Pular para o conteúdo principal



Farol do Mucuripe completa 148 anos

Em 29 de julho de 1871 começa a funcionar o Farol Giratório do Mucuripe. O Farol foi mandado construir, em virtude da lei 60 de 20 de outubro de 1838, artigo cinco, parágrafo 14 e iniciada a construção, em primeiro de maio de 1840 e concluído em 17 de novembro de 1846, sob a orientação dos engenheiros Júlio Álvaro Teixeira de Macedo e Luís Manuel de Albuquerque Galvão e do Maquinista Trumbull (Truberel).

O Farol tem a localização: Latitude sul 3º, 45'10 “e longitude oeste de Greenwich 38º, 35'nove". Sua luz era visível a 24 quilômetros de distância, piscando a cada minuto. O foco luminoso elevava-se a 33m26, ao nível da preamar e contava com três faroleiros. Sua inauguração foi em 29 de julho de 1872.



O primeiro faroleiro foi João Rodrigues de Freitas. Foi desativado em 1958, quando foi inaugurado o novo farol. Abandonado, foi restaurado em 1981/82, pela Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará. Hoje serve de museu. Localiza-se na Avenida Vicente de Castro s/nº, na Ponta do Mucuripe.

1872 - Inaugurado o Farol do Mucuripe, comemorando o aniversário da Princesa Imperial, na Ponta do Mucuripe. Hoje está desativado.

1878 - Sai às ruas o jornal O Colossal, literário e crítico impresso na Tipografia Colossal, na Rua Major Facundo, 34 (antigo).

1879 - O presidente da Província autoriza o funcionamento da Sociedade Recreio Familiar.

1888 - Inaugurada, no Passeio Público, a Avenida Caio Prado, do lado do mar, com gradil de ferro separando do 2º plano e dezenas de combustores. Foram colocadas também dezenas de cadeiras.

1906 - Morre, aos 88 anos, em seu sítio no Barro Vermelho (hoje Antônio Bezerra), Teófilo Rufino Bezerra de Menezes, advogado e professor aposentado do Liceu do Ceará, além de deputado provincial e jornalista. É o patrono da Avenida Bezerra de Menezes. Nascera a cinco de março de /1818 em Jaguaretama.

1922 - Inaugura-se, no andar térreo do Palacete Ceará, na Rua Floriano Peixoto, 565, o Rotisserie Sportaman, de propriedade do comerciante Efrem Gondim, restaurante, sorveteria, café e casa de chá, com orquestra regida pelo maestro e compositor Antônio Moreira, o Moreirinha. Depois pertenceu à firma Jereissati & Companhia. Hoje o local é ocupado pela Caixa Econômica Federal que adquiriu o prédio.

1923 - Mais uma agremiação literária surge em Fortaleza, desta feita a Renascença, fundada no salão nobre da Fênix Caixeiral. Funcionava nos altos da Farmácia Meton, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco e seu primeiro presidente foi Luís de Moraes Correia.

1929 - Falece, em Fortaleza, aos 70 anos, monsenhor João Alfredo Furtado (Monsenhor Furtado), vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza. Foi capelão do Asilo do Bom Pastor e professor do Liceu do Ceará, Escola Normal, Colégio Castelo Branco e Colégio Militar. Excelente orador. Era cearense de Guaraciaba do Norte nascido em 15 de setembro de 1868. Hoje é nome de rua no Rodolfo Teófilo.

1931 - Inauguração do Café Moderno, instalado na Rua Pedro Borges, 42 e 44, na Praça do Ferreira, onde foi a Casa Mascote, em frente à Casa Maranguape e A Cearense, propriedade de Alfredo Pereira.

1940 - Assassinado a tiros de revólver, o professor da Escola de Agronomia, Ginásio Fortaleza e Ginásio São Luís, Domingos Brasileiro Alcântara, pelo alfaiate Manuel Felix de Moura Amazonas, proprietário da alfaiataria “A Colegial”, na Rua Floriano Peixoto, 739/741, após discussão sobre a guerra. O assassino foi preso em flagrante. O professor Domingos Brasileiro Alcântara era natural de São Gonçalo do Amarante, nascido a 18 de fevereiro de 1914.

1944 - Inaugura-se a Lojas de Variedades Ltda., sob direção de Romeu Aldigueri. A nova firma adquiriu a Casa dos Presentes, reabrindo-a com a nova denominação. É quotista, a firma Machado & Companhia. Tem como sócio Juarez de Albuquerque Pinto.

1950 - Chega em Fortaleza o escritor e teatrólogo Joracy Camargo, que hospeda-se no Excelsior Hotel onde é entrevistado pela imprensa.

1956 - Conforme lei votada pela Câmara Municipal de Fortaleza e sancionada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha, o bairro Quilômetro Oito passa a se chamar Couto Fernandes, numa homenagem ao engenheiro Henrique Eduardo Couto Fernandes, que foi diretor da Rede de Viação Cearense.

1961 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarte, aos 54 anos de idade, o bacharel em Direito Stênio Gomes da Silva, ex-vice-governador, ex-deputado estadual e federal e ex-procurador do Estado. Nascera em Baturité a dois de janeiro de 1907. É hoje nome de rua no Jardim das Oliveiras.

1974 - O diretor do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, professor Edson Machado de Sousa, instala o Seminário Sobre Operação e Funcionamento de Hospitais Universitários, sob a presidência do professor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio) e a presença de reitores de várias universidades do País.

1976 - O vereador José Jofre da Silva é assassinado pelo ex-soldado Raimundo Nonato dos Santos, em Fortaleza.

1977 - Aberta, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, a VII Feira dos Municípios Cearenses, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura.

1978 - Inicia suas atividades a Empresa Cearense de Telecomunicações (Ecetel), criada pela Lei 10.130 de 26 de outubro de 1977.

1993 - A extinta Comissão de Abastecimento e Preços - Coap passa a funcionar como Superintendência Nacional do Abastecimento (Sunab).

1995 - O Poder Legislativo do Estado do Ceará, por meio da Resolução 51, de 21 de novembro de 1979, modificada pela Resolução 359, institui três “medalhas do mérito parlamentar”, a se conferirem, anualmente: a Medalha Fernando Pinto ao “empresário-padrão do Ceará” e as Medalha Demócrito Rocha ao intelectual padrão e a Medalha Otávio Lobo, ao educador ou instituição educadora de maior projeção no Estado.

1996 - Morre, aos 83 anos de idade, o escritor, bacharel em direito e professor Francisco Martins (Fran Martins), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras - ACL. Era cearense de Iguatu, nascido a 13 de junho de 1913.

1997 - Baleado o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Francisco Mauro Alves Benevides, em revolta dos militares durante greve.

1998 - No Rio de Janeiro realiza-se o leilão na Bolsa de Valores no qual é privatizada a Teleceará Celular, que passa a ser controlada pelo Consórcio Itália Telecom e União Globopar Bradesco (UGB).

2004 - Entregue oficialmente ao governo estadual, em solenidade na Secretaria da Cultura do Estado - Secult, biblioteca do cearense José Bonifácio Câmara, simbolizada através do livro “Memória Econômica sobre a Raça do Gado Lanígero na Capitania do Ceará”, de autoria do tenente coronel João da Silva Feijó de 1811. O acervo consta de 10.683 livros que compõem a maior biblioteca sobre o Ceará, com obras cearenses ou editadas no Estado. Os livros ficarão na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Os 60 livros mais raros do acervo já estão em Fortaleza.A expectativa é que as obras estejam disponíveis ao público até o final de 2004.

2004 - Incêndio ocasional destrói duas barracas na Praia do Futuro: Atlantidz e 'O Mendes'. De acordo com o resultado, expedido pelo Instituto de Criminalística, o incêndio foi um acidente ocasional. Alguns fios descascados na iluminação do palco teriam causado um curto circuito. O fogo se espalhou em cerca de 40 minutos. Não houve nenhum ferido. Quando chegaram os bombeiros o fato já era consumado.

2005 - Na Lagoa Redonda inaugura-se a Rua José Gaudêncio Moreira, homenagem ao empresário de transportes de passageiros que por mais de 28 anos dedicou-se a esse trabalho, constituindo a Auto Viação Fortaleza, hoje Viação Fortaleza, dedicada a prestação de serviços. José Gaudêncio Moreira era natural de Nova Russas, nascido em 24 de janeiro de 1929 e falecido em 31 de agosto de 1998.

Dados do Arquivo Nirez.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...