às comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade tendo como caminho as ruas desses bairros, até chegar aos quintais, onde os participantes puderam ouvir narrativas e compartilhar momentos de afeto, gentileza, sossego e aconchego.
Sobre a Instituição - O Projeto Criança Feliz, organização de natureza filantrópica foi fundado em 10 de junho de 1986. A instituição desenvolve em parceria com o ChildFund Brasil, quatro projetos : 'Arte em toda parte - Caminhos para inclusão social', por meio de oficinas de artes plásticas, balé, violão, flauta e coral. Também são ofertados apoio pedagógico, programa de formação de leitores e inclusão digital. Projeto “ITINERARTE”, onde uma vez por mês, são realizadas atividades lúdicas com alunos e equipes pedagógicas, nas escolas das comunidades.

O 'Projeto Histórias e Quintais', que acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, e o 'Projeto Pé na Rua', cortejo realizado pelas ruas do bairro convidando a população para participar de atividades artísticas, culturais e recreativas.

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano através da arte-educação, como meio de transformação e formação de valores, o Projeto Criança Feliz desenvolve várias atividades, objetivando envolver a comunidade pela busca da cultura de paz. Por essas ações recebeu importantes prêmios como 'Pontinho de Cultura'; 'Pontos de Leitura'; Prêmio de Literatura, na categoria Ação Cultural; todos oferecidos pela SecultFor. Outra premiação importante foi o 'Pontinho de Cultura do Estado do Ceará', da Secult-CE.

Além da produção e lançamento do CD Sonho Feliz de Viver; a instituição realizou os espetáculos 'José e outras histórias' em 2008; e 'João de Arribação' entre os anos de 2009 e 2010, ambos apoiados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará. (STDS).

As crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Criança Feliz são assistidos com recursos do ChildFund Brasil, organização de desenvolvimento social, que atua no país desde 1966. Por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais, mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania. A instituição conta com outros parceiros como o Serviço Social do Comércio (SESC); no Programa Mesa Brasil, e o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) com qualificação profissional e natal solidário.

O Projeto Criança Feliz também participa – com outras bibliotecas comunitárias – da Rede de Leitura Jangada Literária através do programa 'Prazer em Ler'.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg