Pular para o conteúdo principal



'Memórias das Flores' narra vida de mulheres do projeto Criança Feliz

Durante a última edição do Projeto 'Histórias e Quintais', em nove de novembro passado, na Casa de José de Alencar, em Messejana (Fortaleza), foi lançado o livro 'Memória das Flores - narrativa de mulheres que fiam a vida bordando' (foto Bruna Maia que ilustra o livro com George Hudson Santiago em performance).



Trata-se de uma coletânea de vivências do grupo de mães existente no Projeto Criança Feliz, instituição, que atende 1.932 crianças, adolescente e jovens, dos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade, na Zona Oeste de Fortaleza.

O livro todo feito à mão resulta dos encontros, que aconteciam quinzenalmente, onde as mães utilizavam-se do bordado e outros fazeres, para trocarem experiências e dificuldades vivenciadas na comunidade, encontrando assim, respostas ou possíveis soluções para as dificuldades comuns.

O projeto do livro 'Memória das Flores' foi contemplado pelo edital das artes da Secretaria de Cultura de Fortalezas (SecultFor), e organizado pela educadora Isabel Cristina Cardoso. Todos os textos foram mantidos em linguagem original, sem qualquer intervenção gramatical e editorial.

O grupo de mães é uma das atividades da instituição, e tem como objetivo fortalecer vínculos e laços comunitários a partir das relações estabelecidas e dos aprendizados.
Projeto Histórias e Quintais

O 'Histórias e Quintais' acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, com o objetivo de estreitar laços de convivência comunitária; proporcionar a troca de saberes e vivências vinculadas às histórias de vida, às memórias dos moradores, aos causos e contos do lugar. Proporcionando o fortalecimento da identidade cultural através dos relatos, do resgate, das lembranças, estabelecendo ligações entre passado e presente, buscando recuperar a memória da comunidade através dos relatos individuais e coletivos. Trazendo às novas gerações um conhecimento sobre a memória social a qual pertencem, estabelecendo vínculos afetivos e despertando-os para o sentimento de coletividade.

Esses encontros buscam identificar manifestações e atores culturais; possibilitar por meio da música, da contação de histórias, da poesia, da dança espontânea, uma visão mais ampla do trabalho artístico que é realizado dentro do projeto. Além de proporcionar uma maior aproximação do Projeto Criança Feliz com as famílias, estreitando os laços de convivência e estimulando os mesmos a uma participação mais ativa nas ações sociais promovidas dentro dessas comunidades.

A importância do 'Histórias e Quintais' ultrapassou as fronteiras da comunidade e fez se chegar ao Percursos Urbanos, atividade desenvolvida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza).

Em novembro de 2012, os participantes saíram do CCBNB-Fortaleza em direção às comunidades do Jardim Iracema e Padre Andrade tendo como caminho as ruas desses bairros, até chegar aos quintais, onde os participantes puderam ouvir narrativas e compartilhar momentos de afeto, gentileza, sossego e aconchego.
Sobre a Instituição - O Projeto Criança Feliz, organização de natureza filantrópica foi fundado em 10 de junho de 1986. A instituição desenvolve em parceria com o ChildFund Brasil, quatro projetos : 'Arte em toda parte - Caminhos para inclusão social', por meio de oficinas de artes plásticas, balé, violão, flauta e coral. Também são ofertados apoio pedagógico, programa de formação de leitores e inclusão digital. Projeto “ITINERARTE”, onde uma vez por mês, são realizadas atividades lúdicas com alunos e equipes pedagógicas, nas escolas das comunidades.

O 'Projeto Histórias e Quintais', que acontece por meio de encontros bimestrais nos quintais das casas das famílias, e o 'Projeto Pé na Rua', cortejo realizado pelas ruas do bairro convidando a população para participar de atividades artísticas, culturais e recreativas.

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano através da arte-educação, como meio de transformação e formação de valores, o Projeto Criança Feliz desenvolve várias atividades, objetivando envolver a comunidade pela busca da cultura de paz. Por essas ações recebeu importantes prêmios como 'Pontinho de Cultura'; 'Pontos de Leitura'; Prêmio de Literatura, na categoria Ação Cultural; todos oferecidos pela SecultFor. Outra premiação importante foi o 'Pontinho de Cultura do Estado do Ceará', da Secult-CE.

Além da produção e lançamento do CD Sonho Feliz de Viver; a instituição realizou os espetáculos 'José e outras histórias' em 2008; e 'João de Arribação' entre os anos de 2009 e 2010, ambos apoiados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará. (STDS).

As crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Criança Feliz são assistidos com recursos do ChildFund Brasil, organização de desenvolvimento social, que atua no país desde 1966. Por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais, mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania. A instituição conta com outros parceiros como o Serviço Social do Comércio (SESC); no Programa Mesa Brasil, e o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) com qualificação profissional e natal solidário.

O Projeto Criança Feliz também participa – com outras bibliotecas comunitárias – da Rede de Leitura Jangada Literária através do programa 'Prazer em Ler'.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...