Pular para o conteúdo principal

Palácio da Abolição completa 49 anos

O 4 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez com destaque para os 49 anos (1970-2019) do Palácio da Abolição (foto):


1950 - O Diário Oficial do Município - Diom 4.878, publica a Lei nº 190, de 22 de junho de 1950 que dá o nome de Rua Monsenhor Luís Rocha à artéria que liga a Rua General Bezerril à Rua Sena Madureira, passando pelo sul da Praça dos Voluntários, proposição do vereador Luís Francisco de Oliveira. A mesma Lei denomina de Rua Felino Barroso via que se inicia na Rua Jaime Benévolo e termina na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima.

1951 - Dia de comemoração do Independence Day, o Instituto Brasil-Estados Unidos - IBEU, muda-se do prédio da esquina da Rua General Sampaio, 849 com Avenida Duque de Caxias, para a esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira, 258, antiga residência de Alfredo Lopes.

1952 - O Cercado do Zé Padre, bairro à margem da linha férrea entre o Otávio Bonfim e o Monte Castelo, tem inaugurada a luz elétrica, com as presenças do deputado Adail Barreto Cavalcante e os vereadores José Martins (UDN), Luciano Campos Magalhães e José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) (UDN).

1953 - Inaugura-se o Clube dos Contabilistas, departamento recreativo da União dos Contabilistas do Ceará, na Avenida Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 1838).

1954 - Inaugurado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), sua Colônia de Férias, na Praia de Iparana, no município de Caucaia.

1960 - Morre atropelado por um caminhão do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o comerciante Benedito Carvalho Cruz proprietário da Padaria Vera Cruz.

1961 - O Diário Oficial do Município - Diom nº 2.237, traz a Lei nº 1.724, de 30 de junho de 1961, proibindo os estabelecimentos comerciais de vendas de aparelhos sonoros de vazarem os sons ali produzidos (poluição sonora) para a rua, proposta do vereador Raimundo Pinto. Hoje é comum enormes caixas de som nas calçadas das lojas e locutores improvisados a chamar a freguesia que muitas vezes foge do barulho, com vistas grossas da Prefeitura.

1963 - Morre, aos 81 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca, o comerciante Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), que foi prefeito de Fortaleza. Era natural de Fortaleza onde nascera a 11 de novembro de 1881. Hoje é nome de bairro em sua cidade natal.

1966 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o comerciante Aziz Ari, cônsul do Líbano no Ceará, um dos fundadores do Clube Líbano Brasileiro. Fundou, em Fortaleza, a Igreja Católico-Melquita Era libanês da cidade de Zalé nascido em 16 de abril de 1903.

1967 - Derrubada a Coluna da Hora - construída em 1933 pelo prefeito Raimundo Girão - na administração do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, sendo a primeira picaretada dada pelo historiador que a mandou erigir.

1969 - A Inspetoria de Trânsito tem novo diretor, quando o major Waldir de Oliveira Ferreira toma posse.

1970 - Morre, aos 87 anos de idade, o desembargador Boanerges de Queirós Facó (Boanerges Facó), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera em 30 de setembro de 1882 em Beberibe.

1970 - Inaugura-se, na gestão do governador Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), o Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505, na Aldeota, construído para ser a sede do governo estadual, com a presença do presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. O projeto é do escritório Sérgio Bernardes Associados, do Rio de Janeiro e Ronaldo Vertis, sendo construído pelos engenheiros Alberto César Cabral e Rui Filgueiras Lima. Foi ocupado vários anos pela governadoria, depois de ter abrigado por um determinado tempo a Secretaria de Cultura e Desportos - Secult. Nos anexos ficam a capela, o Mausoléu do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A Ouvidoria Geral do Estado e a Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania também estiveram lá. O governo estadual transfere-se assim do Palácio da Luz, onde se instalara em 11 de janeiro de 1809. Hoje o Governo Estadual está novamente no Palácio.

1974 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o general Raimundo Teles Pinheiro, o ex-governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), o historiador Guarino Alves de Oliveira e o advogado Raimundo Aristides Ribeiro.

1976 - O jornal O Povo, que circulava de segunda a sábado, passa a circular também nos domingos.

1976 - Abre-se o II Encontro de Cantadores e Violeiros do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura e Desporto, Arquidiocese e Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Seminário da Prainha, com encerramento no Ginásio Coberto Paulo Sarasate.

1977 - Morre o jornalista, radialista e técnico Francisco Hill Odorico de Moraes (Hill Mores), um dos pioneiros da primeira emissora de rádio de Fortaleza, a Rádio Educadora Cearense. Nascera em Fortaleza, em 27 de dezembro de 1908.

1980 - Concluída a primeira etapa das obras de construção da nova estrada BR-116 no trecho de acesso a Fortaleza, em construção pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

1980 - Após ampliação do terminal, é reinaugurado, o Aeroporto Pinto Martins, pelo governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e pelos brigadeiros Augusto Carrão Andrade, representando o Ministro Délio Jardim de Matos, da Aeronáutica e Protásio de Oliveira, presidente da Infraero. Na Praça do Vaqueiro, em frente, a Sumov fez uma reforma, aumentando o estacionamento com o sacrifício de algumas grandes árvores.

1983 - Inaugurada, no Conjunto José Walter, no Mondubim, a Praça Nossa Senhora de Guadalupe, entre a Avenida N, Avenida Puebla, Rua Taquara e Travessa Medelin.

1985 - Morre, aos 61 anos de idade, o médico pediatra, Fernando César Vieira Diógenes (Fernando Diógenes).

1985 - Grava depoimento no Arquivo Nirez o cantor, produtor de rádio, televisão e jornalista cronista João Guilherme da Silva Neto (Guilherme Neto).

1998 - Entra no ar, definitivamente, no canal 22, a TV Diário, do Grupo Edson Queiroz, sob direção do radialista José Edilmar Norões Coelho.

2007 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, aos 83 anos de idade, o jornalista, economista, ator, diretor, historiador e escritor Francisco da Silva Nobre (F. Silva Nobre), ex-funcionário do Banco do Brasil e do Banco Central. Teve mais de uma dezena de livros publicados. Era irmão do também historidor e escritor Geraldo Majela da Silva Nobre (Geraldo Nobre). F. Silva Nobre era cearense de Morada Nova nascido em 19 de agosto de 1923.

2014 - Mais uma partida pela Copa do Mundo 2014 realiza-se no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Castelão”, desta feita nas quartas de final entre as equipes do Brasil e da Colômbia, iniciado às 17 horas, vencendo o Brasil pelo score de 2x1. Foi o 51º jogo desta Copa.

2015 - Falece, em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o engenheiro, ex-vereador da Capital, Juiz do Trabalho aposentado e empresário da construção civil Francisco de Carvalho Martins, filho do falecido reitor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Martins Filho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em