Pular para o conteúdo principal



Morria há quatro anos Jurandir Mitoso

O 10 de julho na História de Fortaleza, conforme Arquivo Nirez:


1887 - Publica-se em Fortaleza, Gazetinha, revista literária redatoriada por Eduardo Nogueira, João Lopes de Abreu Lage (Lopes Filho), Antônio Ramos, Antônio Ayres, Ribeiro Guimarães e Jorge Studart.

1887 - Sai o primeiro tomo da Revista Trimestral do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), redatoriada pelos sócios Paulino Nogueira Borges da Fonseca, Virgílio Augusto de Moraes e Antônio Augusto de Vasconcelos. Até hoje não passou um ano sem que não houvesse a edição da revista.

1889 - Toma posse o senador Henrique Francisco d’Ávila, gaúcho, no cargo de Presidente da Província do Ceará, em substituição a Caio Prado.

1891 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número do jornal 19 de Outubro, órgão da Sociedade 19 de Outubro.

1892 - Sai o primeiro número do jornal O Pão, da Padaria Espiritual.

1912 - Iniciam-se, obedecendo ao decreto 9.657, os trabalhos de construção da via férrea de Fortaleza a Itapipoca, visando unir a Rede de Viação Cearense - RVC, à de Sobral.

1918 - Morre, aos 42 anos de idade, o bacharel em Direito Eduardo Tomé de Sabóia (Eduardo Sabóia), ex-professor da Faculdade de Direito do Ceará, ex-deputado federal e jornalista. Foi membro da Padaria Espiritual. Nascera em Fortaleza em 01/05/1876. É hoje nome de rua no Papicu.

1924 - Inauguração do prédio do Grupo Escolar Visconde do Rio Branco, na avenida do mesmo nome, esquina com Rua Padre Valdivino. O grupo fora criado pelo Decreto nº 1.635, de 04/11/1918, instituído por ato de 27/03/1919, com o nome de Grupo Modelo, recebendo em 1922 a denominação de 9º e 10º Grupo. Em 1930 mudou o nome para Grupo Joaquim Távora.

1927 - Sai o primeiro número do jornal Gazeta de Notícias, fundado por Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos), Mílton Firmeza, Théo Cabral e Gastão Gonçalves da Justa (Gastão Justa). Em 11/06/1930 Drumond foi assassinado e assumiu a direção Kerginaldo Cavalcante de Albuquerque. Em 1958 o controle acionário passou para o Grupo J. Macedo, tendo à frente Darcy Costa e Durval Ayres. Em 13/08/1972 saiu seu último número como diário. Depois seria semanário, fase na qual fomos colaboradores, numa nova administração do Grupo Macedo e Empresa O Povo. Depois foi suplemento de O Povo e por fim fechou.

1934 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF é autorizada pela Interventoria Federal, através do Decreto nº 1.286, a rescindir amigavelmente o contrato da Empresa Telefônica do Ceará, passando a administrá-la até a habilitação de uma nova concessionária. O primeiro diretor na administração da Prefeitura na Telefônica foi Valmir da Silva Correia.

1940 - Destruída por um incêndio, a mercearia O Cordeiro, na Rua Senador Pompeu, de Agapito Cordeiro de Almeida.

1943 - Inaugurado, na Praça do Ferreira, o Restaurante Paris, de propriedade de Tufic Jereissati.

1945 - Falece o gráfico Francisco de Assis Bezerra de Menezes, proprietário da Tipografia Minerva, sogro do Interventor Federal interino, Manuel Antônio de Andrade Furtado. Era cearense de Quixeramobim nascido no dia 16/08/1873 e hoje é nome de rua na antiga Floresta, hoje Álvaro Weyne. Sucedeu-o à frente da tipografia seu filho Cauby de Assis Bezerra (Cauby Bezerra), que já vinha no cargo desde o afastamento de Assis Bezerra em 15/03/1942.

1952 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.467, a Lei nº 491, de 30/06/1952, que muda a denominação do bairro Floresta para Franco Rabelo e muda o nome da Rua Franco Rabelo para Rua Treze. Nenhum dos dois nomes permaneceram.

1954 - Deixa de funcionar, por inoperante, a Delegacia de Economia Popular, órgão fiscalizador da Comissão de Abastecimento e Preços - Coap. O seu titular, coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, fechou-lhe as portas, mandou que o comissário e o escrivão voltassem às suas antigas funções e deu por encerradas as atividades que lhe cabiam desempenhar. Explicando sua atitude à imprensa, o delegado da economia Popular asseverou que o órgão a seu cargo não tinha elementos para cumprir à risca a sua missão e que, em virtude disso, não querendo servir de figura de papelão, resolvera exonerar-se do cargo.

1961 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.242, a Lei nº 1.734 do dia quatro, oriunda de projeto do vereador Carlos Cavalcanti (Caio Cid), que denomina de Rua Engenheiro Alberto Sá uma via de Fortaleza.

1964 - Primeira reunião de Diretoria do Banco do Estado do Ceará - BEC, presidida por Arylo Aguiar de Holanda. Seu primeiro endereço foi na Rua General Bezerril, 10.

1967 - O Ceará sagra-se Campeão Brasileiro de Futebol de Salão ao derrotar a seleção da Guanabara por 2x0, na quadra coberta do Sesc.

1969 - Lançamento, em Fortaleza, do primeiro número do quinzenário Jornal dos Municípios, órgão da Associação dos Prefeitos do Ceará - Aprece. A redação era na Rua Guilherme Rocha, 263, sala 101. A direção administrativa estava a cargo de Edmílson Vasconcelos; o diretor de produção era J. C. S. Bastos. Eram colaboradores os jornalistas Carlos Paiva, Adacto Soares Godinho (Adauto Gondim), usando o pseudônimo de Laurindo Fonseca; Cirênio Cordeiro, José Costa, Roberto Antunes, Jomar Pereira e J. Gusmão Bastos.

1979 - Morre, no Hospital Cura D’Ars, em Fortaleza, o compositor, músico, jornalista e farmacêutico Odilon Odílio da Silva (Odílio Silva), sendo sepultado no Cemitério São João Batista. Nascera em Pereiro no dia nove de janeiro de 1897.

1981 - No Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura do Estado, é aberta a X Feira dos Municípios do Ceará, com a participação de 57 municípios.

1983 - Realiza-se a XVI Regata Dragão do Mar, sendo vencedoras a Jangada Charleana, de tábua e a Jangada Monte Everest, de piúba.

1985 - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) volta à Prefeitura por decisão final do Supremo Tribunal e César Cals Neto promete continuar a briga.

1988 - O mestre pescador Luís de Queirós Monteiro, comandando a jangada “Cobal”, vence a XXI Regata de Jangadas Dragão do Mar.

1989 - Fundada em Fortaleza a Funerária Ternura, localizada na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante.

1992 - Abre-se, em Fortaleza, uma filial da firma paraibana Lojas Maia, na Rua Barão do Rio Branco, 1224, dirigida pelo sócio proprietário Dalci Furtado Lima.

2004 - Morre, em Fortaleza, vítima de problemas cardíacos, o ex-presidente da Câmara dos Vereadores e ex-deputado estadual Antônio Gerôncio Bezerra da Silva. Iniciou a carreira política em 1958, elegendo-se vereador em 1962, sendo reeleito duas vezes, elegendo-se deputado em seguida. Foi presidente do Frigorífico Industrial de Fortaleza - Frifort. Seu corpo é velado na Câmara de Vereadores e seu corpo sepultado no Cemitério de Antônio Bezerra. Era pai do vereador José Maria Couto.

2005 - Falece a jornalista Christiane Viana Silveira, de 34 anos, de parada cardiorrespiratória, em decorrência de câncer no pâncreas. Estava internada há uma semana, na UTI do hospital Monte Klinikum. O corpo está sendo velado no Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindijorce), entidade onde atuou nas duas últimas gestões (1999-2001 e 2002-2004). O enterro no Cemitério São João Batista, ocorre às 9h30 do dia seguinte. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 1993, estagiou na editoria de Polícia do jornal O Povo, em 1991, onde, posteriormente, também integrou, já como profissional, as equipes de Cidades (1994 a 1996) e Vida e Arte (1997 a 1999). Em 1999, viajou para Londres, onde ficou por dois anos, estudando Inglês. Também falava fluentemente Francês, Alemão e Italiano. Ao voltar para o Brasil, escreveu para a Revista Universidade Pública, da UFC, e o jornal O Povo, últimas atividades profissionais que exerceu.

2015 - Morre, na madrugada, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, vítima de infarto do miocárdio, o radialista Jurandir Mitoso (foto), conhecido também como Pajaraca. Iniciara na Rádio Dragão do Mar em 1958, trabalhou na Rádio Verdes Mares, e atualmente trabalhava no Grupo Cidade de Comunicação onde comandava um programa de rádio e outro de televisão. Na década de 1960 foi Príncipe do Carnaval. Seu sepultamento ocorre no Cemitério Parque da Paz. Nascera em 26 de janeiro de 1936.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...