Dezenove praias de Fortaleza estão próprias para banho, neste último fim de semana de 2019.
É o que informa o boletim semanal de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
O quadro favorável coincide com o fim de semana que antecede o Réveillon 2020, quando ocorre o pico da Alta Estação do Turismo em Fortaleza.
Estão próprias para banho toda a orla compreendida entre a Foz do Rio Cocó, no extremo da Zona Leste, e a Rua Seis Companheiros, na Zona Oeste, com exceção para dois trechos:
Estão próprias para banho toda a orla compreendida entre a Foz do Rio Cocó, no extremo da Zona Leste, e a Rua Seis Companheiros, na Zona Oeste, com exceção para dois trechos:
- Praia do Farol, a faixa entre o Monumento dos Jangadeiros e a Volta da Jurema, na Zona Centro.
- Faixa entre a Rua Jacinto Matos e o Espigão da Avenida Doutor Theberge, na Zona Oeste.
Quadro favorável - “É um quadro bastante favorável, quando comparamos com a série histórica, sobretudo porque deixa seguros os banhistas que procuram as barracas da Praia do Futuro e boa parte da orla onde se localizam os hotéis da Beira Mar”, afirma o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel.
A Semace recomenda evitar o banho de mar nos trechos de praia compreendidos entre a Volta da Jurema e o Espigão da Avenida Rui Barbosa, na Zona Centro, onde a balneabilidade não foi analisada. O motivo é a obra de alargamento da praia. E rejeitar também os trechos impróprios localizados entre a Rua Lagoa do Abaeté e a Barra do Ceará, na Zona Oeste.
A Semace recomenda evitar o banho de mar nos trechos de praia compreendidos entre a Volta da Jurema e o Espigão da Avenida Rui Barbosa, na Zona Centro, onde a balneabilidade não foi analisada. O motivo é a obra de alargamento da praia. E rejeitar também os trechos impróprios localizados entre a Rua Lagoa do Abaeté e a Barra do Ceará, na Zona Oeste.
Praias próprias - Confira as 19 praias próprias ao banho em Fortaleza:
- Posto 1- Entre o Posto dos Bombeiros 8 até a Foz do Rio Cocó.
- Posto 2 - Entre os Postos dos Bombeiros 7 e 8.
- Posto 3 - Entre os Postos dos Bombeiros 6 e 7.
- Posto 4 - Entre o Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março.
- Posto 5 - Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4.
- Posto 6 - Entre os Postos dos Bombeiros 3 e 4.
- Posto 7 - Entre os Postos dos Bombeiros 2 e 3.
- Posto 8 - Entre os Postos dos Bombeiros 1 e 2.
- Posto 9 - Entre a Rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1.
- Posto 10 - Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus.
- Posto 11 - Farol.
- Posto 13 - Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes.
- Posto 19 - Entre os Espigões da Rua João Cordeiro e Avenida Rui Barbosa.
- Posto 20 - Entre o Acquário Ceará até o Espigão da Rua João Cordeiro.
- Posto 21 - Entre o Inace até o Acquário Ceará.
- Posto 22 - Entre a Rua Padre Mororó até a Avenida Alberto Nepomuceno.
- Posto 23 - Entre a Avenida Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó.
- Posto 24 - Entre a Rua Jacinto Matos até a Avenida Philomeno Gomes.
- Posto 27 - Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça.
Praias Impróprias - Confira as nove praias impróprias ao banho:
- Posto 12 - entre a Praia dos Botes e o Farol.
- Posto 14 - Entre a Foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros.
- Posto 15 - Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió.
- Posto 25 - Entre a Avenida Pasteur até a Rua Jacinto Matos.
- Posto 26 - No Espigão entre a Avenida Doutor Theberge e a Rua Boa Esperança.
- Posto 28 - Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros.
- Posto 29 - Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté.
- Posto 30 - Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras.
- Posto 31 - Barra do Ceará.
Não avaliadas - Três praias não foram avaliadas devido as obras do Aterro da Beira Mar:
- Posto 16 - Entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema.
- Posto 17 - Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira.
- Posto 18 - Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão.
- Própria: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros da amostra.
- Imprópria: Quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, tais como, presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.
Procedimentos de amostragem: As amostras são coletadas semanalmente, às segundas-feiras, entre oito da manhã e quatro da tarde, sendo coletada uma amostra em cada ponto, na isóbata de um metro de profundidade, que representa a região mais utilizada para recreação.
As amostras foram processadas conforme diretrizes do Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, métodos 9221-E (Tubos múltiplos em meio A1) para Coliformes Termotolerantes.
- Embora os valores de Coliformes Termotolerantes estejam dentro dos critérios estabelecidos, os Pontos de Amostragem foram considerados Impróprios em função da presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleo, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação.
- O banhista deve evitar tomar banho de mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, nesse episódio as chuvas contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias carreando uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem.
- Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais.
Responsável pela coleta: Samuel Melo de Aquino.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.
Comentários
Postar um comentário