Pular para o conteúdo principal



Ceará trabalha para acelerar desenvolvimento diminuindo desigualdades sociais

O Governo do Ceará trabalha para elevar a participação do Estado na riqueza nacional nas próximas três décadas. A meta é alcançar 4% do Produto Interno Bruto (PIB), número compatível com o tamanho da população cearense em relação ao Brasil.


Para isso, o Projeto Ceará Veloz está em ação, envolvendo consultas públicas e análises técnicas; e convergindo para o objetivo de desenvolver o estado, diminuindo disparidades regionais, sociais e reduzindo a pobreza.

Progressos em Educação Pública, a consolidação de uma infraestrutura bem planejada e uma gestão eficiente estão permitindo que o Ceará alcance bons resultados. 

"Estamos prontos para crescer. Em áreas essenciais, há condições muito favoráveis em relação há 30 anos para que o estado evolua de forma rápida”, observa o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Francisco de Queiroz Maia Júnior.

Os investimentos contínuos do Ceará em infraestrutura (rodovias, portos, energia, abastecimento hídrico e aeroportos) e capital humano, além da sua logística competente e localização geográfica privilegiada em relação aos principais mercados internacionais, estão despertando a atenção dos investidores.

E esse processo, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já está em curso: a participação média do Ceará no PIB Nacional, historicamente estacionada, em 2%, subiu para 2,25%. E nos últimos 15 anos, o Ceará vem crescendo 0,6% acima do PIB Nacional.

Potencial do Ceará - Na avaliação do secretário Maia Júnior, o Ceará é hoje base importante de investimentos de grandes empresas nacionais e internacionais, num ambiente em que investidores já não vislumbram apenas os incentivos fiscais na hora de decidir negócios. Também observam com atenção as facilidades para simplificar a abertura de negócios, tornar menos burocrática e transparente a gestão pública, e apostar num Governo Digital. E isso já está sendo assimilado no setor empresarial.

“Em duas décadas, por exemplo, o aeroporto internacional de Fortaleza, projetado para receber 2,5 milhões de passageiros/ano – e que foi assumido pela operadora alemã Fraport – já trabalha para receber mais de sete milhões de pessoas em 2020”, observa o secretário.

Nesse mesmo período, acrescenta Maia Júnior, o Porto do Pecém, recebeu três ampliações e hoje – associado ao Porto de Roterdã (o maior da Europa) – pode movimentar 28 milhões de toneladas por ano.

O Ceará conta com outros diferenciais na área de desenvolvimento econômico, como a primeira (e única) Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em operação no País. E o segundo maior entroncamento de fibras óticas do mundo, com conexões para África, Europa, Estados Unidos e o Mercosul, abrigando empresas vinculadas à Century Link, Angola Cables, por exemplo.

Os avanços que estão sendo consolidados no Ceará despertam atenção de lideranças empresariais, políticas e do setor acadêmico. “Querem saber com um estado pobre está conseguindo avançar até em meio a crises nacionais”, comenta Maia Júnior.


Atração e consolidação de negócios - O Ceará foi o estado que mais investiu no País em relação à Receita Corrente Liquida (RCL). E em setores como o turismo ou geração de energias renováveis o estado cresce bem acima da média. O resultado é a confiança do empresariado.

A espanhola Jaelsa, grande empresa internacional do setor de pescados, está investindo em nova planta industrial e distribuição no Ceará. 

“Encontramos no Ceará condições ímpares para produção de novas conservas e pescados”, afirma Jesus Alonso, presidente do grupo. “Contamos com excelente infraestrutura no porto cearense do Pecém, o que favorece a logística das nossas operações de exportação, importação e cabotagem. Um conjunto de fatores que faz do Ceará nossa principal âncora no Brasil”, acrescenta Jesus Alonso.

“O Ceará apresenta um cenário positivo para a geração de negócios”, concorda Rogério Zampronha, presidente para América do Sul do Grupo Vestas – um dos líderes mundiais na fabricação de produtos voltados para a geração de energia eólica. Ele diz que “a proximidade com o Porto do Pecém e a mão de obra qualificada contribuem para que a produtividade alcance um patamar similar às operações em países como a Dinamarca, onde está localizada nossa sede global”.


Crescer com equilíbrio social - A Plataforma Ceará Veloz contou com consultorias nacionais e internacionais, a colaboração da sociedade civil e uma base sólida de reflexões patrocinada pela Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), chegando à conclusão que o Ceará deve priorizar onze “clusters” econômicos para avançar de forma ainda mais dinâmica.

Essa lista inclui:
  • Cadeia Produtiva da Saúde.
  • Cadeira Produtiva de Energias Renováveis.
  • Rede de Segurança Hídrica.
  • Polo de Inovação em Tecnologia e Comunicação (TIC).
  • Têxteis e Calçados.
  • Agronegócio.
  • Logística.
  • Hub Portuário.
  • Hub Aeroportuário.
  • Hub Tecnológico.
  • Economia do Mar.
  • Turismo.
  • Economia Criativa.
Na avaliação do Governo do Ceará, esses são os caminhos para acelerar o crescimento econômico, gerar mais empregos, melhorar a distribuição de renda e conectar o estado com tendências mundiais no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico.

Com informações de Darlan Moreira, fotos de Carlos Gibaja e ilustração da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...