Manchas de óleo petróleo cru voltam a poluir praias no litoral nordestino. Nos cinco primeiros dias de 2020 apareceram manchas na Praias Almofala e Tijuca, em Iracema, Litoral Norte do Ceará. No final de 2019, manchas poluíram a Praia de Caetano de Cima, em Amontada, vizinha a Itarema.
Em nota à imprensa a Marinha do Brasil destaca que
"Através da Capitania dos Portos do Ceará envia, diariamente, equipes para realizar monitoramento e limpeza das praias atingidas por resíduos de óleo nos municípios de Amontada, Itapipoca e Itarema. As atividades serão realizadas até que as localidades estejam livres dessa poluição. Adicionalmente, as equipes da Capitania dos Portos do Ceará realizam a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual aos membros da Defesa Civil, de órgãos ambientais municipais e voluntários, que estão atuando de maneira determinante no apoio à limpeza das praias. As amostras do material recolhido são enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira".
A nota da Marinha do Brasil encerra destacando:
A nota da Marinha do Brasil encerra destacando:
"Nossa Equipe esteve por cinco dias contínuos na Cidade, recebendo o apoio irrestrito da Secretaria de Meio Ambiente do Município, tendo ainda a participação da Colônia de Pescadores e de Voluntários do Projeto Tamar, encerrando neste domingo à noite (5) as ações de monitoramento, de forma que avaliamos todo o litoral de Itarema como limpo. Mas tanto a Marinha do Brasil como a Secretaria de Meio Ambiente de Itarema continua alerta a qualquer aparecimento de vestígios de óleo em todo o litoral da cidade”.
As manchas de óleo petróleo cru são verificadas em todo litoral nordestino desde 30 de agosto de 2019.
As manchas de óleo petróleo cru são verificadas em todo litoral nordestino desde 30 de agosto de 2019.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) calcula em 998 as áreas atingidas até esta segunda-feira (6).
São praias, mangues, rios e áreas de proteção ambiental de ao menos 130 municípios de todos os nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), Espírito Santo e do Rio de Janeiro afetados por óleo petróleo cru.
Há registros de locais que estavam livres do óleo mas que as manchas voltaram a ser vistas como nas praias cearenses. O balanço do Ibama indica que 471 localidades têm fragmentos da substância e 527 são consideradas 'limpas'. Para o Ibama, uma localidade equivale à área de até um quilômetro de extensão.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário